Sou um ciclista assumido, como milhares de outros ubatubenses. Ubatuba tem esta característica: é uma das primeiras, dentre as cidades brasileiras, em número de bicicletas. Esse fato, que deveria ser um componente do nosso cardápio turístico, acaba sendo um problema terrível, principalmente para os automobilistas. Com um pouco de criatividade poderíamos fazer desse limão uma limonada. É que nos acomodamos ao prato-único oferecido ao turista, ao prato-feito das nossas belezas naturais. Mas é urgente agregar outros temperos e arranjos para valorizar e vender bem o produto. Não é preciso muita originalidade; talvez, no caso das bicicletas, bastasse construir ciclovias ao longo dos acessos às praias e ao centro da cidade. Seria preciso também intervir no trânsito de veículos automotores em nossas ruas. Torná-las menos selvagens, menos temerosas. Temos a impressão de que os nossos automobilistas sofrem da mesma neurose, da mesma azáfama, de que os seus congêneres das grandes cidades. E o que dizer do cardume de ônibus estreitando os logradouros e dos colossais caminhões que trafegam ou fazem carga e descarga de mercadorias, a qualquer hora e em qualquer lugar, entupindo as ruas do centro? Coisa de cidade grande! De progresso! Dirão alguns dos nossos concidadãos mercadores, com aquele risinho sardônico dos boçais. Esses ingredientes não desandariam a gastronomia turística, o nosso marketing turístico? Ah, mas para os farofeiros e descamisados que nos freqüentam tá é bom demais! - Responder-me-ão os irônicos, os que já não conseguem mais ouvir falar desses estorvos. Ubatuba aprazível, descontraída, organizada, tranqüila... O melhor atrativo turístico de uma cidade é a qualidade de vida de seus habitantes. Isso é óbvio, mas o óbvio... Pensar a urbanização, o sistema viário do município tendo sempre por referência ou parâmetro o pedestre e o ciclista. Falo alguma bobagem? Não creio. Leiam abaixo o que diz a respeito a nossa Lei Orgânica. É só cumprir a lei. Seção II - Do Transporte e do Sistema Viário
Art. 197 - São diretrizes da política de transporte municipal: I - Priorizar o transporte coletivo e a circulação de pedestres e ciclistas. II- ... III- ... IV - Promover, para o desenvolvimento social e econômico, sistemas alternativos de transporte e ciclovias.
Nota do Editor: Eduardo Antonio de Souza Netto [1952 - 2012], caiçara, prosador (nas horas vácuas) de Ubatuba, para Ubatuba et orbi.
|