30/09/2022  12h04
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
São Sebastião
11/08/2022 - 06h15
`VidAruana´ na abertura do Festival Felino
 
 
Roda Mundo estreia “VidAruana” na abertura do Festival Felino, em São Sebastião. Espetáculo que traz como tema a questão dos povos e comunidades tradicionais será apresentado às 20h, no Circo Navegador
Divulgação 

A Cia. Teatro Roda Mundo, de Poá-SP, estreia seu novo espetáculo “VidAruana”, no próximo dia 13, às 20 horas, abrindo a programação do Festival de Artes do Litoral Norte (FELINO). O projeto que traz como tema a questão dos povos e comunidades tradicionais será apresentado no Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião-SP. A classificação indicativa é de 10 anos e a entrada é gratuita.

“VidAruana - O fio que mantém nossa esperança é a memória” é um espetáculo que se descobre nas reminiscências de seus atores, das origens brasileiras e dos povos originários e escravizados desta terra. Carrega a poesia das essências por meio do Teatro de Sombras, das histórias do cotidiano trazidas pela atriz, escritora e pesquisadora do teatro negro Jéssica Nascimento, da inquietação do professor e filósofo Cláudio Domingos Fernandes e da inspiração nos contos populares de Graciliano Ramos e, sobretudo, no clamor da memória que defende a vida. No elenco estão Jhony Uriel, Lidiane Santos, Marco Senna e Patty Nascimento e a direção é de Lidiane Santos.

O projeto tem o apoio do Edital ProAC 01/2021 - Teatro / Produção (presencial e/ou on-line) no Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado e Economia Criativa e passou por um processo de construção que contou com uma roda de conversa, realizado em 19 de março deste ano, com a presença de Dirce Jorge - Kujã (pajé) da cultura kaingang na Terra Indígena Vanuíre, Susilene Kaingang, assistente da pajé, gestora e curadora do Museu Worikg Sol Nascente (Arco Íris/SP), Budga Deroby Nhambiquara, professor de Arte na rede estadual e municipal de Guarulhos, Marcos Aguiar, assessor em Cultura Indígena, Hélio Rosa de Miranda - Professor de Língua Portuguesa e Literatura e gestor da Biblioteca Comunitária Opereta, Sarah Key, MC, artista visual, pesquisadora e brincante das culturas regionais e Claudio Domingos Fernandes, professor de Filosofia e escritor.

Ainda em março, o Roda Mundo promoveu uma Oficina de Teatro de Sombras, que contou com a assessoria da atriz e sombrista Liz Moura. A atividade foi fundamental para a construção das cenas e cenários que são apresentados durante o espetáculo.

Depois de São Sebastião, VidAruana vai circular durante os meses de agosto e setembro por outras seis cidades, incluindo o município de Arco Íris, local da Terra Indígena Vanuíre. A cada apresentação, o grupo fará um bate-papo com o público para contar o processo de criação da peça.

Festival

O FELINO - Festival de Artes do Litoral Norte retorna em sua 5ª edição com atividades presenciais gratuitas após dois anos realizadas no modo online. As apresentações de artistas locais, de diversas modalidades artísticas, serão realizadas nas cidades de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, com curadoria da Associação Felino - Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, que desenvolve projetos culturais, educacionais e artísticos, com o objetivo de fomento à produção cultural regional, intercâmbio cultural, fortalecimento e valorização dos traços culturais regionais e democratização do acesso aos bens culturais do Litoral Norte paulista.

O FELINO vai até 4 de setembro, em diferentes espaços culturais das cidades do Litoral Norte paulista. O festival é financiado com recursos do Edital “Programa de Fomento Cultural de São Sebastião 2021” da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” (Fundass).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SÃO SEBASTIÃO"Índice das publicações sobre "SÃO SEBASTIÃO"
22/08/2022 - 06h28 Espetáculo de Dança `Coisa Pequena´
12/08/2022 - 06h18 Apresentação do espetáculo `Coisa Pequena´
28/07/2022 - 05h52 Filme `A Felicidade das Coisas´, no dia 29
11/07/2022 - 05h56 Arraiá Caiçara, em São Sebastião (SP)
09/07/2022 - 05h57 Amanhã, 10, espetáculo `O Boi Encantado´
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.