17/08/2019  19h40
· Guia 2019     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ilhabela
20/06/2019 - 08h03
Barra Velha recebeu 1ª Sessão de Câmara Itinerante
 
 
Divulgação 

Segunda-feira (17/6), o maior bairro do município de Ilhabela, a Barra Velha, recebeu a primeira Sessão de Câmara Itinerante com a presença de mais de 100 pessoas que ouviram toda a demanda apresentada pelos vereadores, com apontamentos sobre a qualidade das vias, dificuldade de acesso, questões de segurança, melhorias em escola entre outras situações entre outras inúmeras questões que foram levantadas em requerimentos anteriores e que ainda não foram solucionados.

O presidente da Câmara Marquinhos Guti, logo após a fase de aprovação de todos os 40 requerimentos e indicações, apresentou os secretários presentes na Sessão para o conhecimento de todos. O primeiro foi o secretário de Administração, Edvaldo Anísio da Silva, seguido da secretária de Educação Edina Paula Roma Teixeira, o secretário de Saúde Dr. Alberto Mavignier Gattas Orro, o secretário Adjunto de Saúde Gustavo Barboni, o secretário de Obras Rogério de LUca, o secretário de Serviços Municipais José Messias dos Santos, a secretária de Turismo Bianca Colepicolo e o secretário de Cultura Adalberto Henrique da Silva Lopes.

Durante a Tribuna

Na tribuna o vereador Luiz Paladino (PSB) elogiou o projeto da itinerante idealizado pelo vereador Valdir Veríssimo (PPS) e agradeceu a presença de todos os secretários do executivo que compareceram. O parlamentar que entrou com requerimentos voltados para segurança, manutenção e esporte, enfatizou a importância de ciclovias e ciclofaixas, bem como áreas de lazer e um espaço cultural no bairro.

Sobre a importância da sessão itinerante, Paladino afirmou estar de acordo com o deslocamento dos vereadores para os bairros, como um tendência mais assertiva onde o político deve estar ainda mais próximo do povo.

O vereador Anísio Oliveira (DEM) apresentou todos os requerimentos que foram feitos para a sessão itinerante, inclusive com outras que já foram solicitadas em anos anteriores. Entre seus apontamentos, a UBS do Alto da Barra Velha foi enfatizada por continuar péssimo estado mesmo após a reforma feita recentemente. A falta de rede coletora de esgoto nas ruas Petrolínio da Silva e Virgílio Basílio também foram destaque em seus requerimentos. “Foi passado rede de esgoto da Barra Velha inteira: Zabumba, Carijós, Mato Grosso do Sul, Salvador Arena, até no Buraco Fundo, na Carlos Alberto que nem rua tem, tem esgoto. Mas essas duas ruas foram esquecidas”, afirmou.

Anísio chegou a apresentar o requerimento nº 407/2018 sobre a desapropriação de uma área na rua Antônio Carlos Aires da Fé que está sendo invadida, mas que poderia ser uma área verde como um parque, já que está em uma área de preservação ambiental.

Em fala da tribuna, o vereador Mateus Pestana (PcdoB) apresentou parte dos 104 documentos protocolados ao longo dos anos que ele afirma ser necessário, mas que muitos ainda não foram feitos. Entre as demandas ele citou vários pontos que devem receber melhorias, como instalação de pontos de ônibus, o centro comunitário que poderia ser utilizado pelos moradores, mas que foi abandonado antes de sua abertura.

O vereador Thiago Souza (SD) aproveitou a presença do secretário de Obras e o secretário de Serviços Urbanos para falar da possibilidade de alargamento da curva na rua do Zabumba, na altura do nº 545, onde caminhão e ônibus não passam. “Em 2017 fui atrás da Fênix, fiz esse requerimento porque não acho justo os moradores da Toca da Raposa, do Senzala, do Tesouro da Colina ir lá do alto da rua e ter que caminhar em dia de chuva cerca de 2 a 3 quilômetros porque tem um bico de terra que atrapalha”, explicou.

A vereadora Nanci Zanato (PPS) reclamou diretamente para o secretário de Obras quanto aos inúmeros buracos existentes nas vias e as dificuldades dos motoristas ao transitar na Barra Velha e se prontificou a apresentar os bairros para a secretária de Turismo, Bianca Colepicolo.

Com 11 requerimentos voltados para o bairro, o vereador Cleison Guarubela (DEM) discutiu em tribuna a situação das vias e relembrou que se a prefeitura atendesse todos os requerimentos dos vereadores a cidade seria outra. “Sempre quando chega resposta de requerimento na Câmara, diz ‘está no cronograma’, mas esse cronograma não anda. A gente anda na barra velha, principalmente no alto: só reclamação de população, principalmente de calçada. Por exemplo, aqui na rua São Paulo, fizeram a rua, mas a calçada está mal feita”, afirmou.

Como professor, o vereador Valdir Veríssimo solicitou a implantação de coberturas entre as salas da escola Paulo Renato. “A gente sabe de todas as demandas, sempre cobravam da Câmara políticas públicas, agora é um novo governo, mudou-se a página e o que passou passou. É pouco tempo que falta, mas dá pra fazer muito. Então secretária [de educação], por favor, juntamente com a secretaria de obras, coloque isso em prática, acho que a gente consegue fazer uma cobertura, com pergolados, acho que dá prazer algo bem legal unindo uma sala na outra, resolver e tirar nossas crianças da chuva que não é fácil”, afirmou.

O presidente da Câmara, Marquinhos Guti agradeceu a participação de todos e ao vereador Valdir pela itinerante e o apoio na conquista da presidência da Câmara. “Isso aqui é uma forma de mostrar um novo formato de política: indo até a população. Quando começamos tínhamos 3 sessões de Câmara, hoje estamos com 5: são 4 sessões ordinárias e mais uma sessão itinerante. [...] Estou contente com a presença de vocês e peço de forma especial ao Edvaldo, que faz a interlocução do governo com a Câmara, Rogério secretário de Obras e Messias [secretário de Serviços Urbanos], são 41 pedidos de forma especial para a Barra Velha. Quero que tenham uma atenção especial, porque o que pedimos é que a população pede”, concluiu.

Tribuna Popular

No uso da Tribuna Popular, o morador Felipe Gomes solicitou mais atenção sobre as obras públicas realizadas, em especial o Campo do Leandro, que foi objeto de requerimento dos vereadores. "O que foi prometido foi manchado, tem uma mácula, tanto pela execução da obra por parte da empresa eu pediria que ela fosse punida. Não sei quais são os mecanismos de execução, mas eu peço que seja punida", solicitou o morador que ainda sugeriu que as sessões ordinárias também fossem realizadas nos bairros, com averiguação da situação do bairro por cada comissão.

O morador Alexandre Antonio Cezar também utilizou a tribuna para solicitar que a demanda de alargamento da rua do Zabumba seja feita com a possibilidade de desapropriação de um terreno para facilitar a manobra dos veículos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ILHABELA"Índice das publicações sobre "ILHABELA"
09/08/2019 - 08h01 Festivais da Tainha e do Camarão
19/07/2019 - 06h52 Testes para viabilizar o uso do  Aquabus
18/07/2019 - 06h55 Sessão Extraordinária durante recesso legislativo
01/07/2019 - 06h17 Semana de Monotipos, em Ilhabela (SP)
09/06/2019 - 06h37 Audiência pública para tratar da LDO de 2020
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2019, UbaWeb. Direitos Reservados.