26/11/2024  21h33
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Celso Fernandes
31/05/2013 - 12h03
Tempestade em jarro d´água
 
 
Tevê à manivela

• Por que forçar da memória, esticar o pensamento, se está tudo na internet, no Giant Pai-Google, com seus milhões de sites-afilhados e subalternos, hein?, perguntaria um hábil consultor de plantão 24h D/N, alertando que para que a engenhoca funcione tem de estar ligada na tomada, no power player. Principalmente no ´iniciar´, ´navegar`, ´descongestionar`, no antispam, seguidas vezes... Para que não você fique tanto a ver navios, a consultar os astros, a ´beijar o santo`. Daqueles tópicos que ficam zumbindo na orelha, fritando à diesel com o que supostamente lhe sobra de ´nêutrons` ativos e inativos. Prevenir, certo modo, nunca é demais com o outrora remediar. Acredita-se, ops!

• Pois sim, uma vez que ela existe, eis o princípio básico de toda tecnologia ao seu dispor. Afinal, como por muito – e ainda – o mundo é dos Nets, postar ou não postar, eis a frenética sugestão. Hã! E tal aquele outro princípio (nada a ver com o manjado do Lavoisier, “Na natureza nada se cria e nada se perde. Tudo se transforma”, porque a química que aqui segue é outra), então, uma vez que repetimos o aparecimento da dita (engenhoca da parafuseta on line, ó, Abuelito!) nada de muito novo se cria, muito se copia, se cola, e tudo o mais se transforma. Feito uma bola, efeito ´big bang`, de rede social. De neve é uma outra história. Bem do tipo ´no break` além avaliações, aprovações e clics mania de ´curtições`. Passou de ½ dúzia e você está logo – automaticamente – aprovado pelo grupo, pelo sistema. Não serás ´limado`, excluído. Assim, idem, e apto ao ´no housework day`! Ou será que não escreveram por aí que nem só de bit se vive?, que não me falhe a curta memória em ter lido do escritor Alexandru Solomon dia destes! Não sei...

• E como não queremos esticar muita na metáfora ora intitulada, de sobressalto, com o dito popular que chega a ser até muito gracioso porque contém uma certa figura de pensamento denominada por antítese, que aproxima ideias contrárias para as realçar (quem quiser saber mais que vá pesquisar)... não custa lembrar uma vez mais que é sempre bom aumentar o nosso grau de conhecimento. Colocar a ´cuca` para pensar. O “Amor à Pizza” com a tal da novela da minha vida e da minha vida que virou uma novela pode esperar. Tudo está apenas no começo do enredo. Das orelhinhas e orelhões de sentinela. Os ricos globais não reclamam, disputam até no palitinho a herança cobiçada dos nossos hábeis mensaleiros.

• Salas de espera que permaneçam à parte, que resolvi ´boiar`, ´navegar`, ´descongestionar` mais um pouco, só para chegar até aqui, lasquemos: Tal questionou o Ministro Joaquim Barbosa acerca dos nossos mirabolantes “Partidos de Mentirinha” dia destes e a ´ineficiência` do Nosso Congresso em Ação, consideradas as críticas de oposições em massa cefálica ou não, enfim, alguém tinha que balançar os pilares de tão Honrada Casa. O que não era sem tempo! Porque no jogo do bafo, da boa articulação, coisa que ainda quero grafar de bom tamanho: Qual é mesmo o endereço do dentista da “Dilma de Vermelho?”. E, se não for querer/pretender abusar demais na sabatina da vez, o nome do ventríloquo do Lula? Dos nossos hábeis e abnegados ´recorrentes` em ação com o ´Dia do Fico` – no bordão, “daqui eu não saio, ninguém me tira” –, deixemos para ilustrar em ocasião futura com os sete dias de aprovação do Renan Calheiros em MAIS UM!...

– Como? Se eu (feito muitos, milhares) estou passado, virado às avessas, duvidoso do novo “Tabuleiro Memorex Político 2014” prestes a ser lançado do nosso “Saldão dos Partidos Anônimos” entre contadas e vinhetas mais, basta relembrar, que os ´partidinhos` sempre geram os ´partidões`... E já sobre o meu estado de humor vítreo com a tal tempestade no jarro d´água, ora pois, nesse exato momento, DESCONECTANDO!

Por hoje é isso aí e mais nada. (Só não esqueça de sair bem trajado, e, se possível, a rigor, com um bom guarda-chuva de estepe.)


Nota do Editor: Celso Fernandes (modarougebatom.blog.terra.com.br), jornalista, poeta e escritor, autor de “As duas faces de Laura”, “O Sedutor”, “Sonho de Poeta” (Ed. Edicon), entre outros. Colunista de Moda, Cultura & TV, escreve semanalmente em jornais, revistas e sites relacionados às áreas.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
ÚLTIMAS DA COLUNA "CELSO FERNANDES"Índice da coluna "Celso Fernandes"
01/02/2021 - 05h53 Falamos a mesma língua?
31/12/2020 - 05h51 2021. O ano que já nasceu!
22/11/2020 - 05h20 Eleitos, reeleitos, pré-eleitos e pós eleitos
26/10/2020 - 06h15 Novas velhas promessas eleitorais
17/10/2020 - 06h38 Surpresas nada alarmantes
12/10/2020 - 06h24 Elegíveis inelegíveis, outra vez?
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.