13/06/2021  02h45
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Luiz Moura
28/09/2005 - 09h16
TV Piratoig achincalha guaruçá
 
 
 
Arquivo UbaWeb 
  No aguardo da "ilustre visita" (sic) da Anatel.


Fui aconselhado por amigos a responder a carta intitulada "TV Iperoig x TV Piratoig" publicada no site Litoral Virtual no dia 27 de setembro de 2005 e assinada pelo elemento conhecido como Eduardo Cury Russo que faz menção ao meu nome, grafando-o inclusive de maneira incorreta (1). Satisfaço os amigos, mas de antemão aviso que não continuarei a ser escada para este indivíduo.


Em primeiro lugar, parafraseando o Beberoig (os cartunistas da revista O Guaruçá agradecem os elogios), digo, o diretor da TV que se apropriou do nome original do local que lhe serve como ganha pão, seria coerente com a propalada competência se a audiência da TV correspondesse ao trabalho efetivamente realizado e não ao sustento das críticas que vem recebendo. Enfim, cada um se satisfaz com o que lhe cabe.

O "direito de resposta" não foi publicado pela revista eletrônica O Guaruçá, pelo simples motivo de não ter sido recebido pela mesma. Na ânsia de responder "as calúnias", o elemento fez mais uma, digo, alguma confusão e acabou não enviando o texto para O Guaruçá (revista@ubaweb.com). Basta que olhe na pasta "itens enviados" do seu software de envio de e-mails. Com certeza não encontrará o e-mail que diz ter enviado.

Navegando pelo Ubatuba Víbora, não encontrei o tal "direito de resposta" e supondo que o texto tenha sido o publicado com o título "Comunicado" (2), por encerrar com o nome TV Iperoig, verifiquei que ele não contém o nome do responsável e também não faz alusão alguma a revista O Guaruçá. Notei sim, que o texto contém afirmações questionadas prontamente por Sidney Borges, editor do Ubatuba Víbora.

Eduardo Cury Russo não faz parte do círculo de amizades que freqüenta a minha casa ou mantém conversas telefônicas para me fazer supor que o primeiro telefonema dele não me permita ver ameaça ao verbalizar "vou passar o rolo compressor em cima de você". Basta escutar a gravação do telefonema e ouvir a forma pejorativa com que me tratou para se constatar a ameaça feita. Quanto ao "eficaz poder judiciário" (sic), cabe a ele fazer Justiça e não transmudar-se em rolo compressor como seu particular senso de justiça o leva a crer.

Se nada há para esconder, ele deve colaborar na resposta ao requerimento (3) que fiz à Câmara Municipal de Ubatuba e explicar o acordo citado pelo seu contratante. Assim a população e os nossos leitores terão o caso esclarecido.

Quanto a criar empregos, não vou aqui invocar o testemunho de Emílio Campi, Paulo Rogério ou Davi Praxedes sobre o assunto.

Por fim aconselho (o elemento) a estudar mais sobre o bichinho, amarelinho que vive nas areias das praias, conhecido como maria-farinha ou guaruçá, pois se o andar lhe parece estranho, os hábitos e costumes do bichinho podem ser o motivo do que está lhe incomodando agora.


(1) Carta publicada no Litoral Virtual em 27/09/2005

TV IPEROIG x TV PIRATOIG - Em primeiro lugar, quero agradeçer a toda oposição da TV por estar nos tornando visíveis em suas mídias e de estarem divulgando o nome da TV que já melhorou não só em qualidade, mas também em conteúdo que aos poucos estará sendo completada em sua grade de programação.
Quero também parabenizar aos cartunistas, que tem feito as charges, pelo seu talento artístico, eu mesmo ri das colocações.
Quanto a legalidade da TV Iperoig, esclareço aos leitores que provaremos toda a legalidade da TV perante a ilustre visita que estamos aguardando da ANATEL. Serão recebidos com satisfação.
Considerando que o leitor deste jornal tem um bom discernimento cultural, avaliem:
1 - A TV Iperoig, é um projeto novo, ousado e que tem causado boa audiência nos 3.500 lares em que é assistido, podendo causar certo ciúmes em quem não foi capaz de fazer, mesmo porque, o canal 4 da Kaybee poderia ser locado desde o início das suas operações.
2 - O programa Mix de Ofertas, por exemplo, mantém 5 pessoas trabalhando e fazendo seu sustento, sem contar que é uma ferramenta de divulgação do comércio e suas ofertas, que quando vende mais dá maior estabilidade ao emprego na cidade.
3 - A atitude do Sr. Luis Moura de simplesmente veicular uma matéria em que diz calúnias que foram ventiladas sem nem mesmo ter investigado, não o faz um veículo sério e sim tendencioso.
4 - Enviamos um comunicado em forma de direito de resposta, que não foi publicado pelo Guaruça, apenas pelo blog Ubatuba Víbora.
5 - Porque será que quando algo novo e arrojado, como nossa TV é feito em Ubatuba, deve sofrer calúnias de interesses inconfessáveis?
Quantos as questões da TV ligadas à Câmara Municipal, esclareço que ajudarei no que for possível para provar a legalidade da licitação e contrato.
Acreditamos que está mais do que na hora de Ubatuba renovar e andar para frente, e que esta cidade merece um canal de TV exclusivo. Lembro também que aquele pequeno bichinho que fica na praia conhecido popularmente como Maria-Farinha ou Guaruça só anda de lado ou para trás, nunca para frente.
Lembramos também que ao Sr. Luis Moura, que fez todas as acusações, cabe o ônus da Prova e que quando mencionei Rolo Compressor, referi-me ao eficaz poder judiciário, pois acreditamos que as tais calunias nada tem de construtivas, simplesmente destrói sonhos e projetos de pessoas que estão revelando talentos e que querem o melhor para a Cidade.
Mais uma vez deixo a disposição o e-mail de nossa TV : tviperoig@terra.com.br
Mais uma vez palmas ao cartunista.
Um abraço,

