26/11/2024  10h21
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Celso Fernandes
08/10/2015 - 15h06
Perguntas que não podem calar
 
 
Tevê à manivela

“E eis que depois do rombo, o tombo! Em épocas de globalização, nem se fala!”

Muito pelo que, para aqueles que manjam ou pretendem querer morar no assunto em evidência: “Linhas de corte tem tudo a ver com linhas de sangria?” Por parte do governo que aí está acredito que sim. E ainda bem que não sou só eu! Puxa! Agora no tocante ao título de base, aqui, muitas acabam passando batidas. Outras, apenas no reformatório das previsões. “Viver é melhor do que sonhar”, alguém deve ter rascunhado isso antes de cair no gosto do povo. Isso sem fazer por desmerecer o peso por trás da consciência.

Coisa que por onde dar sempre o braço a torcer seja também recorrer de imediato a um bom massagista ou de quem indique um ´engessador` na ala dos ortopedistas, observando se ambas as classes não entraram em greve, vindo a causar maior SUS(to) ao pobre e entregue necessitado. Farão tudo o que o mestre ´ronronento` mandar? Louco este, ainda, pelo poder? Observem ou não se finjam de não querer saber pelas barbas e palanques que lhe tocam, pois, tudo não parecia milagroso diante de tal espetáculo – do crescimento – enquanto este (de voz rouca, conselheiro mais que o Acácio) tivesse inventado sua “Criatura” ora ciclista! Adiante!

Ah tá! Você finge que não me engana e eu fecho o olho, pisco sincronizado, assim, dizendo que acredito. Suspiram alguns que pela “Lei do Silêncio” sequer precisamos importar pernas curtas e pernas de pau adaptáveis. Salto com vara? Não dispensamos, porque, quando elas começam a parecerem verdades, nada de bico calado. Acima de tudo uma saudável mentira com leve toque de malícia assistida. Hã! Tipo curtir e não curtir e como discursava saudoso ator/personagem na pele do Chico Anysio, “Quero que o pobre se exploda” à la Justo Veríssimo! O que para nós, hoje, se a ordem é tapar o rombo (qual tombo) que eles fizeram afrouxar e arregaçar as mangas da camiseta regata em dia de maior quentura é coisa para ser resolvida na ante sala da ONU!

Porque sim, e por que não, os MAIS dos MAIS poderosos agora garantem o fim da fome (zero) em todo o mundo até 2030. Ditado rapidez nosso: “se de grão em grão enchemos, logo, esvaziamos o saco”. Na lógica do raciocínio por mais esse discurso improvisado – a meu ver – deverão servir postas de Lula crocante além dos tentáculos recicláveis na Casa. Bolas, se curaram a fome do mundo desde o princípio perto do nosso fim... E se apontaram água salgada em Marte, humm, para quem sofre de problemas de pressão não deve ser uma boa indicação a não ser para os mais chegados aos Marcianos ungidos em sal grosso. Lógica é lógica, falei?

Mas, voltando ao listão da minha, sua, nossa – por enquanto não deles – linha de cortes juntadas às sangrias de segundo mandato de uma presidenta atrapalhada, segundo especialistas da UTI Emergencial, anotamos: Minha casa Minha Vida, Assistência ao Homem do Campo (nada de bicho do mato, sic), Programa Nacional de Banda Larga (no problem, sem sinal mesmo), UBS que condiz à Unidades Básicas de Saúde, Ciências sem Fronteiras, Pronatec, Construção de creches e pré-escolas e o tão aplaudido PAC 1 ponto 1, 3! Saneamento? Enfim, Brasil pátria educadora século 21 (nossa, vamos precisar virar outro para que a fórmula saia do papel?) ora despencando cadeiras abaixo. Não confundir com o acima e demais gestos dos ministros, tal o Joaquim Levy(tando) e que desenham no ar os dedinhos – nada mágicos – desse jeito, ó! Desse tamaninho, que não vai afetar muitos mais do que eu, você, ele – menos eles – e mais ninguém! Pagamos ou engolimos mais um sapo ou somente da rã tristemente que caminha?

Notinha básica final. Mal dizer de novo da nossa “ciclista” Heleninha Roitman Dil às 1000 Maravilhas, discursando via mundus e fundos que verdades aparentes não enganam? Podemos levar de bagagem tal herança (nada de golpe baixo, hein!) por mais três anos? Perguntas? Caramba, que me lembro, eu não perguntei foi nada! Vocês estão é equivocados...


Nota do Editor: Celso Fernandes (modarougebatom.blog.terra.com.br), jornalista, poeta e escritor, autor de “As duas faces de Laura”, “O Sedutor”, “Sonho de Poeta” (Ed. Edicon), entre outros. Colunista de Moda, Cultura & TV, escreve semanalmente em jornais, revistas e sites relacionados às áreas.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
ÚLTIMAS DA COLUNA "CELSO FERNANDES"Índice da coluna "Celso Fernandes"
01/02/2021 - 05h53 Falamos a mesma língua?
31/12/2020 - 05h51 2021. O ano que já nasceu!
22/11/2020 - 05h20 Eleitos, reeleitos, pré-eleitos e pós eleitos
26/10/2020 - 06h15 Novas velhas promessas eleitorais
17/10/2020 - 06h38 Surpresas nada alarmantes
12/10/2020 - 06h24 Elegíveis inelegíveis, outra vez?
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.