30/09/2022  12h07
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Região
01/08/2022 - 06h27
Festival de Artes do Litoral Norte
 
 
O evento irá retornar ao modelo presencial, envolvendo diversas modalidades artísticas, como música, dança, teatro, circo e hip hop

Após dois anos sendo realizado de forma online, por conta das restrições da pandemia da Covid-19, o FELINO - Festival de Artes do Litoral Norte retorna em sua 5ª edição com atividades presenciais gratuitas. As apresentações de artistas locais, de diversas modalidades artísticas, serão realizadas nas cidades de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, com curadoria da Associação Felino - Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, que desenvolve projetos culturais, educacionais e artísticos, com o objetivo de fomento à produção cultural regional, intercâmbio cultural, fortalecimento e valorização dos traços culturais regionais e democratização do acesso aos bens culturais do Litoral Norte paulista.

O festival foi criado com o objetivo de fomentar o cenário artístico da região, levando cultura e arte para toda a população de forma descentralizada e com acesso gratuito. O FELINO já recebeu artistas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Espanha, de grande renome, destacando a qualidade artística e relevância do evento.

Segundo Luciano Draetta, diretor artístico e produtor do projeto, o festival já se consagrou no imaginário dos moradores e dos artistas, e se confirma enquanto ferramenta de construção de política cultural. “Trata-se de uma iniciativa independente de caráter associativo e cooperativo, que, em diálogo com as administrações e gestores municipais de cultura e com as trabalhadoras e trabalhadores das artes, promove e assegura o direito de acesso e democratização dos bens culturais”, afirma.

O FELINO terá início no dia 15 de agosto e se estenderá com programação diversificada até o dia 04 de setembro, em diferentes espaços culturais das cidades do Litoral Norte paulista. O festival é financiado com recursos do Edital “Programa de Fomento Cultural de São Sebastião 2021” da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” - Fundass.

Sobre o Festival FELINO

O Festival FELINO é realizado nas cidades do Litoral Norte paulista desde 2019, promovendo a integração entre artistas locais, nacionais e internacionais, como forma de potencializar a promoção de atividades culturais na região e oferecer acesso à população a uma diversa programação artística, de forma gratuita. O festival teve três edições dedicadas exclusivamente à valorização e fortalecimento da negritude, com apresentações de artistas negros. Em 2020 e 2021, o evento foi totalmente online, por conta das restrições da pandemia da COVID-19 e, neste ano de 2022, retorna com as atividades de forma presencial.

Sobre a Associação Felino

A Associação Felino - Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, desenvolve projetos culturais, educacionais e artísticos, com o objetivo de fomento à produção cultural regional, intercâmbio cultural, fortalecimento e valorização dos traços culturais regionais e democratização do acesso aos bens culturais, no e para, o Litoral Norte paulista. Desde 2017 os integrantes da associação colaboram na realização de fóruns de cultura nas quatro cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) e já participaram da organização de seis encontros que impactaram significativamente nas relações entre a sociedade civil e o setor público da região.

Em 2019 a associação foi reconhecida como “Ponto de Cultura” e em 2018 recebeu, do Ministério da Cultura, o prêmio do Edital de Culturas Populares - Edição Selma do Coco. Entre os destaques das atividades da entidade estão o “Sarau Felino”, de 2018, com renomados artistas: Lenna Bahule, Key Sawao, Cristiano Cunha, Tiago Pinheiro, Ricardo Iazzetta, Cássio Inácio e Bia Daunt; “Festival Felino” 2019, com o apoio do fundo internacional IBERESCENA, que recebeu artistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Espanha; “Festival Felino Preta - 1ª edição”, maio de 2020, com recursos do Ponto de Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; “Festival Felino Preta - 2ª edição”, novembro de 2020, com o prêmio FUNARTE Descentrarte; “Festival Felino Preta - 3ª edição”, fevereiro de 2021, com o prêmio PROAC LAB; e em 2022 chega com a 5ª edição do Festival Felino, premiado pelo Edital “Programa de Fomento Cultural de São Sebastião 2021” da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” - Fundass.

A associação, ainda na sua antiga gestão, realizou a MIT - Mostra Independente de Teatro (2012 e 2015) e Caraguá Jazz Festival (2012 e 2015).

Ficha técnica

Produção: Luciano Draetta
Direção técnica: Alejo Linares
Técnico de som: Nicolas Antonio da Silva Cunha
Assistência de produção: Michelle Jacometi e Hannah Ferreira
Fotógrafo: Raquel Northfleet
Videomaker: Alexandre Gonçalves
Assessoria de comunicação: André Moraes e Ana Guitti

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "REGIÃO"Índice das publicações sobre "REGIÃO"
30/09/2022 - 06h37 Simulado de acidente com produtos perigosos
18/09/2022 - 06h11 Tamoios terá bloqueios momentâneos
15/09/2022 - 06h23 Flip chega à 20ª edição
25/08/2022 - 06h34 2° edição da Bienal Literária de Taubaté
16/08/2022 - 06h20 Navegação à vela no canal
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.