03/02/2023  11h41
· Guia 2023     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
07/12/2022 - 06h05
Festas de fim de ano e riscos da Covid-19
Dirceu Cardoso Gonçalves
 

O ano termina com muita preocupação para nós, brasileiros. Além das incertezas político-administrativas - que ninguém, em sã consciência, arrisca dizer como terminarão - temos o rebote da crise sanitária. A Covid-19, que fez o mundo perder pelo menos dois anos de produção e convivência, está de volta através de novas variantes do vírus e - o pior - pelo comportamento de risco das pessoas. Especialistas garantem que o aumento do número de testes positivos, internações e mortes, independente dos novos formatos da moléstia, pode ser tributado às aglomerações ocorridas por conta da campanha eleitoral, das eleições e, ainda, pela falsa crença de que a pandemia já é coisa do passado. Advertem que as festas de Natal e Ano Novo e da posse dos eleitos e seus auxiliares nomeados poderão ser o combustível para novo incremento do mal e, consequentemente, do número de vítimas, parte delas, fatais.

O encaminhamento inadequado da Covid-19 na sua chegada ao Brasil, em pleno Carnaval de 2020, seguido por 2021 e até 22, foi um grande problema. A polêmica entre o presidente da República, congressistas adversários, pretensos candidatos ao Planalto, e até a incursão do Judiciário, não servem de subsídios para um bom relato do período, mas indicativo da motivação de tantos doentes e mortos. A CPI da Covid, realizada no Senado, nada mais foi do que um palanque-picadeiro que pode ter servido eleitoralmente aos seus participantes mas não contribuiu para a solução do problema. Na verdade, a crise da pandemia é apenas mais um lance da nefasta polarização política que o Brasil vive há anos e não sabemos onde poderá nos levar.

Agora, que não há eleição próxima e nem governante adversário a combater, espera-se que o recrudescimento da Covid e até a possível volta à condição de pandemia sejam tratados de maneira mais técnica e menos política. Que os governantes se limitem a fazer sua parte no aporte de recursos - tanto financeiros quanto técnicos - e dêem o necessário apoio à estrutura médico-sanitária para esta fazer a sua parte sem ter de esbarrar em figurão caçador de votos e muito menos em corrupto desviador de recursos públicos, como aconteceu no passado recente (e ainda não foi apurado). Que os resíduos dos investimentos de 2020, 21 e 22 sejam reaproveitados para socorrer a população se realmente tivermos uma “recaída” para o nível pandêmico.

Segundo o ultimo boletim, divulgado no sábado pelo Ministério da Saúde, o País registrou 35 mortes e 24.227 novos casos de Covid em 24 horas. O número é baixo se comparado aos picos da pandemia, mas exigem atenção e cuidados. Tanto que alguns setores (como o transporte aéreo principalmente) já voltaram a exigir o uso da máscara, que nunca deixou de ser obrigatório em estabelecimentos de Saúde. Em defesa própria, a população deve se resguardar e, sempre que possível, manter atualizada a vacinação contra o mal. Não esquecer que, além da Covid, pelo menos três outros males sanitários são preocupantes em território brasileiro: dengue, zika e chicungunya. Acautelem-se...


Nota do Editor: Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo e dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2023, UbaWeb. Direitos Reservados.