|
Caxorrada com X!
Pois é isso mesmo, e sabe porque?
Em 1976 foi fundada em Ubatuba uma escola de samba que tinha tudo para ser a melhor se não fosse a parcialidade de alguns "ditos conhecedores" que foram escolhidos para formar a comissão julgadora do Carnaval de Ubatuba do ano seguinte.
As escolas desfilaram frente ao palanque da comissão, mostraram suas comissões de frente, seus abre alas, suas alas, seus passistas, seus carros alegóricos, a rainha da bateria e a bateria.
Algumas diferenças eram visíveis, para qualquer leigo. Enquanto uma escola desfilava com camiseta Hering, outra mostrava plumas, penas de pavão, brocais, miçangas e paetês. Mas para os "ditos conhecedores" isso não bastava e as notas foram dadas. Para a HERING nota 10 e para o resto nota 7. Que CACHORRADA.
Daí surgiu a CAXORRADA. Fundada, em 1977, por pessoas conhecidas em Ubatuba (Richard, Nenê, Vital, Toninho Gomes, Toninho Sapo, Gino, Orlando Araca, Carlito, Daíco, Sérgio Epifânio, Aladinho, Augostinho, Zé Cruz, Ermelinda, Dona Elisa, Seu Dirvanil, Íte, Cajú, Geraldinho, Pico e Giba), que para mostrar seu descontentamento saiu no ano seguinte (1978) com o nome de CAXORRADA, com fantasias bem escrachadas, com uma nota 10 no peito, onde os homens saiam vestidos de mulher e as mulheres vestidas de homem.
O que nunca se pensou é que aquela iniciativa teria tamanha aceitação a ponto de durar até os dias de hoje.
Daí para frente foi instituído o mascote do Bloco que não poderia ser outro senão um cachorro, que era montado em cima de um Fusca, lá na oficina do Meirimar e do Zézinho, com a colaboração do Marci, Bioco, Zezinho, Ideo, Meirimar, Donizete, Pintado, Baquinha, Carlinhos, todo em estopa branca com manchas pretas.
Ano a ano ele recebia nomes de acordo com situações do momento, tais como O CÃOJUNTIVITE, inspirado na praga da conjuntivite, O ROKÃO ( ano do ROCK IN RIO), O CÃODIDATO (nas eleições das Diretas), O BIONICÃO (candidato Biônico), O CÃOMISINHA (quando da campanha contra a AIDS), CÃOLORIDO (Collor de Melo), REICÃO e outros mais.
Além disso o Bloco contava com uma letra própria, que se tornou o hino para todos os carnavais :
Na CAXORRADA cada um é o que é
Na CAXORRADA ela é homem ele é mulher
Na cachorrada cada um faz o que quer
É, CAXORRADA assim não dá mais pé
Cachorro velho, cachorro novo
Cachorro pobre, cachorro rico
Tem perdigueiro, tem papa-ovo
O bom cachorro se conhece pelo grito.
|