Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 7 - Ubatuba, 12 de Abril de 1998
Próxima Página
Náutica

· Bertioga pode se transformar na capital brasileira do turismo náutico
     Ricardo Faria
     articulista@ubaweb.com

Canal de Bertioga Investidores estrangeiros apostam no potencial turístico de Bertioga (SP) e prometem investimentos em empreendimentos voltados à implantação de marinas por todo o Canal de Bertioga. O prefeito municipal, Luiz Rachid viajou para Paris a convite da Câmara de Comércio Brasil-França onde participa de exposições náuticas. Uma missão argentina já agendou visita à cidade visando entendimentos para a realização de projetos náuticos. O mesmo acontece com grupos franceses, ingleses e americanos. Segundo empresários e autoridades locais esses acontecimentos marcam o início da transformação de Bertioga na capital turístico-náutica do Brasil.
A exuberância da Mata Atlântica, dos rios e das praias é uma característica, ainda inexplorada, do Litoral Norte Paulista. O município de Bertioga sai na frente graças a visão empresarial do prefeito Luiz Rachid e seus assessores. A construção de um conjunto de marinas por investidores argentinos já foi anunciada após visita do prefeito e vários empresários locais à Expopymees, realizada em Buenos Aires. Incrementando ainda mais a proposta desenvolvimentista de construção de marinas foi apresentada a empresários franceses o que resultou na aceitação de convite para visita à França e participação em três exposições náuticas que acontecem naquele país. A iniciativa partiu de Pierre Jean Dossa representante no Brasil da Câmara de Comércio Francesa.
Segundo Rachid o que impressionou os investidores estrangeiros foi a imensa área ao longo do Canal de Bertioga, os rios Itapanhandú, Guaratuba e Itaguaré e a beleza natural do Parque Estadual da Serra do Mar. Um ambiente propício para transformar Bertioga num dos maiores centros náuticos mundiais. Isso tudo aliado a proteção do meio-ambiente, condição sine qua non para o sucesso da empreitada. Também empresários nacionais já sinalizaram quanto ao interesse de investir no turismo náutico em Bertioga.
Rio Itapanhaú - Bertioga - SP É preciso lembrar que, em março passado, o secretário de turismo de Bertioga, José Carlos Vasques, participou, em Miami, da Conferência Internacional de Navegação de Cruzeiros Turísticos - Sea Trade, com objetivo de trazer para o litoral paulista os navios estrangeiros que estão nessa rota e que já aportam em Fernando de Noronha, Angra dos Reis e Santa Catarina. O desembarque constante de passageiros é uma grande fonte de divisas que vem sendo desprezada no litoral do estado de São Paulo.
Esses fatos concretos demonstram que quando existe a vontade e a capacidade de realização, como é o caso da administração bertioguense, as soluções financeiras acabam por aparecer beneficiando, principalmente a população local.
Enquanto isso, os demais municípios que compõem o Litoral Norte Paulista vivem uma dramática situação de crise econômica e financeira. E é comum se escutar: teve muita gente nessa última temporada, mas dinheiro que é bom necas. O fato deve-se a uma incapacidade administrativa do poder público municipal nesses últimos 20 anos. Também os empresários e as próprias comunidades devem ser responsabilizados. Afinal de contas, em sã consciência, ninguém com bom poder aquisitivo e cultura irá se submeter a maus tratos, maus cheiros, praias poluídas e total falta de infra-estrutura turística que a região atualmente apresenta. A cidade de Ubatuba, particularmente, talvez seja a mais afetada pelos desmandos. As praias do Iperoig, Itaguá, Enseada e Lázaro vem sendo citadas como impróprias para banho em grandes veículos de comunicação como a Rede Globo e jornal Folha de São Paulo. A causa principal é o lançamento de esgotos in natura nos rios e lençol freático que se comunicam diretamente com o mar.Fim do texto.

Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 7 - Ubatuba, 12 de Abril de 1998
Próxima Página
Copyright © 1997-1998, UbaWeb. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página, desde que mencionada a fonte.