03/02/2023  09h57
· Guia 2023     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ciência e Tecnologia
28/12/2022 - 06h38
14ª Feteps, no ar com mostra virtual de projetos
 
 
Projetos baseados nos 17 ODSs da ONU estão disponíveis no site do evento. Trabalhos finalistas serão divulgados em março de 2023
Divulgação 

Com 50 projetos criativos e inovadores desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, a 14ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) já está disponível virtualmente pelo site do evento. Os interessados podem acessar os trabalhos finalistas até março de 2023, quando serão anunciados os grandes vencedores.

Em 2022, assim como nos anos anteriores, a competição adota a inclusão dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), para nortear os projetos. “A principal conquista desta iniciativa é que os trabalhos desenvolvidos nas unidades sejam resultados de pesquisa para solução de problemas reais, inspirados nos ODSs” explica a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS), Lucília Guerra.

Com base no ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), os alunos Gustavo Silva, Juliana dos Santos, Luiz Felipe e Ricardo Leardini, da Etec Bartolomeu Bueno Da Silva - Anhanguera, de Santana De Parnaíba, desenvolveram um protótipo de site chamado Âmago. Diante dos desafios do descarte irregular de lixo, os estudantes criaram uma ferramenta que, por meio de instrumentos de geolocalização, fornece rotas para que o usuário encontre o local adequado de acordo com o tipo de resíduo.

Para resolver problemas matemáticos simples ou muito complexos, a aluna Thalia Stefani, da Fatec Mogi Mirim, criou um protótipo de Chatbot chamado MathByBot alinhado ao ODS 4 (Educação de Qualidade). Trata-se de uma interface conversacional integrada ao ambiente do Google Assistant e à plataforma do Facebook Messenger, capaz de realizar cálculos, apresentar conceitos e aplicações de derivadas e integrais nas mais diversas áreas do conhecimento, a partir de exemplos simplificados, com o uso da voz ou texto.

Outra novidade desta edição são as sessões de imersão oferecidas aos grupos autores dos dez melhores projetos, a serem anunciados em março de 2023. “Após a imersão, os estudantes farão a apresentação dos trabalhos em formato pitch para uma banca qualificada”, conta Lucília. “Ao final, serão escolhidos os três melhores projetos para receberem a premiação.”

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"Índice das publicações sobre "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
29/07/2022 - 06h14 O que significa a internet 5G para o Brasil?
15/06/2022 - 06h45 Chegou a hora do adeus aos `brokers do WhatsApp´?
20/05/2022 - 06h30 Praticidade da tecnologia sem fio
06/05/2022 - 05h54 Tecnologia preventiva contra o sono
19/04/2022 - 06h25 A AI Week reúne a comunidade mundial de IA
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2023, UbaWeb. Direitos Reservados.