06/07/2025  07h34
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Pets
20/09/2013 - 18h00
Será que todos os cães se adaptam à natação?
 
 

Você achava que era só o Cesar Cielo que poderia dar um espetáculo nas piscinas? Os cães também podem nadar, e muitas raças são exímias nadadoras! Mas nada de obrigar seu pet a entrar na água: isso pode ser traumático a ele. Nem todos os cães gostam ou se adaptam ao esporte.

Para a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita (veterinario24horascuritiba.com.br) Rhéa Cassuli Lima dos Santos, as raças que mais se habituam à natação são: os labradores e Golden retrievers, o cão d’água português, os pointers e outros cães de caça. “Essas raças foram desenvolvidas para buscar a caça mesmo quando ela cai dentro da água. Algumas raças chegam a ter adaptações morfológicas para nadar melhor. Outras raças, porém, não são normalmente bons nadadores, devido a sua estrutura corporal e outras características”, explica Rhéa.

Para os donos que vão se aventurar na água com seus cães é bom ficar atento a alguns cuidados. “O ideal é proteger os ouvidos antes de entrar na água, secar bem os pelos e ouvidos após, e cuidar com a temperatura no dia da prática. O cloro também pode afetar os pelos e as peles mais sensíveis podem sofrer com isso. É recomendado o uso de xampus e outros produtos hidratantes após a prática”, acrescenta a veterinária.

Além da diversão, a natação também apresenta vários benefícios aos cães, principalmente aqueles que estão na luta contra a balança. “É uma ótima atividade física, ajuda o controle do peso, e melhora o preparo físico, desde que praticado conforme recomendação do médico veterinário e sempre com a supervisão do responsável. E o pet nunca deve ficar sozinho na piscina: às vezes sair da piscina não é tão simples como entrar e o cão pode chegar à exaustão antes que alguém o socorra”, recomenda a veterinária.

A adaptação ao esporte e o condicionamento físico são ganhos graduais. Cães também sofrem com o sedentarismo e forçá-los numa atividade física repentina e não adequada pode ser mais maléfico do que benéfico.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "PETS"Índice das publicações sobre "PETS"
22/12/2022 - 06h07 Os fogos de artifício podem prejudicar os pets?
18/10/2022 - 05h44 Aqueles cães abandonados foram resgatados
09/10/2022 - 05h52 No Brasil, a maioria dos pets foram adotados
25/05/2022 - 06h33 A ração adequada para filhotes de gato
17/01/2022 - 06h16 Cinco cuidados com os pets no verão
15/03/2021 - 06h33 O impacto da pandemia no comportamento dos cães
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.