22/04/2025  19h27
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Sidney Borges
15/12/2004 - 10h16
Balão de ensaio
 
 

As andanças pela cidade mostram o que o povo pensa. Quando um nome é lançado como possível ocupante de alguma secretaria, as ruas se manifestam. É imediato!

Dessa forma o futuro prefeito fica sabendo o que passa pela vontade popular e toma as decisões. O processo é válido, embora lembre bastante o bode dos primeiros tempos do socialismo soviético.

As famílias da corte imperial e os membros da alta burguesia tiveram as casas divididas com os que não tinham onde morar, que passaram a ocupar cômodos vazios. Virou um caos!

As reclamações fizeram com que o novo governo introduzisse bodes nas casas agora "coletivas". Imaginem o que é ter um bode malcheiroso num apartamento lotado de gente de todas as matizes sociais.

Depois de alguns dias de intenso sofrimento, os bodes foram retirados. O que parecia insuportável tornou-se repentinamente agradável, dadas as circunstâncias. O sistema soviético era pródigo em criar situações como essa, porém incapaz de criar riquezas. Acabou ruindo sobre a própria incompetência.

Assim me parece o processo de nomeação. De um dia para o outro o nome dado como certo, repudiado nas ruas, é jogado para escanteio, surgindo outro para o lugar.

Certo mesmo é que o dia 22 está próximo. Outra coisa também é certa, aparelhar a administração com o critério da amizade, como querem alguns, só vai trazer problemas.

Quem trabalhou na campanha, o fez pelo bem da cidade. Vai entender se há outro melhor para ocupar o cargo que almejava.

Ou estou enganado?


Nota do Editor: Sidney Borges é jornalista e trabalhou na Rede Globo, Rede Record, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo (Suplemento Marinha Mercante) Revista Voar, Revista Ícaro etc. Atualmente colabora com: O Guaruçá, Correio do Litoral, Observatório da Imprensa e Caros Amigos (sites); Lojas Murray, Sidney Borges e Ubatuba Víbora (blogs).
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
ÚLTIMAS DA COLUNA "SIDNEY BORGES"Índice da coluna "Sidney Borges"
27/01/2010 - 17h10 Retratos do cotidiano
07/11/2009 - 12h09 Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada...
18/10/2009 - 06h01 Ubatuba em estado de alerta
29/09/2009 - 17h00 Turismo e educação
25/09/2009 - 17h11 Crônica esportiva
02/09/2009 - 17h01 Trivial da culinária revolucionária
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.