08/07/2025  10h53
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Moda e Beleza
21/04/2004 - 14h08
Pernas bonitas, antes e depois de ter filhos
 
 

Vasinhos e varizes afetam as mulheres de diferentes formas, antes de o bebê nascer, no pós-parto e, em especial, quando as crianças já estão crescidas.

O cirurgião vascular Kasuo Miyake, doutor em Cirurgia Vascular pela USP e diretor da Sociedade Brasileira de Laser em Cirurgia, aponta as soluções que devem ser buscadas pela mamãe em cada fase:

1) Durante a gravidez

A gravidez é uma das principais causas das varizes. O aumento de peso, alterações hormonais, a compressão do útero sobre a veia cava e o aumento do volume de sangue, que sobrecarrega as veias durante a gestação, são fatores que propiciam o surgimento de vasinhos. Há como reduzir o problema: basta tomar alguns cuidados básicos, como alimentação balanceada, para ajudar a manter o peso, muita hidratação, exercícios físicos (sempre respeitando as indicações médicas) e movimentação constante das pernas, para ajudar o bombeamento do sangue. As meias elásticas só devem ser usadas por recomendação de um cirurgião vascular.

2) Uma nova mamãe

Depois de três meses do nascimento do bebê, a mamãe poderá procurar um médico para tratar os vasinhos. Alguns dos vasos formados durante a gravidez sumirão logo após o parto. O tratamento indicado é bastante simples e indolor: "As aplicações de laser ou de injeções de glicose, aliadas ao aparelho Cryo5 (que solta jatos de ar congelado na pele e evita as dores) costumam dar conta do problema", explica Miyake. Mesmo no caso de varizes maiores, que requerem uma cirurgia, o avanço nas técnicas de laser e de anestesia tornaram o procedimento muito mais seguro e rápido. O procedimento pode ser marcado para quando o bebê tiver seis meses.

3) Mamães de longa data

Com os filhos crescidos, é hora de a supermãe investir no próprio corpo. Novamente, uma série de aplicações de laser ou injeções de glicose vai sanar os vasinhos mais finos e aparentes. A técnica cirúrgica conhecida como "agulha de crochê" vai dar conta das varizes que alimentam as veias menores. Mas Miyake lembra que a garantia de pernas bonitas está também em alguns cuidados tomados em casa: "é essencial que as mulheres se exercitem, o que ajuda na circulação sanguínea, mantenham o peso e evitem ficar muito tempo sentadas ou em pé", diz o cirurgião.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MODA E BELEZA"Índice das publicações sobre "MODA E BELEZA"
04/12/2021 - 05h52 Extensão de cílios
06/01/2021 - 06h05 Naturalidade é tendência de beleza para 2021
20/09/2020 - 07h18 Vamos falar de rejuvenescimento facial?
18/07/2020 - 07h17 Motivos para se depilar com cera no inverno
08/11/2019 - 06h33 Tendências de loiro
27/07/2019 - 07h20 Batom caseiro vegano
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.