21/04/2025  09h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Sidney Borges
01/12/2005 - 10h11
O relatório da "CPI"
 
 
Em entrevista ao Ubatuba Víbora, o vereador Ricardo Cortes (PL) esclarece o adiamento, por uma sessão, da apresentação do relatório da CPI criada para a investigação dos desvios na folha de pagamento da Prefeitura Municipal

Como é do conhecimento dos leitores, há alguns meses foram descobertos desvios significativos na folha de pagamento da Prefeitura. O assunto, amplamente divulgado, motivou a criação de uma "Comissão Especial de Inquérito" na Câmara Municipal, impropriamente denominada CPI. Vamos tratá-la assim, embora com as devidas aspas. Ontem (29/11) seria votado o relatório final com as conclusões da comissão investigadora. Como todos os ubatubenses, eu estava curioso. Quem é o culpado? Ou quem são os cúmplices? Os leitores vivem fazendo essa pergunta. A votação acabou sendo adiada. Ao saber busquei informações na Internet. Sempre leio o Imprensa Livre, que cobre de forma competente o que vai por Ubatuba. Também não posso esquecer do ValeParaibano, igualmente eficiente. Antes mesmo de ser apresentado aos vereadores, o relatório era de conhecimento desses órgãos de Imprensa e de outros mais. Como o Ubatuba Víbora não teve o privilégio, liguei para o Dr. Ricardo Cortes, presidente da "CPI". Ele que não assinou o relatório concordou em responder às minhas perguntas.

Ubatuba Víbora - Caro vereador, por que o senhor não assinou o relatório? O presidente da "CPI" não concorda com ele?

Ricardo Cortes - A resposta é um tanto longa. Primeiramente, por incrível que possa parecer, eu não tive acesso ao documento, que só conheci na sessão de ontem. Se você quer um resumo, de fato não concordo, acho que é um relatório equivocado.

Ubatuba Víbora - Onde está o equívoco?

Ricardo Cortes - O documento foge ao propósito investigativo. Parece que tem um único objetivo que é atingir o Executivo. No início acreditei que os trabalhos seriam uma complementação do que a prefeitura estava fazendo sob a competente orientação do senhor Ernesto Cardoso. A "CPI" poderia avançar mais, já que dispunha de poderes que uma sindicância interna não tem. Durante o desenrolar dos trabalhos notei que o alvo era outro. Eu estava certo, esse relatório pede veladamente a cassação do prefeito.

Ubatuba Víbora - O senhor está dizendo que não participou da elaboração do texto final?

Ricardo Cortes - É exatamente isso. Eu aceitei integrar a "CPI" porque havia necessidade de completar o quadro o que estava difícil por falta de disponibilidade dos vereadores. Acabei nomeado presidente. No início estive presente e atuante. Devido à minha atividade profissional, sou médico cirurgião, houve momentos em que me fiz representar pela minha secretária, que tomava nota de tudo e me passava posteriormente. Isso aconteceu até que em certo momento foram contratados um advogado e um estagiário para assessorar a comissão. Desse dia em diante acharam por bem que se eu não estivesse presente a minha secretária também não deveria estar, o que fez com que eu me distanciasse dos acontecimentos.

Ubatuba Víbora - O que o senhor acha que vai acontecer agora?

Ricardo Cortes - Eu penso que o relatório deve ser revisto. Como está dificilmente será aprovado. Tenho convicção que se houve algum tipo de negligência não foi culpa do Prefeito, que desde o princípio trabalhou no sentido do esclarecimento. De minha parte quero ver os culpados punidos e as falhas do sistema corrigidas, para evitar novas ocorrências. Como presidente da Câmara, a partir de janeiro, estarei pronto para colaborar no sentido de tornar Ubatuba uma cidade modernamente administrada.


Nota do Editor: Sidney Borges é jornalista e trabalhou na Rede Globo, Rede Record, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo (Suplemento Marinha Mercante) Revista Voar, Revista Ícaro etc. Atualmente colabora com: O Guaruçá, Correio do Litoral, Observatório da Imprensa e Caros Amigos (sites); Lojas Murray, Sidney Borges e Ubatuba Víbora (blogs).
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
ÚLTIMAS DA COLUNA "SIDNEY BORGES"Índice da coluna "Sidney Borges"
27/01/2010 - 17h10 Retratos do cotidiano
07/11/2009 - 12h09 Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada...
18/10/2009 - 06h01 Ubatuba em estado de alerta
29/09/2009 - 17h00 Turismo e educação
25/09/2009 - 17h11 Crônica esportiva
02/09/2009 - 17h01 Trivial da culinária revolucionária
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.