06/02/2025  04h03
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Pets
28/01/2016 - 14h10
Cuide bem da saúde do seu pet!
 
 
Animais de estimação também precisam de uma rotina médica, segundo especialista da Anhanguera

Muitas pessoas costumam aproveitar o início do ano para fazer um check up e conferir como anda a saúde. Segundo os especialistas, tal prática deve ser estendida para todos os membros da família, inclusive aos animais de estimação. De acordo com a médica veterinária e professora da Faculdade Anhanguera de Campinas, Luciana Orsi, prestar atenção nos cuidados com a saúde do animal é a melhor maneira de garantir uma vida plena e cheia de energia para os pets.

Uma boa rotina veterinária inclui manter a vacinação em dia, o controle do peso e a prevenção contra pulgas e carrapatos, assim como os vermes. “Todas as informações e registros precisam estar anotados na carteira de vacinação. O dono deve ficar atento para não deixar passar os prazos de reaplicação das vacinas e das medicações contra os parasitas”, afirma Luciana.

No dia a dia também são necessários alguns cuidados para garantir a saúde dos animais. Primeiramente, a alimentação: “muitos donos acabam oferecendo parte do seu próprio alimento por acreditar que o animal ficará com vontade. Além da informação não proceder, o ato pode representar um grande risco para a saúde, já que muito do que comemos pode não ser bem absorvido pelo organismo deles”, adverte a professora da Anhanguera, complementando que o ideal é sempre buscar orientação do médico veterinário sobre alimentação adequada para cada espécie.

A saúde bucal dos pets também merece atenção: doenças dentárias afetam até 80% dos animais com mais de três anos e, assim como nos humanos, pode haver consequências graves devido a uma saúde dental deficitária. “Tártaro, cáries, e todos os problemas que afetam a boca dos seres humanos também podem afetar a boca do pet, por isso é tão importante manter uma rotina de higienização bucal, com escovações diárias e limpeza periódica dos dentes, feita por um veterinário”, recomenda.

Além disso, a médica veterinária orienta que os animais devem ser mantidos em ambientes limpos, arejados, com sombra e com água fresca sempre à disposição. Claro que, tudo isso, acompanhado de doses generosas de carinho e atenção irão garantir anos de muitas lambidas, abanadas de rabo e travessuras.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "PETS"Índice das publicações sobre "PETS"
22/12/2022 - 06h07 Os fogos de artifício podem prejudicar os pets?
18/10/2022 - 05h44 Aqueles cães abandonados foram resgatados
09/10/2022 - 05h52 No Brasil, a maioria dos pets foram adotados
25/05/2022 - 06h33 A ração adequada para filhotes de gato
17/01/2022 - 06h16 Cinco cuidados com os pets no verão
15/03/2021 - 06h33 O impacto da pandemia no comportamento dos cães
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.