29/05/2022  06h23
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
São Sebastião
15/04/2022 - 06h40
`Gilda Brasileiro´ será exibido gratuitamente
 
 
O Espaço Cultural Circo Navegador em uma parceria com a Comunidade Negra Iadalin e o Cineclube Sambaqui exibe mais uma obra rara do cinema brasileiro
 
Divulgação 
  Cartaz do filme `Gilda Brasileiro - Contra o Esquecimento´ que será exibido no Espaço Cultural Circo Navegador.

“Gilda Brasileiro - Contra o Esquecimento” retrata uma mulher que investiga a herança escravagista da sua cidade. Documentos, fotografias e publicidades da cultura do café do século XIX somam-se ao testemunho dos mais velhos que conheceram os resquícios do comércio de seres humanos que chegavam ao Brasil pelo Litoral Norte de São Paulo traficados de Angola. Ao confrontar os descendentes dos mercenários nas suas confortáveis mitologias, Gilda mantém um sorriso desarmante encontrado nos confins do esquecimento. É ainda um meta-filme, sobre o processo de fazer cinema, o enveredar-se pelo mato de câmara em riste.

“Gilda Brasileiro” vai estar no telão do Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião, às 19 horas da sexta-feira, 29 de abril. A articulação para exibição do filme é da Comunidade Negra Iadalin. Um coletivo voltado para ações antirracistas, construção da identidade negra através do resgate da história e da cultura ancestral, criação de estratégias para valorização da estética, da religião e da arte negra. O produtor cultural Rodrigo Pereira, fundador do Cineclube Sambaqui, é o curador dos filmes do Cine Navegador.

Sinopse do filme

Intrigada com histórias mal contadas da cidade de Salesópolis, a professora de química carioca Gilda Brasileiro descobre uma estrada clandestina usada por traficantes de escravos no século XIX. Engajada na investigação buscando documentos que comprovem sua pesquisa, ela realiza um filme sobre o passado que o município finge ignorar, ao mesmo tempo em que o diretor Roberto Manhães Reis procura em fotografias de Marc Ferrez, também do século XIX, novos detalhes sobre a escravidão no Vale do Paraíba.

O Espaço Cultural

A exibição desse filme faz parte da programação do Espaço Cultural Circo Navegador que está sediado na Vila Amélia, em São Sebastião. Há sete anos, o Espaço marca a vida cultural da cidade com renomadas personalidades e uma grande diversidade de obras artísticas. O projeto foi reconhecido por inúmeros prêmios em editais do município, estado e governo federal. O espaço já foi palco para artistas da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Itália, Espanha, Moçambique, entre outros países.

Quer apoiar o Circo Navegador? Ajude a manter esse projeto contribuindo na campanha de financiamento coletivo no www.apoia.se/CircoNavegador.


Filme: Gilda Brasileiro
Data: sexta, 29 de abril
Horário: 19 horas
Ingresso gratuito
Classificação indicativa: 12 anos
Reserva: pelo WhatsApp 12-2101-8249


Local: Espaço Cultural Circo Navegador - Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 - Vila Amélia - São Sebastião - SP

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SÃO SEBASTIÃO"Índice das publicações sobre "SÃO SEBASTIÃO"
27/05/2022 - 06h45 Mês dos namorados no Circo Navegador
19/05/2022 - 06h21 1º Workshop de Danças Afro-Brasileiras
13/05/2022 - 06h20 Fim de semana no Espaço Circo Navegador
27/04/2022 - 06h21 Espaço Circo Navegador divulga agenda de maio
30/03/2022 - 06h37 Festival de Dança de São Sebastião
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.