Ontem, 01/09, no Cursinho Degrau, houve a segunda reunião do Movimento Pró-Universidade Pública de Ubatuba, reunindo cerca de 50 pessoas, principalmente alunos do ensino médio e professores de diversas escolas. Abrindo a reunião, os professores Elias e Helmo fizeram um breve relato da origem do movimento, a partir da iniciativa de alguns alunos da Escola Estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos. Em seguida foi lido o texto provisório do abaixo assinado e abriu-se a palavra para discussão. Vários jovens apontaram a falta de perspectivas para os alunos do ensino médio pelo fato de terem que sair de Ubatuba para cursar curso superior, o que se torna impeditivo para os de menor poder aquisitivo. Em seguida houve votação sobre o teor do abaixo assinado, tendo sido aprovado por unanimidade. Também foi aprovado a organização de uma comissão provisória composta de um representante por escola, a qual deverá fazer o primeiro contato com o deputado federal Fillipi que estará aqui em Ubatuba na Colônia de Férias do Sindicato dos Metalúrgicos, no Perequê-Açu, no dia 03/09 às 15 horas. A próxima reunião do grupo será no sábado às 10 h no Cursinho Degrau – Rua D. João III, ao lado do cemitério. MPU - Movimento Pré-Universidade Pública de Ubatuba
Todos pelo mesmo ideal O MPU (Movimento Pré-Universidade Pública de Ubatuba) nasce com o objetivo de lutar para trazer para cidade um campus universitário voltado à área de conhecimento AMBIENTAL, que abranja também, turismo e lazer, artes plásticas, o qual propiciará oportunidade para muitos jovens de nossa região na continuidade de seus estudos e atrair estudantes de outras regiões; contribuir com o desenvolvimento sustentável de nossa cidade e do Brasil, proteger mais a nossa região, e fortalecer economicamente a população fixa de nosso município que depende basicamente da temporada de verão. Ubatuba localizada no litoral norte paulista, possui vocação natural para área ambiental, turismo e lazer e artes plásticas, possui mais de 100 km de costa, 85%, de área preservada, mais de 100 praias, um gigantesco laboratório natural do Atlântico, com aproximadamente 80.000 habitantes ligados pela rodovia Rio-Santos, tendo ao sul a cidade de Caraguatatuba, ao norte a cidade de Parati estado do Rio de Janeiro e ao centro o Vale do Paraíba através da rodovia Osvaldo Cruz, ou seja, uma grande região de fácil acesso na qual temos o compromisso de preservar e ao mesmo tempo criar formas de viabilizar economicamente. A vinda de um campus trará inúmeros benefícios, tais como: formação de mão-de-obra especializada nas áreas afins, geração de empregos diretos e indiretos, atrairá centros de pesquisas, desenvolvimento de novos materiais, novas tecnologias e equipamentos destinados a preservação e controle do meio ambiente. Todos Serão beneficiados e teremos a oportunidade de pegarmos carona no grande desenvolvimento pelo qual esta passando o nosso país. Nós não podemos ficar de fora. Por estes e tantos outros motivos abaixo assinamos:
Nota do Editor: Rui Alves Grilo é professor da rede pública de ensino desde 1971. Assessor e militante de Educação Popular.
|