Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 8 - Ubatuba, 17 de Maio de 1998
Próxima Página
· Bertioga
    Guia Rio-Santos Tour
    mkm@iconet.com.br

Buriquioca deu origem ao nome Bertioga. Entre os índios, significa "morada dos grandes macacos".
A cidade começou com a construção do forte São João, batizado em 1531 como forte São Tiago, por Martim Afonso de Souza, donatário da capitania de São Vicente.
A fortificação, de madeira no início, servia para defender a entrada da barra contra ataques dos índios e franceses.
Bertioga - Forte São João
A doação da sesmaria de Bertioga a Jorge Pires ocorreu em 12 de janeiro de 1545. Em 1547 a paliçada de madeira foi trocada por muros de alvenaria, em pedra e cal. A povoação ocupava um trecho à beira-mar, defendido pelo morro da Senhorinha. No ano da reforma do forte um ataque indígena maciço, em mais de setenta canoas, foi rechaçado. No forte de Bertioga hospedaram-se os jesuítas Anchieta e Nóbrega. Ali também morou o armeiro alemão Hans Staden, autor da primeira obra importante sobre a vida dos índios no Brasil. Segundo Staden, o forte foi erguido por cinco irmãos mamelucos, filhos de Diogo Braga.
Em 1565 a esquadra comandada por Estácio de Sá partiu de Bertioga para fundar a cidade do Rio de Janeiro. O forte passou por outra reforma em 1699, adquirindo seu aspecto atual. Foi rebatizado em 1765, quando da reforma da capela, tornando-se o forte de São João.
Até 1945 o Exército usou suas instalações, para abrigar tropas. A última guarnição, do Batalhão de Caçadores de Caçapava, defendeu a região da ameaça alemã, na Segunda Guerra Mundial.
Os temidos submarinos do Eixo ameaçavam as embarcações brasileiras, tendo torpedeado navios cargueiros na costa de Ilhabela.
Depois da guerra o forte serviu de alojamento para a Polícia Militar Estadual. Transferido para a jurisdição do Ministério da Educação e Cultura, o forte foi incorporado ao Instituto Brasileiro de Patrimônio Cultural, tornando-se monumento e museu.
O museu João Ramalho esta aberto à visitação pública, e contém peças da época colonial. A Prefeitura e o Governo Federal assinaram um termo de cooperação, em 1994, para restaurar o forte e aparelhar o museu.
Nos séculos XVII e XVIII a caça à baleia intensificou-se em Bertioga, com a construção de uma armação de baleias, que extraía o óleo destinado à iluminação de São Vicente, Santos e São Paulo.

Emancipação

Distrito de Santos até 1991, Bertioga tornou-se independente por plebiscito popular em 19 de maio. No dia 30 de dezembro de 1991, foi criado o novo município, por lei estadual.
O primeiro prefeito, José Mauro Dedemo Orlandini, tomou posse em 1 de janeiro de 1993. Neste mesmo ano Bertioga tornou-se Estância Balneária, por decreto do então governador Luís Antônio Fleury Filho.
Os dias 19 de maio e 30 de dezembro são feriados municipais, para comemorar a emancipação e a criação do município, respectivamente.
Graças à rodovia BR-101 (Rio-Santos), Bertioga integrou-se ao Litoral Norte Paulista, que recebeu a cidade não como uma filha caçula - pois isso seria desrespeitar um rico passado colonial - e sim como a uma irmã que retornava após uma longa ausência.Fim do texto.
Humor

· Sintomas da pobreza
 
    Autores desconhecidos
    articulista@ubaweb.com

 
"Tomar cerveja em copo de requeijão."

"Esquentar a ponta da Bic para ver se ela volta a funcionar."

"Colocar Bombril na antena da televisão para melhorar a imagem."

"Colocar maiô ou biquini para tomar sol na represa, na laje ou atrás da casa."

"Ficar balançando a lâmpada queimada para ver se ela volta a funcionar."

"Ir para o trabalho de bicicleta e dizer que é só para manter a forma."

"Aproveitar garrafa plástica de refrigerante para colocar água na geladeira."

"Entrar na loja de 1,99 e querer achar um presente legal"

"Guardar cerveja ou refrigerante com uma colher dentro do copo para não perder o gás."

"Correr a casa inteira com um chinelo havaiana na mão atrás de barata."

"Usar pregador de roupas para fechar sacos de arroz, açúcar etc."

"Colocar algodão na Árvore de Natal para obter efeito de neve."

"Passar cuspe no cotovelo para amaciar."

"Guardar sobras de sabonete para depois fazer uma bola só."

"Tirar a cera do ouvido com a chave do carro ou com a tampa da caneta."

"Guardar cueca furada para passar cera no carro"Fim do texto.
Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 8 - Ubatuba, 17 de Maio de 1998
Próxima Página
Copyright © 1997-1998, UbaWeb. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página, desde que mencionada a fonte.