· PARE E OUÇA!
Compilado pelos herdeiros de Hendrix, "First Rays of the New Rising Sun", é o álbum com seu último trabalho em estúdio. A produção de Hendrix e Eddie Kramer faz com que as guitarras e a voz soem melhores do que nunca.
Hendrix é acompanhado, na maioria das canções, por Billy Cox no baixo e Mitch Mitchell na bateria. São 17 canções, com destaque para o riff marcante de Freedom, a belíssima balada Angel, os monumentais blues - My Friend e Belly Buttom Window -, o diálogo de Hendrix e sua guitarra em Stepping Stone e as viagens em Astro Man. Um disco indispensável para qualquer um que goste de rock, músico ou não. Hendrix continua sendo, até hoje, o maior expoente da Electric Lady.
Uma dica: descole um fone de ouvido bem legal para ouvir as sutilezas de gravação deixadas por Hendrix ao longo deste álbum, resultado de um perfeito trabalho de estúdio.
· Exercícios Diferentes
Muitas vezes a prática excessiva do instrumento condiciona-nos a certos clichês, impossibilitando que tenhamos alguns "insights" musicais. Não adianta ficar horas por dia exercitando nossos dedos e esquecermos do instrumento principal: a mente. É da mente que fluem todas as nossas idéias e ela também precisa de treino.
Experimente ficar alguns dias sem tocar. Faça uma viagem, vá acampar, pule de asa-delta, procure fazer algo que seja diferente. Quando voltar a tocar, tente transformar as emoções sentidas durante essas experiências em música.
Não se prenda a escalas, arpejos ou a qualquer tipo de teoria. Procure apenas as notas que estiverem tocando em sua mente. Trabalhe os timbres e o ritmo de acordo com o "feeling" que você está tendo, o resto é pura lapidação.
Um outro exercício interessante, praticado por alguns dos grandes guitarristas é o seguinte: pegue uma folha em branco e escreva algo, por exemplo: oceano. Em seguida, procure palavras que para você descrevam o oceano (misterioso, infinito, azul etc.). Para cada palavra, crie uma frase musical enfatizando sempre o senso melódico. Dessa forma, você terá inúmeras maneiras (frases) para descrever algo.
Procure fazer com que suas composições tenham algo a transmitir, uma mensagem. A melhor música não é feita de formulas e regras e sim de sentimento, feeling. Até a próxima!