· Laboratório
Pedro Paulo Carpinetti de Souza
articulista@ubaweb.com
Mensalmente irei falar sobre o uso de alguns efeitos como compressores, distorção, delays, reverbs, além de algumas dicas para se conseguir algumas sonoridades interessantes.
O primeiro efeito que veremos é o compressor. Tanto faz se você tem um compressor de pedal como o Boss CS-3, ou em rack como o Alesis 3630, ou até mesmo outro tipo de compressor em seu rack de efeitos, os parâmetros de regulagem são praticamente os mesmos.
A maioria dos compressores possui ajustes de THRESHOLD, RATIO, ATTACK, em alguns TONE além do LEVEL. No controle THRESHOLD, você ajusta a altura sobre a qual o sinal será comprido ou limitado. Em alguns compressores os valores podem variar de -40 db a 20 db. Quanto menos db você utilizar, maior será a compressão. Por exemplo: um sinal com -30 db terá mais compressão do que um sinal a 10db. No caso dos pedais, girando o botão em sentido horário, você aumenta o nível de THR, fazendo o sinal aumentar para um volume maior, reduzindo a compressão.
O controle de RATIO ajusta a "rampa" de compressão, determinando como o sinal de saída (out) irá mudar em relação ao sinal de entrada (in). Ex.: com ajuste de 2:1, 2 db de entrada (in) resultará em 1 db de saída (out) alterado.
ATTACK - este parâmetro é ajustado em m/s (metros por segundo). Este controle regula a velocidade com a qual o sinal será alterado. Altos valores produzem um grande tempo de ataque, permitindo que o sinal possa manter um maior sustain.
O controle de TONE ajusta a variação grave-agudo do sinal e o controle LEVEL a altura do sinal.
Mês que vem vou falar um pouco sobre distorção. Até mais!
 
Published by Banner-Link
|
|
Nota do Editor:
Nascido em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, Pedro Carpinetti começou a tocar guitarra aos 14 anos. Autodidata, aos 20 anos foi convidado a dar aulas de música na Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FUNDART) pelo então presidente Conrado Becker.
Tocou com vários artistas e bandas. Atualmente faz parte da banda Malazartes e participa de um projeto paralelo com o guitarrista norte-americano Travis Dailys e o baterista Mauro Lauro.
Está preparando para breve, um trabalho solo de música instrumental, onde o guitarrista mescla influências que vão das raízes da música brasileira, blues, jazz e rock.
|