18/04/2025  14h20
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Consumidor
15/03/2008 - 17h26
No Dia Mundial do Consumidor
Ana Luiza Zenker - ABr
 

Existe diferença entre o cidadão e o consumidor? Uma coisa atrapalha a outra? Para a psicóloga mestre em psicologia social Amalia Pérez, a resposta é não. Ela explica que quem consome também paga impostos, gera renda. “Consumismo e cidadania são questões que não necessariamente caminham juntas, uma pessoa que se veste como uma árvore de Natal pode ser tão cidadão quanto uma pessoa que usa calça jeans e camiseta”, afirma a psicóloga, no Dia Mundial do Consumidor, comemorado hoje (15).

Para ela, o problema é que na sociedade moderna se valoriza muito mais o ter do que o ser. “A dificuldade que nós temos hoje é que ter é sinônimo de ser”, diz. A socióloga e professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB) Tânia Montoro, concorda: “hoje são mais cidadãos na sociedade brasileira e em muitas outras aqueles que têm maior poder aquisitivo”.

A professora acredita que um dos lados perversos da sociedade é a confusão feita entre ser consumidor e ser cidadão. Ela afirma que o consumo em si, para suprir as necessidades, não atrapalha a cidadania, o que atrapalha é confundir políticas públicas e sociais e o consumo privado de determinados serviços públicos, como saúde, educação e segurança.

Apesar dessa confusão que as pessoas podem fazer, Tânia Montoro diz que é possível ser um consumidor mais consciente não só dos seus direitos, mas dos direitos do outro. “O que nós vamos fazer com esse lixo?”, pergunta, referindo-se a aparelhos, embalagens e outros detritos gerados pelo consumismo.

Ela afirma, também, que o consumismo pode atrapalhar a cidadania quando as pessoas desperdiçam, sem pensar nas necessidades do outro. “Se eu estou preocupada só em comprar, consumir, fazer minha festa, ter o melhor celular, o melhor carro, eu estou dentro de um sistema onde é impossível para mim a alteridade, a capacidade de olhar o outro, de ver o outro”, conclui.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CONSUMIDOR"Índice das publicações sobre "CONSUMIDOR"
06/10/2022 - 06h00 SAC tem nova regulamentação
05/10/2022 - 06h06 Anatel reduz telemarketing abusivo em 43,3%
28/06/2022 - 06h40 Direitos do cliente na hora de trocar produto
20/04/2022 - 06h30 Mudanças no perfil do consumidor de automóveis
18/03/2022 - 06h05 Prazo de entrega impacta experiência do consumidor
20/03/2021 - 06h40 Consumo responsável
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.