29/11/2024  20h41
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Moda e Beleza
25/03/2012 - 10h02
Te cuida, Zara!
Gilberto Strunck
 

Na moda, as tendências são efêmeras. É necessário muita sensibilidade, produtividade e logística para identificar os desejos e necessidades das pessoas e transformá-las em produtos que cheguem rapidamente às lojas. Unindo todas estas características, e ainda a preços acessíveis, a Uniqlo avalia a sua vinda para o Brasil.

A Uniqlo é uma marca japonesa que aposta em um conceito de moda unissex e funcional. O nome da loja, aliás, é uma mistura das palavras “unique” e “clothes”. A marca existe desde 1985, no Japão, onde estão cerca de 800 das suas quase 1.000 lojas. Em contínuo processo de internacionalização, traz um modelo de negócios que reúne fast fashion, experiência de compra e bons preços.

Hoje, a Uniqlo está presente, na Coréia do Sul, Malásia, Cingapura, Taiwan, Hong Kong, Tailândia, França, Reino Unido, Rússia, Estados Unidos e, brevemente nas Filipinas.

A marca se responsabiliza pelo ciclo completo dos seus produtos, da compra do algodão à produção de tecidos próprios e exclusivos. A maioria das roupas é confeccionada na China, processo que permite baixar preços, tornando-os acessíveis e um dos principais diferenciais da marca.

Outra vantagem é a produção de uma moda universal, que pode ser usada por todos e em todos os lugares, com uma rápida chegada às lojas. O resultado é uma excelente aceitação por parte do público.

A arquitetura das lojas é simples, clean. Um cenário branco destaca as mercadorias à venda. Os expositores de roupas seguem o mesmo conceito, sem muita presença, com o objetivo de valorizar apenas os modelos apresentados.

A comunicação nos pontos de venda condiz com as características modernas e despojadas da marca. As lojas, quase sempre bem grandes, exibem seu merchandising em telas com imagens em movimento. No caso da loja que acaba de ser inaugurada na 5ª Avenida, em Nova Iorque, enormes telas de LED instaladas nos elevadores, servem de cenário para os manequins.

Um dos pontos altos da Uniqlo é a forma como cada produto é apresentado. Ao lado dos manequins com as combinações dos modelos de roupas são disponibilizadas informações sobre as tecnologias empregadas, seus atributos e benefícios.

Em outras palavras, a marca consegue provocar o desejo pelo design e transformá-lo em necessidade pela informação. O design convence o lado direito do cérebro, mais emocional e instintivo. Já as tecnologias apresentam os argumentos que o lado esquerdo precisa para racionalizar a compra e efetivá-la. Com a união do emocional e do racional, é possível estimular a compra por impulso, incentivada pelos preços da rede.

A proposta da Uniqlo casa muito bem com o perfil do consumidor brasileiro, atento à moda jovem, antenada, contemporânea e com preços justos. Aliada à comunicação de merchandising e ao fato de o brasileiro ser um dos povos que mais compram por impulso no mundo, a Uniqlo, quando vier, terá excelentes vantagens no Brasil.


Nota do Editor: Gilberto Strunck é sócio-diretor da agência DIA Comunicação, designer e autor do livro “Compras por Impulso: Trade Marketing, Merchandising e o Poder da Comunicação e do Design no ponto de venda”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MODA E BELEZA"Índice das publicações sobre "MODA E BELEZA"
04/12/2021 - 05h52 Extensão de cílios
06/01/2021 - 06h05 Naturalidade é tendência de beleza para 2021
20/09/2020 - 07h18 Vamos falar de rejuvenescimento facial?
18/07/2020 - 07h17 Motivos para se depilar com cera no inverno
08/11/2019 - 06h33 Tendências de loiro
27/07/2019 - 07h20 Batom caseiro vegano
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.