25/11/2024  04h51
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Alexandru Solomon
13/09/2012 - 11h00
Tristeza não tem fim
 
 
Conversa (des)afinada

Talleyrand disse... “il faut agiter le peuple avant de s’en servir”. É preciso agitar o povo antes de servir-se dele.

Chegamos, enfim, à verdade elementar, o bóson da Política. Não se governa, nem aqui nem alhures, para o horizonte de um governo. Colher resultados ruins, num primeiro momento, para obter algo consistente em 5-10-15 anos não está nos radares dos governantes, preocupados com uma reeleição, um IBOPE e uma popularidade, que poderá virar raiva no futuro.

Um bom exemplo é essa estratégia de conceder vantagens para estimular o consumo JÁ. Antecipar demanda pode causar problemas mais adiante, mas who cares? Os ‘ricos’ endividam-se de maneira mais racional (não os ‘ricos’ desesperados). A massa quer atingir os ideais do consumismo Já, mesmo que isso custe caro. Como explicar o que significa o valor presente de uma série de prestações absurdas? Absurdas, mas que cabem no orçamento, enquanto o “depenável” permanecer empregado. Com esses estímulos é possível manter o emprego, mas por quanto tempo? Muitos preferem uma maçã hoje a um cesto de maçãs amanhã, mesmo porque “tomorrow may never come” (Inspirado na música Meglio Stassera que domani or mai do filme A pantera cor-de-rosa).

Vamos facilitar a compra de carros e entupir as ruas e avenidas, despreparadas para atender o fluxo atual, que dizer do que acontecerá daqui a pouco. Por mais que se multipliquem as bondades, NÃO VAMOS EXIGIR AO RECÉM CHEGADO À CLASSE MÉDIA ADQUIRIR UM SEGUNDO CARRO, UMA TERCEIRA GELADEIRA etc. Esse problema não é só nosso. Claro, exageramos ao enfatizar o consumo, deixando o investimento para depois. Reclamamos que o “espírito animal do empresariado” permanece adormecido. Mas com as atuais condições de contorno (carga tributária, burocracia, infraestrutura capenga etc.) o espírito animal só se encontra nos zoológicos.

Temos um problema gigantesco que é a educação. Nem precisa olhar resultados de PISAs, ENEMs etc. Isso não se resolve por decreto.

Educar é uma tarefa que demandará pelo menos uma geração para conseguir resultados consistentes. A estratégia dos governantes - falo genericamente, veja-se o exemplo de Hollande que culpa a herança deixada por Sarkô - consiste em obter resultados imediatos com medidas de impacto (sejam elas apenas anunciadas/prometidas). Pode soar como algo hipócrita, mas estou preocupado com meus netos. Soa farisaico culpar instituições: Ah, esse jurídico, ah, esse legislativo, ah, esse executivo. Podemos usar minúsculas para dar vazão à fúria, mas como diria Lula, “com esses times, só nos resta disputar a terceira divisão”.

Sobre Lula não tenho o que comentar. Ele possui um acurado faro político (até prova em contrário). Sua sabedoria de verdureiro encanta as massas que o admiram e a “zelite” que se diverte bobamente com os disparates que surgem inevitavelmente em meio aos discursos demagógicos. Ninguém peita democraticamente 80% de fãs. Ele criou uma mentira e tem de administrá-la. Banca o mito da cidade sitiada - ele, cercado de inimigos cruéis, a mídia, o PIG, os ricos, inconformados com o sucesso do egresso de Garanhuns. Deslumbrado com seus sucessos - pouco importa se conseguidos com um vento em popa extraordinário - ele acha que está acima do bem e do mal, quando na verdade, mal distingue o bem do mal... te. Exageros e outros Larrys Rohter à parte.

Isso significa que o PT é um lixo e o PSDB é uma maravilha? Claro que não. Temos uma quantidade enorme de partidos político, em geral, submissos pelos interesses imediatos. Os grandes partidos - aqueles que nos vêm à mente se perguntados de supetão - abdicaram, faz tempo, dos ideais que constam nos seus estatutos. Oportunismo é o nome do jogo.

Declaro-me incapaz de apontar um político e dizer: Esse é o Cara, o timoneiro, a garantia de um futuro melhor. Também, isso não faz muito sentido. Sebastianismo já era.

E há outro detalhe, que costumo repetir. Coloque o melhor ”cara” - um Jatene na Saúde - de nada adiantará, pois terá debaixo um bando de malfeitores, habituados a dilapidar, com as inevitáveis honrosas exceções.

Desde sempre numa democracia, fake ou não, haverá sempre palavras de ordem de sucesso garantido. (Tirar dos ricos e dar aos pobres - sem fazer contas para ver se o que se tirou foi tirado mesmo e se beneficiará ou não os que precisam.) Hoje estou meio down, lamento. Resta-nos a triste “diversão” proporcionada pelo horário de propaganda gratuita (gratuito para quem, cara pálida?).


Nota do Editor: Alexandru Solomon, formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, autor de “Almanaque Anacrônico”, “Versos Anacrônicos”, “Apetite Famélico”, “Mãos Outonais”, “Sessão da Tarde”, “Desespero Provisório”, “Não basta sonhar”, “Um Triângulo de Bermudas”, “O Desmonte de Vênus”, “Plataforma G”, “Bucareste”, “A luta continua” e “A Volta”. Nas livrarias Cultura e Siciliano. E-mail do autor: asolo@alexandru.com.br.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
ÚLTIMAS DA COLUNA "ALEXANDRU SOLOMON"Índice da coluna "Alexandru Solomon"
19/07/2019 - 06h51 Descanso
20/08/2017 - 08h16 Encontro
04/06/2017 - 07h29 Inspiração
09/04/2017 - 05h45 Brasil urgente
26/03/2017 - 07h17 Lucy nos mistérios das finanças
12/03/2017 - 05h56 No Turcomenistão
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.