26/11/2024  19h28
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Julinho Mendes
27/11/2008 - 14h07
Vem aí a “ZAD”
 
 

Sinto-me no dever de responder ao “ubawebano” Wilson Ambrosio pelo seu artigo “Vamos colorir a Estátua do Caiçara?”.

O Monumento ao Caiçara completou, no último dia 27 de outubro, 5 (cinco) anos de existência e o único meio de comunicação que lembrou da data foi o UbaWeb em “Monumento do Caiçara”. O monumento foi construído na administração do prefeito Paulo Ramos que, em homenagem ao povo caiçara, executou um projeto para construção da obra, acatando assim a indicação do Museu Caiçara. Eu, juntamente com o saudoso Nei Martins, João Teixeira Leite, Luiz Ernesto Kawall e outros, fizemos parte da comissão para acompanhar o processo e a execução da obra, que foi inaugurada no dia 27 de outubro de 2003. Cinco anos de existência e, realmente, a estátua nunca foi retocada, pintada ou qualquer ato de conservação por parte de nosso poder público.

Não sei se é o caso de colorir o monumento, mas sim de preservá-lo, dando-lhe um banho de cimento, ou aplicando um material que o deixasse com um tom uniforme, mais liso ou brilhante, sei lá, algo que o tornasse mais vistoso e protegido das variações meteorológicas. Muitas vezes já falei e ouvi falar que o entorno da estátua deveria ter um jardim mais trabalhado, luzes que o clareasse à noite. No Natal, por que não vesti-lo com as roupas de “Papai Noel” e iluminá-lo com luzes natalinas? Realmente, como diz o amigo Wilson, daria destaque e o caiçarão seria, ainda mais, alvo de lembrança da nossa cidade, através das fotografias tiradas por turistas.

Eu acho que de toda essa gente “encabidada” na Prefeitura, tinha que ter pelo menos unzinho que olhasse para o aspecto de embelezamento paisagístico da cidade. Não custaria nada o prefeito falar ele:

- Olha fulano, tire a bunda da cadeira, pegue sua bicicletinha, fique dando voltas pela cidade e vá anotando tudo o que você ver de feio (lixo na calçada, árvore quebrada, orelhão sem telefone, lixeira quebrada, poste servindo de mural, pichações, ponto de mendigo...). Anote tudo, tudo, tudo, para podermos arrumar em seguida!

Se o prefeito e seus secretários agissem assim não seria necessária a sugestão do Wilson Ambrósio, não existiria o “De olho em Ubatuba”, eu não estaria enchendo o saco, o povo veria o amor e o carinho da administração pela cidade e o visitante sairia daqui com a impressão de que passeou numa cidade que realmente valoriza o turismo.

Ubatuba agora vai! Vem aí a ZAD - Zona Azul do Dudu, no centro da cidade. Mais um tributo para nós (e os visitantes) pagarmos.

Meu amigo Bittencourt, sei que você é um cara de visão; pegue esse dinheiro da ZAD e invista no embelezamento da cidade, pelo menos em nosso centro histórico. Vou até te dar umas dicas: Você já viu um camarão, um baiacu, um pregoava, um tangará, uma banana-ouro? Então, mande fazer algumas cabines de telefones com o formato desses nossos elementos para deixar a cidade diferente das outras. Bittencourt, você sabe quem foi Jordão Homem da Costa, Maria Alves, Hans Staden, Cunhambebe, Coaquira, Anchieta...? Mande fazer monumentos desses personagens e coloque-os nas esquinas das ruas com os nomes deles, juntamente com um histórico, para crianças e jovens aprenderem a nossa história. Bittencourt, sabe aquele praiadinho entre a ponte do Perequê-Açu e o DEPRN? Coloque ali uma original “canoa de voga” para turista fotografar. Bittencourt, coloque ali na “praça de eventos”, um guaruçá gigante com uma plaquinha alertando as pessoas para proteger e respeitar esse nosso sofrido bichinho de praia. Bittencourt, você sabe onde é o “Buraco da Dita”? Aquele buraco tem história de escravos, de ouro, de dragão... tire aquele buraco do buraco, tire aquele poste que está bem na frente dele e transforme-o em ponto turístico. Bittencourt...

É lógico que turismo não é só isso, mas, com certeza, cobrando pela ZAD e fazendo o dinheiro desaparecer é que não vai ser mesmo.

Vamos trabalhar minha gente, e chega de encostar o burro na sombra!

E por falar em trabalhar, hoje, nós do grupo O Guaruçá, do grupo de fandango do Mário Gato, Zizinho Vigneron, pescadores e outros ubatubanos, mais uma vez e de forma gratuita, trabalhamos para destacar o nome de Ubatuba na mídia. Gravamos entrevista para a TV Canção Nova, programa que em breve irá ao ar, em rede nacional, destacando a riqueza e a cultura do povo caiçara. O UbaWeb informará a data exata dessa matéria. Aguardem!

E viva o Bittencourt, novo secretário de Turismo de Ubatuba.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
ÚLTIMAS DA COLUNA "JULINHO MENDES"Índice da coluna "Julinho Mendes"
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
04/11/2022 - 05h45 Impávido cara-pálida
19/09/2022 - 06h08 Não esqueçamos...
15/08/2022 - 06h22 A educação e a mendicância
17/09/2021 - 06h30 Analogia Luso-Tupinambá
30/10/2020 - 06h41 Renovos tempos - O nosso boi renasce do mar!
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.