26/11/2024  21h29
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Celso Fernandes
09/07/2013 - 10h08
O gigante adormecido
 
 
Tevê à manivela

Expoentes desta vez, mas que não passem por acaso, quanto à pergunta decerto oportuna pela ´arte de procrastinar` – que também vem a ser aquela de se ganhar tempo, levar no banho-maria, empurrar com a barriga até do tipo ´tanquinho`, aquela ´negativa`, que virou sede de moda... Se o gigante não tivesse acordado, o que mais estaria se passando ante tantas ranhuras de governo e que provoca o povo diariamente por parte do governo muito além do grosso tributo? Quando não somente rosnar pelos cantos da casa foi levado às ruas, o cerco está formado. O povo, enfim, chacoalhou os pilares da Capital da Esperança – então cantada anos atrás – num memorável berço esplêndido. Acreditava-se. Torçamos.

E vá lá, Chapinha! Só não vamos (so)negar que quando chega aquela famosa idade em que a gente pensa que está fazendo H.E. (Hora Extra) no espaço que muitas vezes ocupamos de tabela, a falar com as paredes, imitar aquele personagem sexy appeal (classe: Woman, or MAN, e, no armário platinado da cura Feliciano, ops), não tem jeito. Was he man or woman? Certos casos, nem na ordem dos genéricos. Esqueceu-se de onde raios deixou a ´dentadura postiça` na hora H, em que mais precisou, qual aquela do Brasil, para poder discursar na roda viva, no palanque das boas aglomerações que se aproximam, não entre em parafuso. É boca de caçapa mesmo. Na bucha. Nesse momento, e como dizem que nada acontece ao acaso, o Lula arriscaria uma ligeira aparição com suave rouquidão de quem foi traído pelas costas?

Inoportuno ainda que nos seja em perguntar sobre o nada surpreendente sumiço do ex-Cara, há quem arrisque um tanto acuado pela enxaqueca, bico de papagaio, em dias de manifestação estendida aos quatro cantos. Acomodemos aí um breve “milagre do decrescimento”, óbvio, “nunca assistido antes na história deste país”. Se ele estivesse lá, não em um terceiro mandado às escondidas... E não é coisa de autor de novela que vive querendo dar o exemplo, não. Assim. A cada cena, uma nova rodada. Tequila! Ao bom prato do dia, Lula – escondidinho.

Porém, quanto ao “estranho sumiço” do L-lá nos ´hits parades` de palanques e “eu gosto tanto de ser presidente” – se bobear ele põe o Coringão no porta-malas dos companheiros – e cuidem que daqui a pouco ele aparece. Vai oferecer milhões de alternativas, principalmente para os pobres sem-passe dos 0,20, “sem-busão”, “sem-metrozão” na hora do rush e salvo aquela merecida cervejinha depois do expediente que ele prometeu antes da “Lei do Barômetro”, ops, naquela época! Was he man... or woman, Lula? Where’s, Wally? Where’s, Rosemary?

E la nave va... a propósito do novo partido que a Marina Silva quer criar, o “Rede Sustentabilidade” – quem sabe com ela já apostando fichas num horizonte melhor (sic), menos do que os elos perdidos daquela Casa, “de ambos os lados da mesma moeda”, segundo militantes da Marcha com Jesus, algo parecido a caminho da salvação (“Deus é Fiel”, o homem eu duvido e faço bem uns poucos), surge o bordão histórico-apoteótico: “Até tu, Marina”? E no que, aliás, em nome da nossa santa malvadeza em questão arremato.com: Esperaí, “Rede Sustentabilidade?” Mandou, bem, Marina! Mas não seria, então, de adaptarmos um co-adjuvante “Insustentabilidade Política/Financeira” logo de saída?, que é o que mais temos notícias por aqui. Daí o partido já nasce próspero, abundante, e, engordando.

Findo que, pós momentos de farra em plenário entre Vs. Excelências, comemorando alhures a Vitória do PEC 37 (aquele que não tiver arrancado a primeira moeda nem ao mero acaso do auxílio paletó que permaneça sentado), devo lembrar a anedota daquele deputadíssimo que ao convidar o seu também nobre deputadíssimo companheiro de gabinete a passar meia parte do dia a não fazer nada, nada como em terem juntado as duas metades para passar o dia tal o lema dos merecida/politicamente corretos. Ou não seria de confundir o tal Referendo, o Plebiscito, para se perder aquele pneuzinho na barriga e no que está tanto incomodando e tirando o sono do povo sem fazer piada?

– Hein! Que disse, Abuelito? Se eles já pensam em colocar até mesmo no saco e nas sacolas de compras de supermercados um GARRAFAL “Obrigado e Vote Sempre! Em 2014 vamos ter uma elite diferente”? Não sei, sabe que ainda não sei nada sobre isso? O que não quero perder é o capítulo seguinte da próxima pizza global. Dizem que a Paloma está bombando lágrimas que é uma coisa. Vá. Dependente virtual, eu? Que nada, ando mais é para explícito do que menos sonoro. Ou... MAN!


Nota do Editor: Celso Fernandes (modarougebatom.blog.terra.com.br), jornalista, poeta e escritor, autor de “As duas faces de Laura”, “O Sedutor”, “Sonho de Poeta” (Ed. Edicon), entre outros. Colunista de Moda, Cultura & TV, escreve semanalmente em jornais, revistas e sites relacionados às áreas.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
ÚLTIMAS DA COLUNA "CELSO FERNANDES"Índice da coluna "Celso Fernandes"
01/02/2021 - 05h53 Falamos a mesma língua?
31/12/2020 - 05h51 2021. O ano que já nasceu!
22/11/2020 - 05h20 Eleitos, reeleitos, pré-eleitos e pós eleitos
26/10/2020 - 06h15 Novas velhas promessas eleitorais
17/10/2020 - 06h38 Surpresas nada alarmantes
12/10/2020 - 06h24 Elegíveis inelegíveis, outra vez?
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.