13/06/2021  03h09
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Luiz Moura
27/10/2005 - 11h16
UbaWeb comemora seu oitavo aniversário
 
 

Tenho impressão que foi ontem a minha conversa com Eduardo Souza, quando decidimos fazer uma revista eletrônica com periodicidade quinzenal.

Na manhã do dia 27 de novembro de 1997, foi publicado, na Internet, o número 0 de nossa pretensão: a revista UbaWeb. De início, pela falta de experiência, tivemos que alterar a periodicidade para mensal e lembro que, mesmo assim, a dificuldade para se fechar um número era enorme.

Hoje, com 8 anos, o UbaWeb é um portal que vem angariando usuários nos quadro cantos do planeta. Os sites Ubatuba - Sua opção de lazer, Guia UbaWeb - O guia de negócios de Ubatuba, UbaWebMail - O seu e-mail transportável, Postcards UbaWeb - Cartões-postais virtuais e O Guaruçá - Informação e cultura, partes do UbaWeb - O Portal de Ubatuba formam o trabalho desenvolvido nestes oito anos.

Foram muitas as transformações. A revista mensal passou a ser diária e teve seu nome alterado para O Guaruçá que conta diariamente com o acesso de aproximadamente 2000 leitores. São muitos os planos que aguardam implantação.

Aproveito, em nome do Conselho Editorial, nesta data de comemorações para agradecer aos leitores, aos colaboradores e aos críticos que nos auxiliam na melhora do trabalho. Amanhã Ubatuba comemora 368 anos. Parabéns a todos!


UbaWeb - Espaço Alternativo
Eduardo Souza

Dentre as grandes questões que o mundo enfrentará nas próximas décadas, talvez esteja a da veloz transformação das cidades e das alterações profundas em suas funções e significados. É impossível prever que homem resultará desse horizonte. Já podemos sentir esse processo. Apavora, mas, ao mesmo tempo, desafia-nos.

A tecnologia e a ciência proporcionaram ao homem instrumentos fantásticos que tanto podem lhe servir para a vida, quanto para a morte, tanto para o bem, quanto para o mal. É sempre, desde que o mundo é mundo, uma questão de valores, de meios e fins. Um martelo, por exemplo, pode ter seu uso desvirtuado e ser usado como arma na cabeça de alguém.

A informática, através da Internet, criou um novo espaço para proporcionar ao homem o que as cidades já não conseguem oferecer - espaço público seguro para que se exerça a cidadania, para a comunicação e comunhão das pessoas. Quem sabe, através deste instrumento, possamos resgatar para nossas cidades a sua fundamental dimensão: a de hábitat seguro e gerador de cultura, criador de raízes, de solidariedade e de comunhão dos homens em seus projetos de vida. A cidade, no dizer de Crhistopher Larsch, é a esperança da democracia.

As cidades estão se transformando em pesadelo, em territórios de insegurança e de horror, servindo a propósitos que, em vez de dignificar e aproximar os homens, amesquinham, diminuem e os insulam, de um lado, em nichos de riquezas, privilegiados e, de outro, em guetos miseráveis. Citando Bernard Shaw: "Todo lugar em que o homem habita, aldeia ou cidade, é um reflexo da consciência de cada indivíduo." Assim, é preciso empenho para que nas consciências prevaleça o bem e tudo o que possa dignificar o homem.

A nossa cidade, a nossa Ubatuba, que há algumas décadas era quase uma aldeia esquecida à beira-mar, incrustada na Mata Atlântica, não poderia deixar de sofrer com todas essas transformações que descaracterizaram-na. Fator decisivo neste sentido estão sendo as migrações constantes de desafortunados, pessoas em busca unicamente da sobrevivência, associados ao oportunismo de certos políticos e à ambição desmedida de grande parte dos empresários e comerciantes, despreocupados de deitar vínculos, de criar raízes. Uma cidade que vai aos poucos perdendo sua memória, uma cidade de contemporâneos e nômades, sempre prontos a partir em busca do ganho fácil e imediato.

A proposta do UbaWeb é tentar, através deste instrumento, deste espaço público que a Internet nos possibilita, falar, discutir essas realidades, contar a nossa história, falar de nossa cultura caiçara, expressar o nosso humor, nossos sentimentos, trocar informações, noticiar, falar deste pedaço do mundo banhado pelo Atlântico, enfim, tentar contribuir para que este instrumento tecnológico que o homem se deu tenha por finalidade a dignidade e o engrandecimento da nossa humanidade.

Nota: O texto UbaWeb - Espaço Alternativo, de Eduardo Antonio de Souza Netto, foi publicado como Editorial no número 0 da revista UbaWeb.


Nota do Editor: Luiz Roberto de Moura é engenheiro civil e consultor de informática. Iniciou no jornalismo em 1970 como colaborador da Folha da Baixada. Na administração pública, em Ubatuba, dirigiu várias secretarias municipais. É o responsável pelo UbaWeb - O Portal de Ubatuba.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
11/06/2021 - 05h53 Novo calendário da vacinação contra a Covid-19
10/06/2021 - 06h07 A Defesa Civil de Ubatuba está de mudança
09/06/2021 - 06h18 De olho em Ubatuba - 09/06/21
08/06/2021 - 05h58 E nas areias de Ubatuba... (CCCLXVIII)
05/06/2021 - 06h26 Mutirão contra Covid-19 em Ubatuba, hoje: 2ª dose
04/06/2021 - 06h35 Ubatuba muda formato da vacinação contra Covid-19
ÚLTIMAS DA COLUNA "LUIZ MOURA"Índice da coluna "Luiz Moura"
30/06/2008 - 17h11 Dudu e seu “plano”... de governo (?)
21/12/2007 - 14h01 Eduardo Cesar além de dem... é mentiroso
27/10/2007 - 21h38 UbaWeb completa 10 anos
10/08/2007 - 14h02 Não há saco que agüente
31/07/2007 - 14h03 Cansei, mas...
20/07/2007 - 14h12 Terra Caiçara
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.