23/11/2024  00h27
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Rui Grilo
21/11/2011 - 06h23
A formação da rede SGDCA em Ubatuba
 
 

Dia 10/11 ocorreu a segunda reunião das instituições que compõem o SGDCA - Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente. Desta reunião, além do CMDCA, do Conselho Tutelar, da FUNDAC, das secretarias de Educação, de Saúde e Assistência Social e da Guarda Municipal, participaram os professores mediadores das escolas estaduais Deolindo, Dionísia, Idalina e Maria Alice, um representante da Polícia Militar e Renata Martins da Rede Nacional da Primeira Infância.

Como o grupo foi bastante ampliado, houve a necessidade de explicitar o objetivo da reunião: dar continuidade ao Projeto Ação Proteção que visa colaborar para a implementação do SGDCA previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e que cada um dos presentes já faz parte do SGDCA, mas ainda que previsto em lei, falta a articulação entre os diferentes segmentos. Daí a necessidade de uma Rede para melhor articulação, maximização dos recursos e melhores resultados.

O Estatuto tem três eixos: a promoção, a defesa e o controle social. E para a implementação desses três eixos foi previsto o SGDCA pois nenhuma instituição dará conta sozinha de todos os aspectos envolvidos nas políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente.

Para não haver superposição e duplicação de tarefas e responsabilidades é necessário a articulação, a complementariedade, a comunicação constante através da referência e contrarreferência, isto é, a primeira instituição encaminha aquele(a) que necessita de atendimento e, a instituição que recebe informa a primeira qual foi a providência tomada, garantindo assim a continuidade do atendimento e a solução.

Para se conseguir a articulação entre as entidades é necessário a formação de uma rede democrática e horizontal, na qual não haja dirigentes que decidem, mas pessoas com diferentes aptidões que trocam pareceres e que assumem responsabilidades dentro do âmbito de suas competências. Por se reconhecerem como incapazes de dominar todos os aspectos do problema buscam articulações com outros profissionais para complementar e melhorar o atendimento.

O foco principal do Projeto Ação Proteção é o atendimento das vítimas de violência sexual no sentido de que as pessoas vítimas de violência sejam acolhidas num ambiente de escuta e de respeito evitando que o próprio atendimento se transforme em uma nova violência. Para isso é necessário que todos os profissionais envolvidos tenham clareza para identificar cada caso e cada tipo: maus tratos, exploração e abuso sexual, estupro etc.

Para tratar dessas questões, foi exibida a palestra “A Rede no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes” proferida por Rose Miyahara, coordenadora da área de formação do Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae.

Segundo a autora, “trabalhar em Redes de Proteção Social nos convoca a apreensão de um novo paradigma, que pressupõe outras formas de relacionamento e de administração dessa causa coletiva, que é o direito que as nossas crianças e adolescentes têm de crescer sem violência”.

Também foi destacado a necessidade da participação de todos os interessados na Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente pois enfocará três eixos: a mobilização, a implementação e o monitoramento do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios.

A equipe de coordenação avaliou que a reunião foi muito produtiva pois aprofundou aspectos não tratados na primeira reunião e conseguiu agregar novas instituições vitais para a formação da Rede.


Nota do Editor: Rui Alves Grilo é professor da rede pública de ensino desde 1971. Assessor e militante de Educação Popular.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
ÚLTIMAS DA COLUNA "RUI GRILO"Índice da coluna "Rui Grilo"
23/11/2017 - 06h27 Projeto de vigilância comunitária no Perequê-Açu
24/10/2017 - 06h21 Chega de cocô na praia
17/10/2017 - 07h18 Ninguém do Ipiranguinha
28/09/2017 - 06h48 Perequê-Açu, em Ubatuba, pode virar Massaguassu
18/09/2017 - 07h19 Semar constrói ilhas de calor no centro de Ubatuba
10/01/2017 - 08h04 Quando o dia chegar
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.