23/12/2024  22h11
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Esportes e Lazer
06/09/2005 - 10h02
Campeão de downhill vence Reebok Gaia Solo Races
Ana Paula Brasil e Kelly Pinheiro
 
Corrida de aventura solo que aconteceu em Ilhabela desafiou os limites dos atletas e revelou novos talentos do esporte

Se completar uma corrida de aventura em equipe não é uma tarefa fácil, imagine correr uma prova desse tipo sozinho! Esse foi o desafio dos atletas que participaram do REEBOK GAIA SOLO RACES que trouxe para o Brasil um novo conceito em corrida de aventura - as provas individuais.

Foram aproximadamente 50 km de prova, percorrendo as belezas da Ilhabela, utilizando técnicas de orientação e navegação, além de canoagem, trekking, mountain bike, costeira e técnicas verticais. A organização inovou colocando na prova dois testes de habilidade. O primeiro foi um PC - Posto de Controle, sub, onde os atletas teriam que mergulhar para encontrá-lo, mas este foi cancelado porque um vento forte começou a soprar e o mar ficou muito mexido. O outro foi uma pista de orientação muito técnica que exigiu conhecimento e raciocínio dos atletas. Os testes não eram obrigatórios, mas os atletas que cumprissem a tarefa, ganhavam bônus em tempo.

A expectativa era grande durante o briefing no sábado. Os atletas Rafael Campos (Quasar Lontra), Eleonora (Nora) Audrá (Atenah) e Monclair Camarota (Oskalunga) fizeram uma palestra com várias dicas de estratégia e planejamento em corridas de aventura. Para acalmar os ânimos um belo jantar com música ao vivo no Max Paladar. Inaugurado em 1959, foi o primeiro restaurante da Ilhabela. Difícil foi ir embora de lá, mas uma boa noite de sono era imprescindível para todos.

"A GAIA vai ser importante para cada atleta se conhecer mais, porque não tem equipe, é você com você mesma!", disse a atleta Eleonora (Nora) Audrá, da equipe Atenah Clight Salomon. Nora acredita que esse tipo de corrida vai fazer com que cada atleta se torne mais equilibrado e preparado para uma corrida de aventura.

"Agora é cada um com a sua própria competência. Nessa prova vou focar bastante na parte da navegação, que não é o meu forte, estou sentindo até um frio na barriga, sensação que não tenho em outras provas", declarou Monclair, da equipe Oskalunga, primeira colocada no RBCA - Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura.

Alguns atletas participaram da prova tendo que competir contra seus próprios parceiros de equipe. Esse foi o caso de Luck Carvalho e Ednaldo Passos, ambos da equipe Aroak vindos de Manaus. "Nós temos uma equipe boa, mas o objetivo na GAIA é nos testar, ver a capacidade de cada um" comenta Luck. Para Ednaldo, vencer será apenas uma conseqüência, pois a experiência que se adquire em uma prova com essas características é muito grande.

Foi data a largada!

As 9h45 da manhã de domingo os atletas largaram do centro de Ilhabela. Partiram correndo e depois saltaram do pier para pegar os caiaques no mar. Durante os primeiros PC’s a liderança se alternou constantemente e ainda não tinha como definir os primeiros colocados.

Depois de muito esforço no remo, na bike e no treeking, os atletas foram privilegiados com o belíssimo visual da Cachoeira dos 3 Tombos, onde aconteceu o rapel. A partir desse trecho a atleta Nora liderou boa parte da prova, e considerada uma das favoritas ao podium, demonstrou muita garra, força e vontade de vencer.

Outra surpresa no PC 20, localizado no Ecopoint, um dos pontos mais altos da ilha. Um arvorismo cheio de obstáculos que bonificava os atletas que quisessem cumpri-lo, em 20 minutos de bônus.

Monclair e Nora lideraram praticamente toda a prova, mas se perderam a poucos quilômetros da chegada, dando espaço para um atleta local, o campeão de Downhill Alcides de Sousa Cruz Filho, mais conhecido como Juninho, que assumiu a liderança e não poupou esforços para conquistar a vitória. "Como eu nasci aqui conheço bem a região, então consegui passar o pessoal que se perdeu na navegação." Juninho também contou que entre o PC 15 e 16, os outros atletas fizeram uma trilha muito longa, e ele aproveitou esse tempo para pegar uma mais curta que já conhecia. Com 6 horas e 42 minutos de prova, Juninho foi o primeiro a cruzar a linha de chegada.

Eleonora Audrá foi a primeira competidora feminina a chegar, mas não pôde se consagrar campeã por não ter cumprido a parte da pista de orientação (este trecho não era obrigatório, porém ela deixou de ganhar 1 hora e 20 minutos de bônus). Desta forma, com 6 horas e 37 minutos de prova (descontando o bônus da orientação e do arvorismo), Tessa Roorda foi a campeã da categoria feminina.

"Essa prova foi bem dura, acho que o André resolveu nos mostrar todos os mirantes da ilha.", disse Tessa. Para a atleta, essa foi uma prova que exigiu muita força, mas o visual da ilha e a estrutura da competição fez com que todo o esforço fosse válido.

André Iervolino, feliz com o sucesso de sua prova, declarou: "A prova se estendeu um pouco mais do que o planejado e os atletas comentaram que foi um pouco dura e exigiu muita técnica e força. Mas o resultado está aí, na satisfação dos atletas que terminaram a prova e também dos que não conseguiram completar, mas tentaram".

A REEBOK GAIA SOLO RACES chegou para ficar e promete para o próximo ano um circuito cheio de desafios e muita adrenalina. Uma coisa é certa: a GAIA mudou o cenário das corridas de aventura no Brasil! Agora vamos saber quem são os atletas que realmente se garantem, com ou sem equipe, quem são os mais completos. E você, vai ficar fora dessa?

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ESPORTES E LAZER"Índice das publicações sobre "ESPORTES E LAZER"
31/12/2022 - 07h24 Medo de aprender a nadar pode atrapalhar diversão
25/12/2022 - 06h45 Stock Car: os outros heróis de 2022
08/12/2022 - 05h28 Stock Car anuncia praças do calendário para 2023
25/11/2022 - 05h33 Campanha para arrecadar chuteiras
19/10/2022 - 05h55 Stock Car terá novo regulamento para pit stops
13/10/2022 - 06h08 Stock Car anuncia calendário 2023 com 12 datas
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.