20/07/2019  00h31
· Guia 2019     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ilhabela
12/11/2018 - 07h24
5º Festival de Música na Escola será no dia 24
 
 
Semifinais emocionaram jurados, pais, alunos e toda a equipe da Secretaria de Educação

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, prepara a 5ª edição do Festival Música na Escola, que já tem data marcada para ocorrer: 24 de novembro, às 9h, no Centro Cultural Baía dos Vermelhos, no extremo sul do arquipélago.

O projeto Música na Escola acontece durante todo o ano letivo nas unidades escolares de Ensino Fundamental I e II, sendo ministradas pelos professores de artes e ‘padrinhos musicais’ (músicos locais credenciados pela Prefeitura) e alguns parceiros. “O Festival é a etapa final desse trabalho, que envolve os professores da disciplina de artes, incluindo capacitações, instrutores musicais, alunos e toda a equipe escolar”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Todos os anos a qualidade musical apresentada pelos alunos aumenta. “Quando nos referimos à qualidade musical, não estamos falando apenas da melhor voz; essas não são julgadas, já que o intuito é incentivar a música e não descobrir novos cantores;esse não é o nosso objetivo. A qualidade inclui as letras, os arranjos, a integração e a colaboração entre os estudantes. A música tem que ser sentida, tem que tocar e aflorar os sentimentos e o que há de melhor em cada um de nós”, explicou a coordenadora pedagógica de artes e responsável pelo evento, Andrea Battesini.

Os objetivos do projeto são muitos. “O Festival Música na Escola, proporciona espaço para que crianças, adolescentes e jovens expressem seus sentimentos por meio da melodia, mostrem o seu trabalho e conheçam o de seus colegas; desenvolvam a criatividade, a sensibilidade e a integração escola-família e comunidade. O trabalho utiliza a música como elemento pacificador; amplia o universo cultural, social e artístico de nossas crianças, abrindo espaço para o florescimento de novos talentos; desperta o protagonismo juvenil, o sentimento de pertencimento, o desafio e a integração com as demais linguagens e o respeito às diferenças”, salientou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

Três fases compõem o festival; a primeira inclui o período de inscrições e ensaios, a segunda são as semifinais e a última, a tão esperada final entre os destaques de cada unidade escolar. “As semifinais são intensas, as crianças se dedicam muito, e apenas uma música passa para a grande final. Ser jurado é uma grande responsabilidade; é preciso perceber os detalhes da apresentação e na reação dos colegas”, disse Battesini.

As composições fazem parte do processo. “Muitas delas, soam como reflexões, desabafos, alertas, homenagens, contam a história de vida do aluno ou de sua família. Há relatos que nos surpreendem e nos emocionam, outros se destacam com letras engraçadas e hilárias”, observou o diretor pedagógico do ensino integral e jurado, João Paulo Souza.

O tema é livre e os gêneros, diversificados, como rap, romântico, pop, rock, gospel e muito mais. “Não é só a disciplina de artes, a língua portuguesa e outras matérias também têm participações importantes e fundamentais. Escrever uma letra, além de inspiração, necessita de coerência e interpretação de texto”, destacou Yeda.

História

O “Projeto Música nas Escolas” surgiu em 2012, mediante a necessidade de adequar uma metodologia para responder ao cumprimento da Lei 11.769/2008 que prevê a obrigatoriedade do ensino da música nas unidades escolares. Os professores de artes passam por formação quinzenalmente e são eles os disseminadores do conteúdo a todos os alunos do Ensino Fundamental I e II. Essas aulas representam hoje 25% da matriz curricular da disciplina.

Com o sucesso e bons resultados, talentos foram surgindo nas escolas, levando a Secretaria de Educação a incluir em seu calendário oficial dois eventos: o Festifan – inserido no “Projeto Música na Escola”, onde as Fanfarras das escolas de Ensino Fundamental II são orientadas por instrutores em aulas semanais, visando a apresentação no próprio festival e no Desfile de Aniversário da cidade, e o Festival de Música, com os alunos da rede municipal, na faixa etária de 6 a 14 anos.


A 5ª edição do Festival Música na Escola, acontecerá em 24 de novembro, às 9h, no Centro Cultural Baía dos Vermelhos, no extremo sul do arquipélago.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ILHABELA"Índice das publicações sobre "ILHABELA"
19/07/2019 - 06h52 Testes para viabilizar o uso do  Aquabus
18/07/2019 - 06h55 Sessão Extraordinária durante recesso legislativo
01/07/2019 - 06h17 Semana de Monotipos, em Ilhabela (SP)
20/06/2019 - 08h03 Barra Velha recebeu 1ª Sessão de Câmara Itinerante
09/06/2019 - 06h37 Audiência pública para tratar da LDO de 2020
01/06/2019 - 06h04 Data de entrega do Hospital Regional do LN
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2019, UbaWeb. Direitos Reservados.