30/11/2024  07h44
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Moda e Beleza
21/04/2009 - 13h04
Cosméticos exóticos: a febre do momento
Rodrigo Hernandes
 

Você trataria sua pele com a água do Mar Morto, com produtos provenientes da jaca, da baba de caracol e de veneno de cobra? Pois bem, alguns dos cosméticos mais usados atualmente são feitos com substâncias, digamos, incomuns.

Formulações com substâncias não convencionais estão em alta na formulação de produtos direcionados aos cuidados com a pele. Segundo o professor de Cosmetologia e diretor da Consulfarma, Maurício Pupo, o uso de produtos e tratamentos à base de ativos naturais exóticos estão crescendo significativamente no mundo todo, respaldados por pesquisas e estudos científicos. "Além de manter a pele bonita e sadia, os cosméticos com substâncias exóticas visam também estender os seus benefícios a todo o organismo, buscando um equilíbrio saudável, pois os resultados estéticos dependem, principalmente, da saúde do corpo", diz o professor.

Veja abaixo, alguns exemplos destas substâncias:

Água Mãe: Riqueza na cura e tratamento de doenças na pele

Muito comum na Grécia a na Turquia, a talassoterapia é um tratamento com dermocosméticos feitos com a água do Mar Morto, que possui sete vezes mais sais do que os demais mares e oceanos. Um produto recém-lançado no mercado brasileiro possui características semelhantes: a Água Mãe.

Os benefícios da Água Mãe são diversos. Por ser anti-inflamatória, ela ajuda na cicatrização de ferimentos, melhora a circulação da pele e elimina toxinas. Segundo recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Kiel, na Alemanha, a Água Mãe ajuda também no combate da psoríase (uma doença caracterizada por lesões vermelhas e descamação na pele, frequente nos cotovelos e joelhos).

A Água Mãe deve agradar em cheio às mulheres, pois combate a celulite e a acne, podendo também ser indicada para produtos pós-peeling e pós-sol. E o melhor de tudo: é um produto retirado de águas tropicais dos mares do Rio Grande do Norte, distantes da poluição dos rios urbanos, o que garante sua naturalidade.

Baba de caracol: Moluscos também fazem bem à pele

Outra substância bastante interessante é a baba de caracol. Pesquisadores da indústria farmacêutica espanhola verificaram, em 2008, a eficácia deste produto em peles agredidas pela radioterapia. Um estudo com 96 pacientes, todos tratados com radioterapia, demonstrou que o extrato da baba de caracol é tão eficaz quanto os produtos já disponíveis para cicatrização da pele, no entanto, sem os efeitos adversos em curto ou longo prazo.

A substância foi descoberta por acaso. Um cientista submeteu o molusco às radiações utilizadas na radioterapia, e observou que ele se protegeu com uma secreção diferente da usada para se locomover. Novos testes foram realizados até a descoberta dos seus excelentes benefícios.

O Extrato de Caracol, como também é conhecido, possui três propriedades que combatem o envelhecimento da pele humana. O principal deles é o combate aos radicais livres, grandes responsáveis pelo envelhecimento e por alguns tipos de câncer.

Jaca: Clareamento da pele com a excentricidade da jaca

A jaca provou ter algo a mais além de sabor e tamanho. A partir das sementes da fruta, é possível obter o White Essence®, uma fórmula que promove ação clareadora da pele, ao diminuir a transferência de melanina dos melanócitos (células que produzem a melanina) para a pele.

A Lucas Meyer, empresa francesa fabricante do White Essence®, realizou uma pesquisa com 21 mulheres tailandesas, entre 35 e 60 anos. O produto foi aplicado duas vezes ao dia, na face. Depois de três meses, 81% das pacientes relataram clareamento da pele, e 90% disseram ter diminuído a intensidade das manchas escuras.

A aplicação deste produto também proporciona uma pele com coloração homogênea, sem manchas e diferenças nos tons. Assim, a pele ganha um aspecto mais jovem e sem manchas.

Bambu: O peeling suave de verão

Muitas pessoas podem não acreditar, mas até o bambu fornece substâncias dermocosméticas. Atualmente, há no mercado o peeling de bambu, que promove uma esfoliação mais suave dos que os demais tipos de peelings.

Esta novidade é indicada para as pessoas com peles sensíveis, que não podem realizar outros tipos de peelings. Além disso, combate a oleosidade e, conseqüentemente, a acne. Por ser uma fórmula simples, o procedimento pode ser realizado tanto em consultório quanto na casa do paciente.

Cacau: A delícia que rejuvenesce

Homens e mulheres que adoram chocolate amargo têm mais motivos para gostar dos derivados de cacau. Foi descoberto, por pesquisadores do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, que a fruta é rica em polifenóis, que são substâncias antioxidantes, responsáveis pela prevenção a diversas doenças cardíacas, envelhecimento e até câncer. Outro estudo, realizado por pesquisadores alemães e publicado em 2006 no Journal of Nutrition, comprovou que o chocolate amargo estimula a pele a criar um fator de proteção solar. Isso mesmo, a pele fica protegida do sol, além de ficar mais hidratada e com melhor circulação sangüínea.

Caviar: Luxo e sofisticação na nutrição da pele

O caviar não é somente um alimento de luxo. É usado também no combate às rugas, na forma de creme. Trata-se de uma substância ótima para hidratação e nutrição intensa da pele, que estimula a produção de colágeno e elastina. Isso se deve ao fato de o caviar possuir glucídeos, proptídeos e lipídeos, que hidratam e nutrem a pele.

Proveniente das ovas de um peixe de nome esturjão, o caviar é associado a altos preços e máxima qualidade. Não seria de se estranhar que um dermocosmético baseado nesta iguaria fosse um sucesso. Mas além de status, os cremes produzidos pela empresa CLR também mostram extrema eficiência.

Veneno de cobra: Adeus às rugas da área dos olhos

A indústria suíça Pentapharm desenvolveu uma fórmula, a Syn-ake (que utiliza veneno de cobra), que conquistou a preferência das celebridades. A Syn-ake é baseada na substância Waglerina1, que paralisa o ser vivo atingido pelo veneno da cobra. Aplicado na face, proporciona efeito paralisante nas expressões. Muito parecido com a toxina botulínica, porém não é injetável, com a vantagem de não ser invasivo.

Outro ativo, também da Pentapharm, e que utiliza o veneno de cobra, é o Syn®-Tacks. Ele proporciona ação antiaging, ou seja, inibe o envelhecimento da pele e os famosos pés de galinha. Uma pesquisa realizada pela empresa fabricante revelou melhora de 32% na tonicidade da pele, após dois meses de uso.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MODA E BELEZA"Índice das publicações sobre "MODA E BELEZA"
04/12/2021 - 05h52 Extensão de cílios
06/01/2021 - 06h05 Naturalidade é tendência de beleza para 2021
20/09/2020 - 07h18 Vamos falar de rejuvenescimento facial?
18/07/2020 - 07h17 Motivos para se depilar com cera no inverno
08/11/2019 - 06h33 Tendências de loiro
27/07/2019 - 07h20 Batom caseiro vegano
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.