12/08/2022  15h49
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
24/06/2022 - 06h31
Mármores e granitos
Wagner Cimino Filho
 
A nobreza de um revestimento milenar

A decoração de um lar começa com um bom projeto de arquitetura. De nada adianta belíssimos móveis em um imóvel com revestimento inferior. O investimento em uma pedra de qualidade é uma escolha certeira, pois o custo x benefício de revestir os interiores com pedras como o granito ou o mármore faz valer cada centavo.

Acredita-se que os primeiros a extrair e utilizar o granito foram os povos egípcios, sendo posteriormente usado na arquitetura romana. De beleza ímpar, a rocha era bastante usada em construções de monumentos e túmulos dos faraós. Já na Idade Média, o granito foi bem utilizado em construções como igrejas e casas. O mármore, por sua vez, foi associado com um sentido de riqueza, por se tratar de um material presente nos palácios de reis e rainhas.

A beleza natural das pedras é advinda da maior indústria a céu aberto: a natureza. O granito é uma rocha magmática resultado do resfriamento do magma derretido que ocorre em grandes profundidades da crosta terrestre. Já o mármore, é uma rocha cristalina e compacta, proveniente de calcário exposto a altas temperaturas e pressão.

Pela elegância, requinte, história e, em alguns casos, raridade, o mármore e o granito são essenciais na composição dos ambientes de uma casa confortável e luxuosa. Pelo fato do mármore ser uma pedra mais rara, ele costuma ser mais caro que o granito.

Tanto o mármore quanto o granito possuem uma gama de cores. No entanto, ainda, cores mais neutras são mais preferidas no geral. O tipo de mármore mais requisitado é o Travertino. O tipo Romano e Navona são importados - da Itália, principalmente. No entanto, a versão nacional, além de mais barata, não perde em nada em termos de semelhança. Quanto ao granito, o modelo mais procurado é o Preto Absoluto e o São Gabriel. A diferença é na tonalidade da cor, sendo o tipo Absoluto predominantemente preto, enquanto que a pedra São Gabriel revela mesclas de outros cristais em sua formação.

É importante analisar, com ajuda de um profissional, quanto ao local de instalação da pedra. Se for de uso constante, como pia de cozinha ou banheiros, por exemplo, o granito é o mais indicado, pois, além de ser mais robusto, tem mais resistência a manchas e absorve menos água que o mármore. Por sua vez, indica-se o mármore em ambientes internos e revestimentos de paredes, por ser mais leve e menos resistente a líquidos e poluição externa.

A aplicação de mármore e granito, na visão de muitos, pode ser limitada às pias de cozinha, aos lavatórios de banheiro e bancadas. Assim como são cada vez mais raros aqueles pisos frios e azulejos com faixa no meio, a versatilidade do mármore se estende às paredes da cozinha e do banheiro, integrando acabamento superior em todo o projeto. O granito entra em cena em substituição aos tacos, pisos e porcelanato, conferindo máxima elegância ao ambiente.

Muito além de belas pedras de revestimento e devido a alta demanda, esses revestimentos promovem inovação no mercado de arquitetura e construção, bem como conferem tendências de consumo. Do ponto de vista de comportamento do consumidor, há aqueles que criam um projeto mentalmente e o materializam; outros que preferem ajuda profissional, consultando portfólios de outras obras; e os que se inspiram em ambientes-modelo, como aqueles encontrados em home-centers de construção.

Mais que bom gosto, a utilização de mármores e granitos em uma obra é sinônimo de elegância, requinte e sofisticação. A nobreza de um revestimento milenar que perdura por séculos, e que ao mesmo tempo é atual.


Nota do Editor: Wagner Cimino Filho é proprietário da Cimino Mármores e Granitos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
05/08/2022 - 06h17 Perícias de engenharia em processos judiciais
03/08/2022 - 06h16 Para deixar a casa mais aconchegante no inverno...
03/06/2022 - 06h16 Construir uma casa no Brasil está mais caro
31/03/2022 - 06h01 O novo minimalismo na arquitetura e decoração
26/02/2022 - 06h09 Neuroarquitetura
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.