28/11/2024  21h54
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Meio Ambiente
12/01/2006 - 07h52
Pesquisadores da UMC identificam nova espécie
 
 

Pesquisadores da UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, sob coordenação da bióloga Maria Santina de Castro Morini, identificaram no Parque das Neblinas uma espécie de formiga ainda inédita no mundo. A pequena moradora da reserva ainda não recebeu um nome científico, mas já se sabe que é do gênero Megalomyrmex, caracterizado por ter como habitat as matas tropicais.

"As formigas, devido aos seus atributos biológicos, são consideradas insetos bioindicadores, assim o conhecimento de sua fauna pode nortear programas de conservação, o que é de vital importância para as regiões citadas", afirma Maria Santina, que tem como objetivo mapear todos os principais fragmentos de mata da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e do Rio Itatinga, áreas ricas em mananciais, para catalogar a fauna de formiga existente na região.

"O Parque das Neblinas tem se mostrado uma área muito rica em espécies de fauna e flora e, com isso, tem se tornado uma importante fonte de pesquisa para especialistas de todas as áreas. A identificação de uma espécie inédita é sinal de que todo o trabalho de preservação da biodiversidade do Parque das Neblinas tem sido desenvolvido com sucesso", afirma Paulo Groke, gerente de Projetos Ambientais do Instituto Ecofuturo, ONG que mantém e administra o Parque das Neblinas.

Parque das Neblinas

Localizado no município de Bertioga, em São Paulo, mas com acesso via distrito de Taiaçupeba em Mogi das Cruzes, o Parque das Neblinas é uma excelente opção de passeio para as férias de verão. Reserva privada de 2,8 mil hectares de Mata Atlântica, sendo 518 hectares reconhecidos pelo Ibama como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), o Parque das Neblinas impressiona pela revitalização da natureza e presença exuberante de flora e fauna da região.

Com o processo de regeneração da mata nativa da área, iniciado pela Suzano Papel e Celulose em 1988, o Parque das Neblinas abriga 309 espécies arbóreas nativas, sendo 90 delas em áreas de antigos plantios de eucalipto e 48 espécies de plantas com potencial uso medicinal. "Foram encontradas espécies que somente existem em ambientes muito preservados", diz Groke.

O levantamento de aves indicou a ocorrência de 229 espécies, 18 delas existentes somente na Mata Atlântica local. Isso demonstra o grande potencial da região para trilhas de observadores de pássaros, um estilo de ecoturismo que aumenta ano a ano. No Parque das Neblinas também vivem cerca de 29 mamíferos como a anta, o maior mamífero da América do Sul, e a onça parda, o segundo maior predador da Mata Atlântica; 111 espécies de formigas e 34 espécies de anfíbios.

Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo é uma organização não-governamental, criada em 1999 pela Suzano Papel e Celulose e que hoje tem atuação independente da empresa. Sua missão é promover a educação para o protagonismo, visando à integração do homem com a natureza.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEIO AMBIENTE"Índice das publicações sobre "MEIO AMBIENTE"
05/05/2022 - 06h58 Para que serve o monitoramento ambiental?
14/02/2022 - 05h56 Gambás, nossos vizinhos essenciais
04/10/2021 - 05h50 7 dicas para a separação correta do lixo
13/08/2021 - 05h47 Como ensinar as crianças a amarem os anfíbios
13/06/2021 - 07h06 Amazônia 4.0
04/06/2021 - 06h31 Meio ambiente e sustentabilidade
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.