26/11/2024  23h38
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Celso Fernandes
24/09/2012 - 09h00
Nem por isso
 
 
Tevê à manivela

Adiante-se o dito popular evoluído/aprimorado de quem conta um conto tem sempre um bom desconto a reclamar - em ofertas ao nível Graham Bell, ou de “buzinar nos meus ouvidos”, os call centers persistentes, no uso-fruto da palavra, ganham aos montões. E nada de cotonetes sob medida, do tipo “Itu-SP Urgente”, de colocar o dedo ´mindinho` sempre na reserva e de quebra um descontão especial naquilo que você não tenciona comprar, um iate-Clube fixo, por exemplo, na sobra do ticket restaurante. O que vale é a lei da oferta e da procura. Assim. Dentaduras Postiças. “Coregas” de classe é uma outra história a ser contada. Muito pelo que, a Carminha da ´Avenida Brasil`, aquela ingrata e infielmente tua, é que é a mulher de verdade. À beira de um ataque de nervos, ela, fichinha aos meus ouvidos, para melhor passar no melô do Sex and the city global! Onde come um, comem dois, três e a fila anda... Assim. Pit stop!

Por outro lado, na novela da vida surREAL, panelinhas de breu que não fiquem muito à distância, porque dos núcleos formados nos arredores de Absulândia Brazilian Now nem é bom enumerar pela ordem “gênero, número e grau”. Os números primos que se reorganizem em larga escala sozinhos. Porque, também, os batizados ´cumpanheiros` numéricos/mensaleiros continuam silenciosos, na miúda, para o que der e vier. Sopapos. E que se valham da sorte aqueles que sobraram para cristo.

Quando pergunto: “Cadê, então, o meu ½ Mensalão, minha gente?”, ou será que o ministro do Supremo, exemplar único, o Jota Barbosa, em nome da nossa santa malvadeza em questão, tem problemas com o ´assento` circunflexo giratório? Vide bula AP 470 na reta final que se aproxima na sonolência dos outros! Mostramos serviço móvel até por baixo das togas, ora bolas!

Se fui deveras esses dias rebaixado da posição de menos expert no assunto no quesito ´O Aprendiz` - de anarquista, graças a Deus - salário reduzido a um ¼ da metade em espécie SURreal - continuo acreditando que pós ´Apagão` na nossa rede elétrica o tão aclamado/ansiado ´Clarão Político` demore a chegar e não vai ser coisa do novo governo a estrear a dar jeito. Acredite - e vejam em plena luz do emaranhado rol de promessas - que o ´individualismo conjunto` jamais será vencido. Bem mais quando se trata de quorum e “all debates” com as tais Partilhas Partidárias Hereditárias.

Se querias enxergar o óbvio, o entretanto, o todavia e o depois, no país das greves, dos agraves e dos absurdos, ora pois. Num pequeno breve de temperaturas aquecidas neste finzinho de inverno-verão que passamos próximo do nosso aquecimento global, com tamanho Sol Escaldante a 40º graus, capaz de começar por essas bandas a modalidade da dança da chuva! E wow! (na dança do) Cossaco eu já arrisquei, agora vou naquela outra copiada de Angola - do Kuduro. Que não é mole, não!

Como? Não entendeu direito daquilo tudo que foi dito antes e se “desse filme cansei de rebobinar dúzias dúzias de vezes...”, ih, passa a régua que vou mais é tirar uma no cochilo do meu gato. Que o nosso SUSpiro de alegria, saúde, segurança-zero, e no jogo da paciência na fila de espera um ano inteiro, seremos sempre os penúltimos a reclamar. Repetimos: Saúde, Educação, Transportes, Embromação (ops, pula essa) em código morse, fichinha, fichina. E vamos destacar quem hoje na popularidade da paleta eleitoreira do “disse-me-disse-ele-disse”, hein, Adalgisa? O fura-fila?

De modo que a essa altura do campeonato o infalível Super Bonder (vale até o popular ´superbond` caseiro) seja chamado à baila do assunto tamanha a lista de apurações porque passamos daqui além de Bagdá, juntar os ossos da pobre ´Velhinha de Taubaté` - aquela que vivia a saltar em queda-livre do sofá com as notícias miraculosas de política em prol do povo, para o povo e com o povo -, um breve conselho: “Relaxa” que eu não vou perder tempo em apontar ninguém por ordem alfabética frente as mirabolantes fórmulas que não escapam nem pelo vão da minha janela!

E findo a desdita (adoro esse substantivo nada incomum em épocas de sustentabilidade atuais, quando tudo e todas as cortinas lá do rico de reinado de Reilândia parecem se abrir às mil maravilhas): se o pré-sal ainda é aquele, o de cozinha, devemos consumir com moderação, certo? Só não faça da sua ´bombinha` um inexperiente tubo de ensaio diário; quanto menos dos seus tímpanos um saco de pancadas em fase de treinamento com você sempre pronto para encarar o nocaute seguinte.

- Como? O que rosnou o nobre amigo Arquiteclínio aí de plantão? Quero lá saber mais da Duquesa de Cambridge, a Kate Middleton que foi flagrada fazendo topless, no sul da França, em Las Vegas ao lado do Príncipe Harry! Ando mais é preocupado com a cabeleira da Xuxa, que subitamente do louro Scarlett Johansson, passou a moreno Cleópatra! Tanto é que as más línguas apontam o aplique rejuvenescedor como de ´goma arábica`. Outros, guache. Aglutinante. Quero mais é saber, isto sim, dos novos segredos picantes da Carminha, aquela que era a mulher de verdade! O que sobrar fica por conta do pirulito e das tranças da eterna Rapunzel que não perde uma. Falei e disse!


Nota do Editor: Celso Fernandes (modarougebatom.blog.terra.com.br), jornalista, poeta e escritor, autor de “As duas faces de Laura”, “O Sedutor”, “Sonho de Poeta” (Ed. Edicon), entre outros. Colunista de Moda, Cultura & TV, escreve semanalmente em jornais, revistas e sites relacionados às áreas.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
ÚLTIMAS DA COLUNA "CELSO FERNANDES"Índice da coluna "Celso Fernandes"
01/02/2021 - 05h53 Falamos a mesma língua?
31/12/2020 - 05h51 2021. O ano que já nasceu!
22/11/2020 - 05h20 Eleitos, reeleitos, pré-eleitos e pós eleitos
26/10/2020 - 06h15 Novas velhas promessas eleitorais
17/10/2020 - 06h38 Surpresas nada alarmantes
12/10/2020 - 06h24 Elegíveis inelegíveis, outra vez?
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.