Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 12 - Ubatuba, 13 de Setembro de 1998
Próxima Página
· HISTÓRIAS CAIÇARAS IV

   A Gambá do Elpídio
    João Claro da Rocha - "Rochinha"
    Texto adaptado por EASN
    articulista@ubaweb.com

Seu Elpídio tinha umas bananeiras no quintal de casa. Bem rente a uma dessas bananeiras, nasceu um pé de nhapecanga, uma planta trepadeira também conhecida por arranha-gato. A nhapecanga foi crescendo e enroscando-se de tal forma na bananeira que o Seu Elpídio, quando resolveu cortar-lhe o cacho de bananas, acabou desistindo.

Três ou quatro dias depois, resolveu eliminar a planta intrusa que se trançara toda, envolvendo por completo a bananeira. Porém, quando chegou no local - qual não foi a surpresa do Seu Elpídio! -, um gambá lutava com os espinhos da nhapecanga para alcançar as bananas madurinhas! Com dó do gambá, novamente, acabou desistindo.

Passados uns seis ou oito dias, resolveu voltar à bananeira e lá, no mesmo local em que o havia deixado, estava o gambá olhando para o cacho de bananas, agora já comido pelos passarinhos. Resolveu, então, espantar o bicho. Foi aí que, perplexo, constatou que o gambá estava morto, seco e com a boca aberta: - Coitado! - exclamou o Seu Elpídio - o bicho morreu aguado!Fim do texto.

LEIA NESTA EDIÇÃO

O CAMINHO DE SANTIAGO

· COZINHA CAIÇARA

   Peixe Seco com Cará Roxo
    Angela M. Carpinetti de Souza
    articulista@ubaweb.com

INGREDIENTES:

1 kg de peixe seco (tainha ou cavala)
3 a 4 carás roxos médios
1 cebola
4 dentes de alho
2 a 3 tomates
3 colheres de sopa de óleo
Sal, pimenta do reino, cheiro-verde, coentro miúdo e coentro selvagem

MODO DE FAZER:

Corte o peixe em pedaços não muito pequenos e deixe de molho por 24 horas, trocando de vez em quando a água, que é para tirar o sal.
Numa panela, coloque o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente os tomates picados e deixe refogar por uns 5 minutos. Junte os carás descascados e picados. Cubra tudo com água. Tempere com um pouquinho de sal e pimenta do reino. Quando os carás estiverem moles, acrescente o peixe. Deixe ferver por uns 10 a 15 minutos. Experimente o sal. Acrescente o cheiro-verde picado e os coentros.

Variação: Este prato também pode ser feito utilizando-se, em vez do cará roxo, batata doce ou banana verdolenga. Experimente, você vai gostar!Fim do texto.
  Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 12 - Ubatuba, 13 de Setembro de 1998
Próxima Página
Copyright © 1997-1998, UbaWeb. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página, desde que mencionada a fonte.