23/11/2024  13h40
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Evely Reyes
20/06/2012 - 09h00
Um pouco de maio
 
 

Após sentir na pele, durante a segunda semana do mês de maio, aquele imenso frio da cidade de Socorro, no interior de São Paulo, percebi o quanto estou distante das baixas temperaturas, blusas de lã e cobertores.

Mesmo nascida em São Paulo, sempre tive preferência pelos períodos de maior calor e nenhuma vez tive vontade de viajar no inverno para cidades como Campos do Jordão com o objetivo de vivenciar a tão cobiçada temporada de julho.

Desta vez, consegui sobreviver ao tempo gelado nessa estância hidromineral da Serra da Mantiqueira com inúmeros agasalhos, o calor das pessoas queridas, a belezura do céu estrelado e a encantadora presença lunar.

O impossível acesso à internet e a ausência do sinal de qualquer telefone celular possibilitaram que as horas passadas fossem ímpares nesta chácara onde me encontrava. Boa conversa travada com amigos queridos e familiares, além da elaboração de produções gastronômicas e muitas caminhadas para a queima das calorias adquiridas foram os recursos utilizados que fizeram com que essa estadia tivesse um toque diferenciado.

Foi uma experiência incrível estar distante da cidade, sem ser alcançada por antenas e vivenciar cada instante por completo, em meio à natureza, desprovida do avanço tecnológico a que se está habituada.

Alguns dias depois, mudei meu rumo para o litoral norte de São Paulo e fui contemplada em Ubatuba com um belo por do sol, seguido de uma noite extremamente agradável, que não só me permitiram boas recordações, como me propiciaram excelente recepção.

Essa maravilha de bom tempo não durou mais de vinte e quatro horas, pois São Pedro resolveu reavivar a minha memória com a demonstração de como ficava a cidade debaixo de chuva intermitente por longos períodos.

A locomoção tornou-se difícil e as obrigações inadiáveis arrastavam-se por horas nos três dias de quase inundação no município.

Poucos foram as pessoas queridas de Ubatuba que tive oportunidade de encontrar com todo esse contratempo!

Não consegui fazer metade do que me propus, mas de nada adiantaria ficar aborrecida ou contrariada e o único jeito foi pedir mil desculpas aos amigos.

No momento preciso tive que ir a São Paulo, de volta para o final da viagem, pois dois compromissos me aguardavam: uma reunião de ex-alunos da escola estadual em que estudei e um almoço num restaurante mongol de nome Tantra. Este último no município de Cotia, próximo a São Paulo, em ambiente totalmente típico, com alimentação variada e aquecida numa enorme chapa de ferro.

Como fiel vegetariana que sou, me servi de todas as opções dos legumes, verduras, temperos e condimentos disponíveis e ao final dispensei a sobremesa, como de hábito.

Sem dúvida, um lugar encantador cravado dentro da mata, onde a comida tornou-se mais saborosa ao longo da calorosa conversa entre os familiares e amigos presentes.

O dia anterior foi envolto e conduzido pelo sentimento de amizade, com boas recordações, muitas risadas e bastante carinho entre antigos alunos do Instituto de Educação Estadual Prof. Roldão Lopes de Barros.

Organizado de última hora, esse encontro gostoso realizou-se na casa de uma das amigas, onde ficamos durante a tarde a relembrar as peripécias da época de colégio e as muitas historinhas divertidas de mais de trinta anos atrás, acontecidas naquela escola estadual situada no bairro de Vila Mariana.

Tão gostoso rever pessoas queridas, saber que o tempo e a distância não foram mais fortes que a afinidade e o carinho entre todos.

Os amigos são a melhor coisa que alguém pode ter em sua vida, pois é com eles que se pode contar nas horas de desespero, de tristeza e de necessidade. Qualquer problema fica mais suportável, quando alguém amado nos fortalece, mas também qualquer alegria é vivenciada em dobro quando bem partilhada.

Não só é bom para o coração, enquanto sentimento, como é bom para a saúde; proporciona bem-estar psíquico, pois os contatos sociais geram resultados positivos para a saúde física e mental.

Segundo pesquisas australianas, há inclusive benefícios práticos em casos com problemas cardiovasculares bem como pressão alta, melhorando ainda o humor, a autoestima e possibilitando maior longevidade.

Um estudo realizado na Universidade de Los Angeles, na Califórnia constatou que as mulheres que usufruem de uma amizade conseguem fortalecer sua identidade e que as emoções e os sentimentos gerados através destes laços ocasionam uma melhora significativa no sistema imunológico, propiciando seu equilíbrio e bloqueando diversas patologias no organismo.

Assim foi que nestes poucos dias de maio pude desfrutar de energias tão envolventes e positivas proporcionadas pelas diversas pessoas queridas com quem mantive contato.

Como um presente do Universo, além dos amigos humanos sou abençoada com os queridos não humanos e com todos sempre estou aprendendo alguma coisa e dividindo o dia a dia em harmonia.

Só posso agradecer!


Nota do Editor: Evely Reyes Prado, reyesevely@yahoo.com.br, paulistana, formada em Direito pela PUC-SP, morou em Ubatuba por vinte anos, onde aposentou-se pelo Tribunal de Justiça - SP e foi integrante da APAUBA - Associação Protetora dos Animais de Ubatuba. É autora de contos em Antologias diversas, e dos livros “Tudo Tem Seu Tempo Certo” e “Do Um ao Treze”, encontrados através do site www.scortecci.com.br.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
ÚLTIMAS DA COLUNA "EVELY REYES"Índice da coluna "Evely Reyes"
18/10/2022 - 05h44 Aqueles cães abandonados foram resgatados
17/10/2022 - 05h59 Opção para quem não come carne
13/10/2022 - 06h09 Quem são Neguinho e Foquinha...
13/06/2018 - 08h13 Chocolate: mais um cão abandonado em SP
21/04/2018 - 07h52 Prefeitura promete castração e muito mais
28/01/2018 - 07h42 Gestão consciente 1 X Crueldade 0
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.