13/09/2025  10h11
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arte e Cultura
16/06/2004 - 09h04
As regras da amizade
 
 
Estratégias simples para ajudar seu filho a fazer amigos.
 
Divulgação 
  Capa do livro

"Ninguém quer brincar comigo". "Ninguém gosta de mim". Quantos pais já não escutaram essas queixas de seus filhos e se perguntaram: o que devo fazer para ajudar? Com o objetivo de amenizar essa angústia e auxiliar os pais a descobrirem as habilidades sociais dos filhos, identificando seus pontos fortes e as dificuldades específicas dos relacionamentos, a M. Books traz ao Brasil o livro "As Regras da Amizade". Escrito pelas Ph.Ds Natalie Madorsky Elman e Eileen Kenndy-Moore, o livro ensina todas as Regras Secretas para que as crianças se dêem bem com seus colegas e superem suas inseguranças.

Segundo as autoras, quase todas as crianças têm problemas sociais em determinado momento. "Embora, alguns tipos sejam ’normais’, ao mesmo tempo eles podem ser dolorosos, como: provocações, por sobrarem em um trio, por tentarem encontrar um amigo para brincar no recreio ou por se sentirem perdidos em uma nova sala de aula na qual não conhecem ninguém", argumentam.

Baseadas em pesquisas e estudos clínicos as autoras descreveram em "As Regras da Amizade", nove protótipos de crianças com problemas de amizade: a Criança Tímida, a Alma Sensível, Vulnerável, Sonhadora, Pequena, Adulta, Líder e assim por diante.

Os estudos de casos enfatizam as convenções sociais específicas que as crianças às vezes não percebem e oferecem também exercícios para que os pais e professores possam ajudar essas crianças a entender as formalidades não expressas das intenções sociais - conhecimento essencial para construir e manter relacionamentos. "As regras funcionam e queremos dar aos pais uma chance de mudar drasticamente as vidas dos seus filhos para melhor", argumentam. "Pois", de acordo com elas, "o importante é que os pais percebam que quando as crianças são rejeitadas repetidas vezes por seus colegas, geralmente começam a se ver como detestáveis".

Assim, as autoras alertam para a importância dos pais trabalharem a personalidade do filho em vez de ir contra ela. "Trata-se de crianças normais e inteligentes que ainda lutam para ser aceitas. Mas que não entendem ou não reconhecem o comportamento dos demais. Dessa forma, um estilo apropriado de orientação pode fazer com que se sintam mais capazes, à vontade e confiantes de que são capazes de construírem e manterem relacionamentos plenos", concluem.

Editora M. Books
298 páginas
16 X 23
R$ 45,00

Sobre as Autoras

Natalie Madorsky Elman, Ph.D., trabalhou como diretora do Summit Center for Learning em New Jersey por mais de 20 anos. É consultora diplomada em aprendizagem, patologísta da fala e lidera grupos de desenvolvimentos social para crianças.

Eileen Kenndey-Moore é Ph.D. em psicologia clínica. Ela trabalha como psicoterapeuta em Westfield, New Jersey.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARTE E CULTURA"Índice das publicações sobre "ARTE E CULTURA"
26/11/2022 - 07h05 Erasmo Carlos e as várias formas de amar
08/08/2022 - 05h46 Sesc Argumenta recebe inscrições até o dia 21
08/06/2022 - 06h11 Flip deste ano será realizada entre 23/11 e 27/11
09/04/2022 - 06h45 Dia da Biblioteca (9)
27/11/2021 - 05h17 Duo Siqueira Lima na  Cripta da Catedral da Sé
19/11/2021 - 05h41 Cripta da Catedral da Sé recebe SPSC neste sábado
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.