Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 6 - Ubatuba, 15 de Março de 1998
Próxima Página
Mergulho

· Mergulho em Ubatuba
     Paulo Moraes
     gaiamerg@base.com.br

A cada ano que passa cresce os adeptos para esse esporte trazendo para a nossa região, gente de todo o mundo para a prática do esporte.
Para quem não conhece bem o esporte ou sua prática, costumo dizer que o mergulho é um esporte solidário, que pode ser praticado por toda a família, sem limite de idade a partir dos 12 anos, desde que apresente condições físicas para o esporte. Atualmente existem até grupos de deficientes físicos que descobriram a maravilha que é estar debaixo d'água, coordenados por profissionais de vasta experiência e que a cada dia fazem grandes progressos com os mesmos.
Analisando o mergulho como esporte ele pode ser dividido em: Mergulho Livre (apnéia), com máscara, respirador e nadadeira; Caça Submarina com os mesmos equipamentos mais cinto de lastro, roupa de neoprene e arpão (arbalete ou arma de ar comprimido); e por último Mergulho Autônomo, com os mesmos equipamentos anteriores mais cilindro, colete equilibrador e regulador de ar. Esse último, sendo obrigatório um curso com credenciamento internacional, que pode ser CMAS, PADI, NAUI, PDIC e outras.
Ilha das Couves - Foto: Pedro Paulo Orabona

Ilha Vitória - Foto: Pedro Paulo Orabona

Ilha Vitória - Foto: Pedro Paulo Orabona

A costa brasileira oferece centenas de pontos de mergulho. Ubatuba, no estado de São Paulo, graças a sua geografia e localização, a uma privilegiada distância das duas maiores cidades do país (São Paulo e Rio de Janeiro), destaca-se como uma das melhores regiões onde você pode encontrar várias ilhas e dezenas de enseadas próprias para todas as modalidades, com uma diversidade enorme de peixes, corais e animais marinhos.

Os meses de fevereiro a maio são os melhores para mergulho em Ubatuba. Você encontra água limpa, mar calmo, sol e muita vida marinha. Com a Ilha Anchieta transformada em Parque Marinho, ela abriga hoje uma grande variedade de peixes antes não vista em nossa costa. Para quem aprecia mergulhos profundos, a Ilha das Palmas proporciona alguns com profundidades superiores a 18 metros podendo, com um pouco de sorte, encontrar próximos à Ilha golfinhos e baleias. A visibilidade na região pode chegar até 15 metros.
Outra opção é a Ilha Vitória, mais afastada da costa, onde a visibilidade pode chegar a 20 metros, sem falar na vida marinha.
Em toda a região, existem operadoras de mergulho que oferecem toda a infra-estrutura para a prática do esporte, desde cursos credenciados, aluguel de equipamentos, recarga de cilindros e saídas de barco e lancha para os pontos de mergulho.
Anote alguns telefones de operadoras da região: Gaia Base Oceânica (012) 432-5400, Happy Diver (012) 432-4512, NDS (012) 432-3358, Oceano Azul (012) 442-0564 e Omnimare (012) 432-2005.

Nota do Editor: Paulo Moraes é Presidente da Associação de Mergulhadores de Ubatuba e proprietário da Operadora Gaia Base Oceânica.Fim do texto.


Participe.
Colabore com a UbaWeb enviando artigos para:
central@ubaweb.com
Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 6 - Ubatuba, 15 de Março de 1998
Próxima Página
Copyright © 1997-1998, UbaWeb. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página, desde que mencionada a fonte.