Eduardo Cury Russo
Diretor - TV IPEROIG
Ubatuba, SP


(2) Comunicado publicado no Ubatuba Víbora em 14/09/2005

COMUNICADO
A TV Iperoig vem a público declarar caluniosas e repudiar, as informações publicadas através de matéria divulgada por revista virtual de Ubatuba.
O verdadeiro motivo da não veiculação do programa TV Câmara foi a solicitação pela Presidência da Câmara Municipal visando manter a ordem pública na casa de leis, frente a resistência de um operador de câmera free-lancer , que não acatou a dispensa de prestação de seus serviços, ventilando tais informações caluniosas, publicadas por aquele jornal que nem sequer teve a responsabilidade de apurar os fatos.
Esclarecemos ainda que a TV Iperoig é arrendatária do Canal 4 da TV a Cabo Kaybee, que possue licença de operação da ANATEL.
Este canal, que pela lei de TV a cabo é de cunho comercial, não tendo a obrigatoriedade de transmitir Sessões de Câmara, o faz gratuitamente à Câmara de Ubatuba em forma de utilidade pública.
O edital de licitação e contrato não prevêem veiculação do programa, apenas sua gravação e entrega em DVD para arquivos da Câmara.
A TV Iperoig coloca a disposição dos interessados, documentos que comprovam sua idoneidade total, contratação lícita e transparente por parte da Câmara.
Lamentamos que esse veículo de comunicação seja comandado por pessoa que se intitula editor daquela revista virtual publicando matérias tendenciosas, inescrupulosas e de interesses inconfessáveis.
A TV Iperoig reafirma seu compromisso com o público de manter-se imparcial em todas as questões políticas visando o bem maior da cidade de Ubatuba.

TV IPEROIG - O primeiro canal de TV de Ubatuba.

Nota do Editor - O Ubatuba Víbora recebeu e publicou a matéria que está motivando este comunicado, que necessita de alguns reparos. A Câmara Municipal de Ubatuba tem direito a um canal de TV gratuito. Isso acontece em todas as cidades onde existe televisão a cabo. Sendo assim, não há favor por parte da TV Iperoig em transmitir as sessões. Caso o contrato seja cancelado, outra produtora poderá fazer o trabalho e o sinal continuará gratuito. Como o responsável pela emissora colocou os documentos da mesma à disposição, manifestamos interesse em conhecer detalhes do contrato, que publicaremos em seguida. Tambem queremos ver a licença da Anatel para o link usado pela emissora e saber quem é o jornalista responsável pelas transmissões, bem como detalhes do contrato de trabalho dele e dos demais funcionários. Tudo em nome da transparência.


(3) Requerimento protocolado na Câmara em 16/09/2005

Ilmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba

Luiz Roberto de Moura, brasileiro, casado, engenheiro civil, residente e domiciliado a rua Coronel Domiciano, 281, Centro, neste município, portador da carteira nº 81158/D do MT CREA-SP, vem mui respeitosamente e como lhe é assegurado pela Constituição da República Federativa do Brasil requerer o que segue:

1- Fornecimento de cópia reprográfica integral dos dois processos licitatórios (editais, atas das licitações, contrato assinado com a empresa vencedora da licitação etc.) que culminaram na contratação da empresa que atualmente grava, semanalmente, as sessões da Câmara Municipal de Ubatuba;

2- Cópia do documento de cessão de bens ao contratado referido no item 1 e protocolado pelo Diretor Geral da Câmara, Paulo Roberto Conceição e

3- Certidão onde conste a informação de qual foi a quebra de acordo cometida pela TV Iperoig, mencionada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, ao jornal Imprensa Livre em matéria publicada no site www.imprensalivre.com.br as 07:25 do dia 16 de setembro de 2005.

Termos em que
P. deferimento

Ubatuba, 16 de setembro de 2005.

Eng. Luiz Roberto de Moura


Nota do Editor: Luiz Roberto de Moura é engenheiro civil e consultor de informática. Iniciou no jornalismo em 1970 como colaborador da Folha da Baixada. Na administração pública, em Ubatuba, dirigiu várias secretarias municipais. É o responsável pelo UbaWeb - O Portal de Ubatuba.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
11/06/2021 - 05h53 Novo calendário da vacinação contra a Covid-19
10/06/2021 - 06h07 A Defesa Civil de Ubatuba está de mudança
09/06/2021 - 06h18 De olho em Ubatuba - 09/06/21
08/06/2021 - 05h58 E nas areias de Ubatuba... (CCCLXVIII)
05/06/2021 - 06h26 Mutirão contra Covid-19 em Ubatuba, hoje: 2ª dose
04/06/2021 - 06h35 Ubatuba muda formato da vacinação contra Covid-19
ÚLTIMAS DA COLUNA "LUIZ MOURA"Índice da coluna "Luiz Moura"
30/06/2008 - 17h11 Dudu e seu “plano”... de governo (?)
21/12/2007 - 14h01 Eduardo Cesar além de dem... é mentiroso
27/10/2007 - 21h38 UbaWeb completa 10 anos
10/08/2007 - 14h02 Não há saco que agüente
31/07/2007 - 14h03 Cansei, mas...
20/07/2007 - 14h12 Terra Caiçara
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.