28/11/2024  05h05
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Entrevistas
17/04/2007 - 19h02
Entrevista com Gilberto Gil
Otavio Demasi
 
"Cultura, turismo e meio ambiente são indissociáveis"

Gilberto Gil, 63, é Ministro da Cultura do Brasil, cantor e compositor. Na metade dos anos 60, inspirado pela Bossa Nova, fundou com seu companheiro Caetano Veloso o Tropicalismo. Os dois provocaram a Junta Militar que governava: foram presos, em seguida expulsos e passaram três anos no exílio. Com o fim da ditadura, Gilberto Gil foi eleito vereador na Câmara Municipal de Salvador (1989-1992) com exatos 11.111 votos.

Desde 2003, integra o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Além de seus dons artísticos, para quem não sabe, Gilberto Gil é bacharel em Administração de Empresas, formado pela Universidade da Bahia - Salvador.

Otavio Demasi: Qual sua visão sobre o binômio cultura e turismo?

Gilberto Gil: Turismo é cultura. As pessoas vão aos lugares (os chamados destinos turísticos) pelas paisagens naturais, artificiais e humanas. A natureza original e atransformada pelo engenho e o empenho humanos. Enfim pelo ambiente natural e artificial cultivados pelo homem. Turismo, meio-ambiente e cultura são indissociáveis.

Otavio Demasi: Que políticas públicas comuns podem ser incrementadas via governo federal, somados a estados e municípios? Quais as políticas públicas de apoio à preservação de todo o patrimônio material e imaterial que podem e/ou ajudam a atividade turística no país?

Gilberto Gil: Toda a gestão da atividade turística tem que se fazer em todo o território nacional, em especial num país como o Brasil, de tamanha extensão e diversidade regional. Uma espécie de Sistema Nacional de Turismo mais um Plano Nacional de Turismo devem conceber, implementar e articular políticas nacionais que envolvam municípios, estados e governo central para que se obtenha a racionalidade sistêmica que levaria ao aumento da produtividade numa atividade complexa de articulação de bens e serviços como é o turismo.

Otavio Demasi: Sendo a cultura um dos maiores atrativos do país, como aglutinar forças para melhor divulgá-la no exterior, visando atrair fluxos de turistas?

Gilberto Gil: Através de programas que visem desde o fortalecimento da presença do nosso produto cultural no exterior (exportação de música, artes plásticas, cênicas e visuais em geral, artesanato etc.), até a participação nos fóruns internacionais, institucionalizados ou informais, para o estudo e o desenvolvimento teórico da atividade, passando pela participação nas feiras, exposições e outros eventos que garantam maior e melhor presença do nosso universo cultural, no exterior. A realização do Ano do Brasil na França (conjunto abrangente de eventos no território francês, com mais de 2500 manifestações brasileiras variadas, no ano de 2005) foi, por exemplo, um dos principais, senão o principal fator de impacto positivo sobre o turismo francês no Brasil, com um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

Otavio Demasi: E quanto as políticas de apoio do Ministério da Cultura às Cidades Históricas?

Gilberto Gil: Há o Programa Monumenta, atuando na requalificação (preservação, conservação e adequação de uso) do patrimônio histórico de 29 cidades, capitais e do interior, é um dos programas próprios do Minc. Nos quatro anos deste Governo fizemos cinco vezes o que foi realizado nos anos anteriores do programa.

Otavio Demasi: Na área de formação específica de mão-de-obra o que está sendo feito?

Gilberto Gil: O Iphan - Instituto de Preservação Histórico e Artístico Nacional vem realizando programas de capacitação de restauradores de imóveis e obras de arte de valor histórico em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro Pernambuco, Rio Grande do Sul, Alagoas e Segipe, autonomamente ou em parceria com os governos locais e empresas como o BNDES e a Caixa Econômica Federal.

Otavio Demasi: Quais ações podem ser feitas para a conscientização do povo brasileiro quanto a preservação de nossa gastronomia típica, folclore, artesanato, cultura popular, patrimônio histórico, entre outros?

Gilberto Gil: Primeiro, através do fomento direto dessas atividades, o que resulta em maior inclusão social e econômica das populações envolvidas nessas atividades. A inclusão decorrente já é uma forma de conscientização. Segundo, estendendo a todo o conjunto da sociedade brasileira um conhecimento mais profundo da nossa riqueza cultural, via programas educativos, de informação e de esclarecimento sobre o que criamos e produzimos na vida cultural, o patrimônio valioso que isso significa para nós. Adam Smith dizia e não nos cansamos de repetir que "a riqueza das nações está na cultura de seus povos".

Otavio Demasi: Quais suas considerações finais?

Gilberto Gil: Turismo é cultura. A nossa atratividade está em nossos traços distintivos. A adesão a um padrão internacional de turismo massificado, compulsório é fatal, não pode nos favorecer num universo competitivo em que os espaços já foram ocupados nesse campo. Nossa oportunidade está na nossa diferença, na peculiaridade da nossa diversidade étnica e cultural. O destino Brasil tem que ser, cada vez mais, para o estrangeiro, um destino e não uma fatalidade!

Para saber mais sobre Gilberto Gil:

Ministro de Estado: www.cultura.gov.br
Cantor e compositor: www.gilbertogil.com.br


Nota do Editor: Otavio Demasi (odtur@ig.com.br) é Jornalista e Consultor em Turismo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ENTREVISTAS"Índice das publicações sobre "ENTREVISTAS"
10/12/2022 - 05h20 Um contraponto à sociedade hipersexualizada
01/06/2014 - 17h04 `Os pássaros são tão capazes quanto nós´
10/03/2014 - 06h29 O lutador ubatubense Paulo Ricardo Freitas
12/08/2012 - 09h02 `Não existe bronzeado seguro´, diz especialista
30/12/2010 - 12h16 O primeiro passo para um website de sucesso
19/12/2010 - 10h20 Dicas para os que buscam o primeiro emprego
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.