Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 12 - Ubatuba, 13 de Setembro de 1998
Próxima Página
Mergulho

· Águas Brasileiras e os "Amigos" Lá de Baixo
    Zaira Matheus - bióloga e instrutora de mergulho
    zairamatheus@base.com.br

Fundo do Mar

Este é um apelo aos mergulhadores, instrutores e divemasters que se utilizam das águas brasileiras para lazer ou trabalho. Embora a visibilidade, em Ubatuba, não seja constante como a encontrada em Fernando de Noronha, Caribe, Mar Vermelho e outros points, desfrutamos de muito prazer quanto encontramos os amigos lá de baixo e tomara que continuem existindo.
Apesar da mídia informar bastante sobre a preservação e o comportamento da fauna e flora subaquática, nos dias de hoje, continuamos a encontrar muitos ouriços quebrados por mergulhadores, pedras e locais visivelmente remexidos, além de objetos perdidos: snorkel, bocais, chumbo, facas e outros. Sem contar a irresponsabilidade daqueles que retiram as belas conchas para decoração.
Essas atitudes alteram consideravelmente o ecossistema marinho, e "talvez" não sejam percebidas nessa geração prejudicando os futuros mergulhadores. É necessário uma mudança de comportamento daqueles que ainda não compreendem o quanto podemos prejudicar o fundo, pelo simples toque nos abundantes corais cérebros com as nossas nadadeiras.
A consciência de não pertencermos àquele ambiente deve ser uma constante. Cada visita ao fundo deve ser feita com responsabilidade e conhecimento. Pois, adentramos no tempo dos organismos marinhos, aprendendo. Interagir somente na certeza de não alterar o fundo do mar, resguardando-o para o futuro. Os olhos de nossos filhos agradecem.
Vale ressaltar que as conchas são fonte de cálcio, nutriente essencial aos seres vivos. Os ouriços quebrados pelo homem servem de alimento para outros organismos e facilitam a alimentação de alguns peixes, prejudicando a sua capacidade de captura natural. Os equipamentos perdidos no fundo podem parecer alimento para alguns organismos, embora sua constituição seja, na maioria, plástico. E finalmente aquela meleca que fica por cima dos corais possui antibiótico, protegendo-os do ataque de bactérias. Então amiguinhos, antes de ir ao fundo: responsabilidade!Fim do texto.
  Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 12 - Ubatuba, 13 de Setembro de 1998
Próxima Página
Copyright © 1997-1998, UbaWeb. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página, desde que mencionada a fonte.