| Arquivo UbaWeb | | | | Quadro de Avisos no Anexo da Câmara Municipal de Ubatuba, local onde são fixados os editais e avisos gerais. |
|
Instigado por denúncia de que a direção da Câmara Municipal, durante o mandato do petista Jairo dos Santos, vem desrespeitando a legislação em vigor ao ocultar informações sobre o movimento diário do caixa da nossa Casa de Leis, fui até o prédio onde funciona a parte administrativa (conhecido com Anexo). Nada encontrando no Quadro de Avisos ali existente, questionei um funcionário da secretaria que, com uma cara de tacho, pediu socorro à telefonista. Por sua interferência (da telefonista), logo veio ter comigo um senhor (que deve ser um prestador de serviços, pois estava sem uniforme e crachá) alegando que a publicação não tinha sido feita, pois os computadores da Câmara tinham "pego vírus", mas que no dia seguinte (17/08) o edital seria fixado no Quadro de Avisos. Não perguntei onde se encontravam os editais anteriores. Curioso, dirigi-me ao prédio principal da Câmara para conversar com assessores de vereadores sobre o "vírus" e descobri que se tratava de uma "epidemia". Todos os computadores dos dois prédios onde funciona a Câmara Municipal de Ubatuba, segundo os responsáveis pela informatização, tinham sido "infectados" através da Internet. Estranhei por saber que são duas redes estanques, mas nada comentei. Eles ficaram sem acesso a Internet por vários dias e foram informados que seus computadores teriam que ser levados ao CPD para a retirada dos "bichinhos". Misteriosamente, alguns dias depois, a conexão com a Internet foi restabelecida sem que todos os computadores fossem "desinfetados". Os computadores criaram "anticorpos" para combater o "vírus"? No dia 17, encontrei no Quadro de Avisos os Boletins de Caixa dos dias 12/08 e 16/08. Depois desta data, o Quadro de Avisos foi examinado diariamente. Nenhum outro Boletim de Caixa foi publicado. Pelo que tudo indica, durante a administração petista, o movimento de caixa ainda não havia sido publicado. Alguém já viu o edital com o balancete relativo aos recursos recebidos e às despesas efetuadas pela Câmara? Adianto que, lá no Quadro de Avisos, nada vai encontrar. Pelo visto, nem a Câmara Municipal de Ubatuba escapou dos desmandos que acometem o município. A quem cabe a propositura da ação judicial pertinente? Os transgressores continuarão impunes?
Nota do Editor: Luiz Roberto de Moura é engenheiro civil e consultor de informática. Iniciou no jornalismo em 1970 como colaborador da Folha da Baixada. Na administração pública, em Ubatuba, dirigiu várias secretarias municipais. É o responsável pelo UbaWeb - O Portal de Ubatuba.
|