Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 12 - Ubatuba, 13 de Setembro de 1998
Próxima Página
· ETAPAS DO CAMINHO TRADICIONAL (Século XII)

Roteiro Sucinto
EtapaPercursoDistância
(km)
Saint-Jean Pied de Port (França) a Viscarret21
Viscarret a Pamplona28
Pamplona a Estella43
Estella a Nájera69
Nájera a Burgos85
Burgos a Frómista59
Frómita a Sahagún55
Sahagún a León52
León a Rabanal64
10ªRabanal a Villafranca49
11ªVillafranca a Triacastela47
12ªTriacastela a Palas de Rei58
13ªPalas de Rei a Santiago de Compostela63
 Total693

Existe ainda um outro caminho, mas menos utilizado, que sai de Borce (França) e encontra-se com o Caminho tradicional em Puente de La Reina logo após Pamplona. Para chegar a Puente de La Reina por este Caminho é necessário percorrer 160 km.

Caso você deseje conhecer outros caminhos saiba que só na Galícia (província espanhola), existem várias opções: Caminho Francês, Caminho Inglês, Caminho Fisterra-Muxía, Caminho de Fonsagrada, Caminho do Norte (altíssima dificuldade), Via de la Plata, Rota Mar de Arousa e Caminho Português.

Vale lembrar, que ao chegar na cidade de Santiago, você deverá seguir um caminho específico que passa por 26 locais, entre igrejas, palácios, museu, casas de cultura, convento, hostal e colégios.

· CERTIFICADOS

Se você gosta de receber certificados, poderá voltar para casa com dois. O primeiro é "O Jubileu". Para conquistá-lo não é necessário fazer o Caminho. Basta visitar a Catedral de Santiago de Compostela, em qualquer ano santo (quando o dia 25 de julho coincide com o domingo), e rezar alguma oração, como o pai nosso ou o credo, rezando pelas intenções do papa, além de confessar e comungar em qualquer dia compreendido entre os 15 dias anteriores e posteriores da visita. E atenção: 1999 é ano santo, pois 25 de julho cai no domingo.

O segundo certificado é o mais cobiçado pelos peregrinos e chama-se "A Compostela", que é o certificado oficial concedido pela  Catedral  de Santiago a  aquelas  pessoas que realizam a
peregrinação por motivos religiosos, seja em ano santo ou não. Para conquistá-lo é necessário percorrer a pé, de bicicleta ou a cavalo uma parte do Caminho de Santiago e validá-lo na chegada (o mínimo é de 100 km, a pé ou a cavalo e de 200 km em bicicleta). A validação do Caminho percorrido se dará com a Credencial do Peregrino, espécie de passaporte no qual se vão colocando assinaturas ou carimbos das paróquias, albergues, refúgios ou pessoas representativas das comunidades por onde passou o peregrino.

Pausa para estudo do Caminho Peregrinos festejam chegada em Hotel confortável Oficina dos Peregrinos - Ponto final do Caminho Catedral de Santiago de Compostela
CLIQUE NA MINIATURA PARA AMPLIÁ-LA

· MATERIAL NECESSÁRIO

Caso você se decida por fazer o caminho a pé, a cavalo ou bicicleta, dispensando o conforto de um bom carro, segue abaixo uma sugestão do material mínimo necessário para você levar nesta aventura.

- Mochila;
- Caderno de anotações, canetas;
- Guias, mapas;
- Lanterna;
- Isqueiro;
- Capa de chuva, guarda-chuva;
- Bastão ou bengala;
- Chapéu, boné;
- Cantil;
- Máquina fotográfica;
- Bota, calçado confortável e sandália;
- Bermuda e calça folgada;
- Camisas e camisetas;
- Jaqueta;
- Roupas íntimas;
- Toalhas de banho e rosto;
- Tornozeleira e joelheira;
- Prato, copo, garfo, colher e faca;
- Canivete tipo suíço;
- Saco de dormir, pequeno cobertor;
- Bolsa com escova, pasta de dente, fio dental e escova de cabelo;
- Agulha e linha;
- Cortador de unhas;
- Sabonete;
- Papel higiênico
- Estojo de primeiros socorros e o que mais você desejar.

· A CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA, AGORA

Câmara Web situada na Plaza do Obradoiro de Santiago de Compostela. Uma nova foto a cada minuto. Clique aqui para ver.Fim do texto.
  Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 12 - Ubatuba, 13 de Setembro de 1998
Próxima Página
Copyright © 1997-1998, UbaWeb. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página, desde que mencionada a fonte.