12/08/2022  15h09
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
31/03/2022 - 06h01
O novo minimalismo na arquitetura e decoração
 
 
Mostras e demandas confirmam a forte tendência pós-pandemia do novo conceito minimalista, onde o menos é mais

O minimalismo vem ganhando cada vez mais adeptos a este estilo de vida que pode ser aplicado no vestuário, na alimentação, e em outros aspectos do dia a dia, além da decoração. Na arquitetura e construção, tornou-se uma tendência muito forte pós-pandemia, segundo a arquiteta e decoradora Renata Pisani (www.rparquitetura.com.br). “O minimalismo é a herança de um comportamento pandêmico que gerou a necessidade de bem-estar no aconchego do lar e a consciência do consumo consciente. Tem tudo a ver com a busca por um estilo de vida mais simples, onde o menos é mais, onde existe o desejo de se desfazer do supérfluo, mas sempre priorizando o conforto e a estética que fazem bem para cada um”, define.

Segundo a arquiteta, o minimalismo na arquitetura prioriza materiais como vidro, ferro e madeira. As obras têm formas geométricas, linhas retas e ângulos marcados. As cores geralmente são neutras e a iluminação é natural ou zenital. “Existem materiais que são característicos da decoração minimalista, pois transmitem a sensação de simplicidade e ligação com a natureza, como a madeira, o couro, o aço e o cobre”, exemplifica.

Quanto às cores dos revestimentos, os tons de preto, branco e cinza e o cimento queimado são uma excelente alternativa. “O minimalismo é uma tendência até mesmo por usar materiais de qualidade, que garantem o isolamento térmico e acústico, além de resultar em economias financeiras e benefícios ambientais”, afirma.

Na decoração, Renata Pisani destaca que cada objeto é parte essencial do ambiente, seja uma peça de design ou móvel simples. “Esse estilo valoriza espaços projetados apenas com o essencial e que exaltam a sua funcionalidade. “De modo geral, quem busca o minimalismo na decoração deve optar por ambientes claros e escolher até três tons de cores”, sugere.

Enfim, Renata Pisani define que o minimalismo se traduz em um compromisso com formas simples, usando materiais modernos e de vanguarda. “Projetos minimalistas estão em alta e devem seguir nessa demanda, desde casas, até hotéis, assim como em prédios de escritórios e shopping centers”, disse.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
05/08/2022 - 06h17 Perícias de engenharia em processos judiciais
03/08/2022 - 06h16 Para deixar a casa mais aconchegante no inverno...
24/06/2022 - 06h31 Mármores e granitos
03/06/2022 - 06h16 Construir uma casa no Brasil está mais caro
26/02/2022 - 06h09 Neuroarquitetura
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.