23/11/2024  13h49
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Evely Reyes
09/01/2012 - 09h00
Basta de crueldade contra animais!
 
 

Aos que nunca prestaram atenção nesse tipo de assunto ou não são simpatizantes da causa animal, é novidade a frequente divulgação através da internet e da imprensa dos inúmeros casos de maus tratos e crueldades contra animais.

São notícias das mais horrendas em que seres humanos praticam atos de extrema violência por motivo fútil ou mera vontade e que na maioria ocasionam vítimas fatais.

Tem gente equivocada que desconsidera estas ocorrências porque acredita que somente seres humanos devem ser respeitados ou que animais não têm a capacidade de sofrer.

Estudos científicos já provaram que os bichos são sencientes, ou seja, tem sensações e sentem dor e eles inclusive podem pressentir seu fatídico destino.

Independente do alvo, a violência é uma só!

Crimes cometidos contra animais demonstram personalidades desequilibradas, com tendências violentas associadas a desarmonias emocionais e, portanto potenciais estupradores ou homicidas.

De vanguarda seria se nossos governantes atentassem para estes indicativos e promovessem políticas públicas na área de segurança com efeitos preventivos: ocorrências de crimes contra a pessoa e contra a dignidade sexual teriam resultados minimizados, diversos dos atuais.

Mas, o país não tem uma base de sustentação para evoluir com moral e ética, pois seu povo é carente de educação e elege representantes de vida pregressa duvidosa, que não estão comprometidos e nem preocupados com seus eleitores. O sistema educacional brasileiro permite uma grande lacuna entre sua proposta e a realidade concreta, atingindo o indivíduo em sua formação e na construção de sua cidadania.

Como consequência disso a nação é fadada a conviver com inúmeros problemas de segurança, saúde, e habitação, tornando o cidadão incompleto por que não conhece seus deveres para com o Estado, desrespeita a sociedade que vive e não tem conhecimento de seus direitos e das obrigações que o Estado tem para com ele e sua família.

Nesse cenário percebe-se a dificuldade que existe para alguém empunhar uma bandeira em prol dos animais!

Mesmo assim, ao longo dos anos muita coisa mudou para melhor e as pessoas começaram a se conscientizar de que os animais não devem sofrer maus tratos ou crueldade.

No ano de 2002 a cidade de Porto Alegre liderou um movimento “com o objetivo de cobrar soluções das autoridades e alertar a população sobre problemas com animais de tração torturados nas vias públicas, sacrifícios desnecessários no Centro de Controle de Zoonoses e reprodução descontrolada de cães e gatos”, conforme noticiou o jornal A Semana de Ubatuba, em sua edição 188 - Ano III.

Caminhadas simultâneas aconteceram no dia 09 de Junho de 2002, promovidas por protetores e defensores de animais das respectivas cidades, que à época restringiram-se a Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e o município de Ubatuba. Este último representado pela APAUBA teve o evento denominado “I Caminhada de Ubatuba Contra a Violência Com Animais” e “iniciou-se pela concentração na Praça BIP (Praça da Feira Livre), seguiu pelas avenidas Thomaz Galhardo e Iperoig, e terminou na Praça Anchieta, em frente à Fundart, onde o microfone foi aberto às autoridades presentes”, segundo a edição 188 do Jornal A Semana, publicada em 15 de Junho de 2002.

Passados dez anos, assistimos hoje a uma mobilização nacional de protesto diante das constantes ocorrências de crimes contra animais divulgados pela imprensa e internet.

No próximo dia 22 de janeiro estão confirmadas as participações no evento simultâneo das cidades de: Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Vitória (ES), Marataízes (ES), Formosa (GO), Goiânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Barbacena (MG), Três Corações (MG), Viçosa (MG), Uberaba (MG), Pouso Alegre (MG), Campo Grande (MS), Rondonópolis (MT), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE), Belo Jardim (PE), Teresina (PI) Curitiba PR, Maringá (PR), Araucária (PR), Paravanaí (PR), Rio Negro (PR), Londrina (PR), Guarapuava (PR), Cascavel (PR), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Três Rios- (RJ), Teresópolis (RJ), Natal (RN), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Pelotas (RS), Caxias do Sul (RS), Santo Antônio da Patrulha (RS), Bagé- (RS), Rio Grande- (RS), Santa Maria (RS), Camaquã (RS), Florianópolis (SC), Garopaba (SC), Chapecó (SC), Mafra (SC), Joinville (SC), Rio do Sul (SC), Itapema (SC), Penha (SC), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), Campinas (SP), Santos (SP), Guaíra (SP), Itapetininga (SP), Taubaté (SP), São José dos Campos (SP), Piracicaba (SP), Presidente Prudente (SP), São José do Rio Preto (SP), Indaiatuba (SP), Tatuí (SP), Baurú (SP), Araraquara (SP), São Carlos (SP), Jacareí (SP), Americana (SP), Novo Horizonte (SP), Batatais (SP), Serra Negra (SP), Araçatuba (SP) e Santa Barbara D Oeste (SP).

O site www.crueldadenuncamais.com.br está promovendo o evento e solicitando aos protetores que enviem seus e-mails para info@crueldadenuncamais.com.br relatando a participação e o endereço em que terá início a manifestação nas respectivas cidades.

Em benefício dos não humanos e também dos humanos, apregoamos o respeito a todos os seres vivos, a não banalização da violência e o incentivo ao bem-estar de todos!

A indiferença não semeia nada de bom, mas permite que a maldade se alastre.


Nota do Editor: Evely Reyes Prado, reyesevely@yahoo.com.br, paulistana, formada em Direito pela PUC-SP, morou em Ubatuba por vinte anos, onde aposentou-se pelo Tribunal de Justiça - SP e foi integrante da APAUBA - Associação Protetora dos Animais de Ubatuba. É autora de contos em Antologias diversas, e dos livros “Tudo Tem Seu Tempo Certo” e “Do Um ao Treze”, encontrados através do site www.scortecci.com.br.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
ÚLTIMAS DA COLUNA "EVELY REYES"Índice da coluna "Evely Reyes"
18/10/2022 - 05h44 Aqueles cães abandonados foram resgatados
17/10/2022 - 05h59 Opção para quem não come carne
13/10/2022 - 06h09 Quem são Neguinho e Foquinha...
13/06/2018 - 08h13 Chocolate: mais um cão abandonado em SP
21/04/2018 - 07h52 Prefeitura promete castração e muito mais
28/01/2018 - 07h42 Gestão consciente 1 X Crueldade 0
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.