16/10/2021  17h48
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
14/10/2021 - 05h37
Mudanças de hábitos em tempos de pandemia
 
 
A rotina do brasileiro mudou, assim como muitos hábitos alimentares. E, infelizmente, na maioria dos casos, para pior. Nutricionista do Oba Hortifruti reforça que, mais do que nunca, tornou-se essencial manter uma alimentação saudável nesse período
Divulgação 

Em tempos de Covid-19, o mundo precisou adaptar rotinas. Além de respeitar o distanciamento social, muitas pessoas tiveram que trabalhar em casa e incluir, por exemplo, o uso de máscara e álcool em gel. A rotina alimentar também mudou e, segundo um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP), os brasileiros passaram a consumir mais alimentos ultraprocessados durante a pandemia.

A pesquisa mostra que alimentos como biscoitos, pães industrializados, salgadinhos de pacote e refrigerantes são os mais consumidos. Estes produtos têm adição de ingredientes como gordura hidrogenada, açúcares, corantes artificiais, aromatizantes e emulsificantes. Para Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, o aumento deve-se a vários motivos, entre os quais a facilidade de consumo.

"Muita gente acaba usando da praticidade como argumento para consumir este tipo de alimento com frequência", explica. Eles trazem, ainda, uma sensação de alegria e prazer momentâneo, o que também é muito bem-vindo durante o período solitário de isolamento. "Estes são alimentos que chamamos de ultrapalatáveis. Eles liberam um estímulo importante no cérebro, que causa a sensação de recompensa", complementa.

Pensando no Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a nutricionista alerta que o consumo desses produtos, em excesso, pode causar o aumento no peso corporal, piora nos exames de sangue (colesterol, triglicerídeos, glicemia) e aumento no risco de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial. Por isso, é importante manter o consumo dos alimentos naturais como frutas, legumes e verduras.

Para facilitar o consumo dos alimentos naturais durante esse período, Renata selecionou quatro receitas saudáveis e práticas para o dia a dia:

Suchá diurético

Ingredientes

½ litro de água
1 colher de sopa de folhas de chá verde
1 xícara de chá de casca de melão picada
1 xícara de chá de polpa de melão batida

Preparo

Aqueça a água com a casca do melão até que levante fervura. Desligue o fogo e acrescente as folhas de chá verde. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Em seguida, coe e leve para gelar. Acrescente a polpa do melão e sirva em seguida.


Cestinha de salada de frutas

Ingredientes

2 maçãs picadas
2 peras picadas
3 rodelas de abacaxi picadas
4 cravos da Índia
Canela a gosto
4 discos de mini pastel

Preparo

Disponha os discos de pastel em forminhas de cupcake. Acrescente as frutas picadas em cubinhos pequenos e finalize com os cravos e a canela. Leve para assar até que a massa fique bem cozida. Se desejar, acrescente mel na hora de servir.


Hambúrguer de quinoa

Ingredientes

500 g de quinoa
2 cebolas cortadas em cubinhos
Folhas de tomilho a gosto
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de azeite
Sal e pimenta a gosto

Preparo

Cozinhe a quinoa em água, deixando-a um pouco durinha para que os grãos não desmanchem. Em outra panela, doure a cebola e o alho em um fio de azeite. Dilua a farinha em duas xícaras de chá com água fria e misture com a cebola e o alho, mantendo no fogo até fazer uma massa homogênea. Desligue o fogo e adicione a quinoa já cozida, as folhinhas de tomilho e o sal. Espere esfriar a massa e faça em formato de hambúrguer, e leve ao forno até que doure e sirva imediatamente.


Tomate cereja à provençal

Ingredientes

300 g de tomate cereja cortados ao meio
1 cebola pequena fatiada bem fina
3 dentes de alho picado
1 xícara (chá) de azeite
Sal picada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Salsa (ou salsinha) a gosto

Preparo

Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue o alho e a cebola. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo. Acrescente os tomates e misture-os bem aos temperos. Tampe a panela e deixe tudo descansando por 5 minutos. Leve para gelar por pelo menos 30 minutos e sirva.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
14/10/2021 - 05h39 Energia elétrica - Dicas de segurança
13/10/2021 - 06h15 Saiba como preparar a pele para o verão
11/10/2021 - 05h21 Como manter os pequenos hidratados no dia a dia
09/10/2021 - 05h04 Brasil é o 5º maior produtor de lixo eletrônico
05/10/2021 - 05h46 Poupatempo realiza mutirão para emissão de RG
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.