07/12/2022  06h08
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
23/11/2022 - 05h40
Você sabe mesmo o que é democracia?
 
 
Advogado explica

A palavra democracia está sendo repercutida fortemente nos últimos dias. Mas, será que você sabe mesmo o que é democracia? E o que são atos antidemocráticos? Quem explicou foi o advogado Gerlio Figueiredo.

O termo democracia surgiu na Antiguidade clássica, em Atenas, na Grécia, para designar a forma de governo que caracterizava a administração política dos interesses coletivos dos habitantes das cidades-estados. Durante um longo período, na Idade Média, o termo caiu em esquecimento e só voltou a ser popularizado por volta do século 18, durante as revoluções burguesas que eclodiram no mundo ocidental.

O advogado explicou o princípio básico do funcionamento da democracia moderna é o direito dos cidadãos de participarem dos assuntos de interesse coletivo a partir do voto. A principal função do voto é a escolha de representantes. Os representantes eleitos dispõem de poderes que lhes foram delegados pelos cidadãos para cuidar dos assuntos políticos da comunidade.

Por que o Brasil é considerado uma democracia?

Conforme o advogado, existe a democracia parlamentar, modelo democrático sobre o qual se estrutura o Estado brasileiro. Ela possui alguns elementos fundamentais.

“Existe o princípio da liberdade participativa, que determina que todos devem ter o direito de participar do processo democrático. Isso pode acontecer concedendo às pessoas o direito de votar, de se candidatar, e de ser eleito”, explicou.

Além disso, soma-se ao princípio da liberdade o da igualdade, que estabelece que o direito de liberdade participativa é um direito de todos e todas: todos os cidadãos e cidadãs de uma comunidade devem ter o igual direito de participar da atividade política.

Também existe o relativismo de valores. Esse princípio determina que não há valores absolutos e, por causa disso, nenhuma ideia pode ser imposta sobre as outras.

“Diante disso podemos afirmar que o espaço democrático é um campo aberto à participação de todos e todas as pessoas e ideias. Para simplificar, podemos dizer que a democracia é um regime político que permite a participação da população por meio do voto direto, universal e secreto. Além de possibilitar a autonomia dos três poderes de estado, liberdade de expressão, possibilidade de existência de mais de um partido e por ser um estado de direito”, finalizou.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
27/11/2022 - 05h46 Jardim pet friendly
17/11/2022 - 05h36 Dicas para a manter o porcelanato limpo e saudável
16/11/2022 - 06h15 A origem milenar das caixas de papelão
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.