24/04/2025  20h01
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Transportes
16/09/2012 - 10h03
Ferrovia, modo mais barato e menos poluente
 
 
No mínimo 2,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono seriam eliminadas da atmosfera anualmente, caso trens transportassem 10% das cargas intermunicipais transportadas em rodovias

Nos últimos anos os fabricantes de material rodante para transporte de carga reduziram o peso e aumentaram a capacidade dos vagões e os operadores ferroviários por meio de novas técnicas operacionais - com utilização de controle eficiente do diagrama de marcha dos trens - aumentaram a eficiência energética, além de reduzirem as emissões de gases.

Produtos desenvolvidos neste sentido para atender os mercados de carga e passageiros sobre trilhos serão destaque durante a 15ª Feira Negócios nos Trilhos, que acontecerá no período de 06 a 08 de novembro de 2012, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

“Considerando o segmento de transporte público de passageiros sobre trilhos, as fabricantes da área como Alstom, Bombardier e Siemens estão entre as empresas que desenvolveram inúmeras soluções em material rodante e sinalizações, tudo para diminuir o uso de combustível, e obter maior eficiência energética e menor emissão de gases. As inovações serão divulgadas durante o evento Negócios nos Trilhos”, diz Michael Fine, gerente de Eventos da UBM Brazil, organizadora do encontro.

Entre os produtos está o Citadis, modelo de VLT que a Alstom desenvolveu como uma solução moderna e sustentável, pois tem capacidade de transportar volume de passageiros equivalente a 50 carros ou três ônibus. O veículo tem um gasto de energia, por passageiro, 75% menor do que um ônibus elétrico e emite um quarto do ruído de veículos.

“Neste ano, a Alstom dá continuidade a ações para melhorar a mobilidade urbana no Brasil, com ênfase nas soluções mais adequadas para cada cidade”, afirma Marco Contin, diretor-geral do setor Transporte da Alstom no Brasil.

No caso da Bombardier, a empresa apresentou recentemente o Bombardier Primove, um sistema que permite que a alimentação aos VLTs se realize sem nenhum contato elétrico. O princípio inovador do Primove está na transferência elétrica por indução magnética segura, já utilizada em espaços industriais, e agora, aplicado aos veículos ferroviários. Combinado com a nova tecnologia Bombardier Mitrac Energy Saver, que armazena a energia elétrica gerada durante a frenagem do veículo, permite economia de energia de até 30%.

Bondes e VLTs são modo de transporte com alta eficiência energética, consomem até cinco vezes menos energia por passageiro do que automóveis que transportam, em média, de um a dois passageiros. A família de VLTs Flexity da Bombardier é projetada para uma mobilidade sustentável durante sua vida útil, permitindo um índice de reciclagem de 92%, índice de recuperação de reciclado e recuperação de energia de cerca de 98%.

A Siemens desenvolveu o sistema para os trens na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, que é operado pela concessionária ViaQuatro. Trata-se do sistema de sinalização mais moderno do mundo para essa modalidade de transporte. É a primeira frota sem condutor baseada no conceito de automação integral em comunicação (CBTC). Essa solução permite a operação remota dos trens e um menor tempo de espera para o usuário na estação, reduzindo o intervalo de circulação entre as composições.

Outra solução inédita no sentido da inovação tecnológica é o retificador controlado, que permite regular o consumo de energia para atender os trens, assim é possível utilizar exatamente a energia necessária evitando desperdício.

Sobre a Feira Negócios nos Trilhos (NT 2012) - Realizada pela UBM Brazil, a 15ª edição da Feira Negócios nos Trilhos, está com quase 100% da área disponível para exposição comercializada. A edição 2012 deve receber mais de 7.500 visitantes e cerca de 180 expositores. Considerado o maior encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a Feira Negócios nos Trilhos, que faz parte do portfólio de eventos de transportes da UBM Brazil - é conhecida por reunir as principais empresas da cadeia produtiva, operadoras de carga e passageiros, fornecedores do Brasil e exterior e, principalmente, por ser palco de lançamentos das grandes novidades desenvolvidas pelo setor metroferroviário.

Sobre a UBM Brazil - No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de Feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional, empresa líder global em mídia de negócios com sede em Londres. Nos mais de 30 países onde atua, a UBM constrói relacionamentos duradouros e oferece eventos que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global.

15ª Feira Negócios nos Trilhos (NT 2012)
www.ntexpo.com.br
De 06 a 08 de novembro de 2012
Das 13 horas às 20 horas
Pavilhão Vermelho - Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo - SP

Obs: Proibida entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TRANSPORTES"Índice das publicações sobre "TRANSPORTES"
26/09/2020 - 06h34 Dicas para se proteger ao fazer entregas com moto
12/07/2018 - 06h51 Brasil: um país prioritariamente rodoviário
05/05/2018 - 08h35 Etiquetagem de pneus: o que você precisa saber
21/01/2018 - 07h00 O caminho para uma mobilidade humana inteligente
13/10/2017 - 08h04 Sudeste vive epidemia de roubo de cargas
04/08/2017 - 05h37 Licenciamento de veículos com placas final 5 e 6
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.