26/11/2024  15h43
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Julinho Mendes
14/04/2009 - 06h03
Ubatuba na Sapucaí
 
 
Dez, nota deeeeeez!
Julinho Mendes 

Que beleza! Ubatuba agora vai! Enredo de escola de samba do Rio de Janeiro.

Foi a conversa que ouvimos do secretário de Turismo de Ubatuba, do ouvidor da Prefeitura e de um representante da GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, em entrevista à rádio Costa Azul.

Ficou muito claro que, para realização do tal evento, o município de Ubatuba terá que arcar com uma despesa de aproximadamente R$ 6.000.000,00. Seis milhões de reais para que a Mocidade Independente traga como enredo: "Ubatuba, paraíso verde banhado pelo Atlântico".

O mérito do valor, o benefício ou o prejuízo do evento, fica para os entendidos em sociologia, educação, cultura, propaganda, marketing... pois minha opinião darei em outra ocasião. No momento quero informar ao secretário de Turismo, ao ouvidor e ao marqueteiro “miguelense”, que o enredo já está pronto (mando por e-mail depois) e, em primeira mão, aqui n’O Guaruçá, apresento o descritivo do desfile da GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, para o carnaval 2010.

Comissão de frente: 10 mulatas trajadas de índias tupinambás, com a mesma roupagem de 510 anos atrás, cada uma segurando uma vara na mão (vara de flecha ubá), contracenando e coreografando com mais 5 índios em suas canoas, representando os guerreiros Tamoios da Confederação.

1º carro alegórico – O abre-alas: é o carro que traz o nome da escola, o nome do enredo e o símbolo. O símbolo da Mocidade é uma estrela, então tá muito fácil, e para a coisa ficar bem autêntica, e não dar trabalho a artesão algum, basta uma máquina escavadeira para retirar a estrela com aquele globinho que temos em frente ao aeroporto e levar para a Sapucaí. Ah! Sem esquecer de colocar a bendita faixa vermelha com os tracejados brancos da “revitalização” para indicar a linha do Trópico, e uma frase: “Aqui começa o verão”.

Alas da 1ª fase – História: a) Índios tupinambás com suas canoinhas cheias de quinquilharias; b) Portugueses em suas caravelas levando pau, pau-brasil; c) Jesuítas simbolizando Anchieta com versos do poema à Virgem; d) Hans Staden em plumas de surucuás. e) Bandeirantes namorando índias e f) Mamelucos – filhos de índio com branco.

1º casal de mestre-sala e porta-bandeira: Mestre-sala vestido de tangará-dançador – pássaro símbolo de Ubatuba, e porta-bandeira vestida com as cores de nossa bandeira, com detalhes de nosso brasão de armas.

2º carro alegórico: Igreja Matriz e Casarão do Porto, com o presidente da Fundart, vindo de destaque, fantasiado de Baltazar Fortes.

Alas da 2ª fase – Ubatuba colonial: a) Burguesia feudal representando Jordão Homem da Costa, Dona Maria Alves, Dom João III...; b) O mulato e o cafuzo; c) Plantadores de cana-de-açúcar; d) Colhedores de café; e) Operários da construção civil colonial e f) O caiçara pescador e lavrador.

3º carro alegórico - Lendas, mitos e folclore: O Boi de Conchas, Sununga e Cruz de Ferro.

Alas da 3ª fase: a) Dragão da Sununga; b) Congadeiros do Puruba; c) Dança da fita do Itaguá; d) Fandangueiros do Prumirim; e) Bois-bumbás de Ubatuba; f) Maria Angú e João Paulino e g) Bloco do Saco, Miguel Ageu, O Guaruçá.

4º carro alegórico: Mata Atlântica, seus vivos cantos e encantos. Sustentabilidade. Turismo ecológico, com Carlos Rizzo de destaque, trazendo 514 mulatas fantasiadas de pica-pau, representando as 514 espécies de aves existentes em Ubatuba.

Alas da 4ª fase: a) Observadores de pássaros – turistas estrangeiros; Biguás - predadores da fauna aquática; c) Gambás cachaceiros; d) Guapuruvus - o pau das canoas; e) Gonguitos = o bagre do pirão, f) Guaruçás - o caranguejo amarelinho que vivi na praia dentro de seu buraquinho e g) Tarioba - o marisco lambão...

2° casal de mestre-sala e porta-bandeira: Em homenagem aos caiçara do sertão. Mestre-sala plantador de mandioca e porta-bandeira farinha torrada.

Bateria: Componentes representando o levante de 1952 da Ilha Anchieta. Soldados e presidiários ritmistas. Cuícas, tamborins, surdos, agogôs e demais artilharias.

5º carro alegórico: Busto de Ciccillo Matarazzo. Indústria. Arte. “Ubatuba projetada para o mundo.”

Alas da 5ª fase: a) As esculturas do mestre bigode; b) as pinturas primitivas de João T. Leite; c) os entalhes e pinturas de Damotta; d) As obras de Jacob; e) Aviões; f) Turistas; g) Jet ski... “Bienal Ubatubense”.

Ala das baianas: Vestimentas representando a tapeçaria de taboa e a palha caiçara, trazendo adereços com a culinária ubatubana: o azul marinho (peixe, banana verde, farinha de mandioca, biju, talhada caiçara...).

6ª fase: Ubatuba atual - É nesta fase que a Mocidade Independente vai levantar o povão na Sapucaí e vai conquistar o carnaval de 2010. Como destaque de chão teremos o secretário de Turismo e o ouvidor-mor desenrolando um enorme tapete vermelho para a passagem do exuberante 6º carro alegórico.

6º carro alegórico: Um navio transatlântico com o nome “O resgate”, totalmente coberto com tijolinhos (pavers), onde, na frente (proa do navio), feito aquela inesquecível cena do filme “Titanic”, vem “Dudu”, fantasiado com plumas do exótico pássaro mangrove cuckoo, de Miami, de braços abertos, saudando o povo na Sapucaí com seu famoso sorrizinho “seu voto é meu”, para eleições 2014.

Alas da última fase: a) Verdurama; b) Sanepav; c) As ondinhas “Capital do surfe”; d) Câmara menos 1; e) Os bajuladores com trajes de Papai Noel; f) Mídia chapa-branca; g) Os ambulantes “carros” alegóricos da praia Grande... h) Urubus malandros e os caminhões do transbordo e i) Zona Azul Dudu.

E nessa homenagem à Ubatuba, a GRES Mocidade Independente de pastor, digo de Padre Miguel inovará o carnaval carioca, assim como fez com as paradinhas do Mestre André, estreará a comissão de trás: 30 homens caricaturados de “super-Dudu”, andando de costas e dando tialzinho para a turma da oposição.

...e na Apoteose, com certeza, o povo gritará: “Já ganhou! Já ganhou! Já ganhou! Fantástico! Deeeeeeeeeez, nota deeeeeeeeeeez!”

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
ÚLTIMAS DA COLUNA "JULINHO MENDES"Índice da coluna "Julinho Mendes"
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
04/11/2022 - 05h45 Impávido cara-pálida
19/09/2022 - 06h08 Não esqueçamos...
15/08/2022 - 06h22 A educação e a mendicância
17/09/2021 - 06h30 Analogia Luso-Tupinambá
30/10/2020 - 06h41 Renovos tempos - O nosso boi renasce do mar!
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.