Pedro Carpinetti
articulista@ubaweb.com
· Distorção
Como eu havia prometido na edição passada, vou falar um pouco sobre distorção. A distorção é gerada pela saturação do sinal através de válvulas (amplificadores) e transistores (pedais). Existem vários tipos de pedais de distorção e amplificadores com ótimos timbres distortion.
Entre os pedais, os mais usados são o Boss Super-Overdrive (SD-1) e o Boss Distortion (DS-1). O Super-Overdrive possui uma distorção mais amena, sendo um efeito clássico, ideal para tocar blues e rock. Já o Distortion possui uma distorção mais hard , que possibilita tocar desde um rock tradicional até um som mais pesado.
Os amplificadores geram distorção através de válvulas, na maioria 12AX7, na seção de pré-amplificação. Eles podem ser híbridos (valvestate) ou valvulados (all tube). Entre as marcas mais usadas estão a Marshall, Fender e Mesa Boogie .
Na hora de regular seu timbre distortion e recomendável você seguir alguns conselhos: Se você usa pedais, procure regular o controle Level de forma que o sinal tenha a mesma altura quando o pedal estiver ligado e desligado. Evite usar o controle Tone no máximo para não ficar aquele som parecido com "abelha" e também evitar microfonias. Se o seu lance for segurar as bases, procure não colocar a distorção no máximo, tanto no pedal ou no ampl., obtendo um som mais cheio e encorpado.
Nos amplificadores híbridos (valvestate) preste muita atenção no controle "Contour" pois ele pode oferecer inúmeras nuances para o seu timbre distortion.
Use sempre o bom senso na hora de regular o som de sua guitarra, evitando exageros. Procure comparar vários timbres de guitarra que você curte, para ter uma base do que procurar na hora de compor seu próprio timbre.
Na música, menos às vezes é mais!
|
|
· Dicas
Na hora de comprar uma guitarra ou mesmo um violão, muita gente acaba levando gato por lebre, por não saber reconhecer as características de um bom instrumento.
Antes de sair por aí, de loja em loja, procurando por um instrumento procure responder a duas perguntas importantes: Quanto você pretende gastar? Qual é o seu estilo de musica?
Se você tem uma banda de blues, por exemplo, os modelos de guitarra mais indicados seriam a STRATO e a LES PAUL. Agora, se sua praia é o rock ou mesmo o heavy, procure guitarras com captadores de saída forte (humbucking) e alavanca com sistema de micro afinação.
Depois de definido o seu estilo e o tipo de guitarra que pretende comprar, vejamos alguns aspectos que devem ser observados com atenção na hora da compra. As partes mais importantes de uma guitarra ou violão é o corpo e o braço.
O corpo da guitarra atua como uma espécie de "caixa de ressonância", e um aspecto que deve ser observado é a qualidade da madeira. Existem vários tipos de madeira - ash, basswood, alder, entre outras - mas o importante é você analisar a guitarra com os ouvidos e não com os olhos. Beleza visual não significa beleza sonora!
O braço da guitarra é a parte quer deve merecer maior atenção na hora da compra. Observe a espessura, tipo de madeira, fingerboard (escala), e procure observar se o braço não esta empenado. Aqui vai uma dica para saber se o braço esta empenado: aperte, ao mesmo tempo, a corda na primeira e ultima casa olhando para o centro do braço - a corda deve estar encostada por igual em todos os trastes, caso contrário o braço esta empenado.
Após ter comprado seu instrumento é importante leva-lo à um luthier para que ele faça a primeira regulagem, garantido uma vida maior ao seu instrumento.
|