16/10/2021  18h16
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
13/10/2021 - 06h17
Escolas de Ubatuba modernizam aprendizado
PMEBU
 
Divulgação 

A Secretaria de Educação de Ubatuba está implantando o projeto Centro de Inovação Tecnológica, “Cuidando do Futuro” na Rede Municipal de Ensino. Os pólos serão compostos por TVs, mobiliários adequados e 35 tablets (Apple). Para suporte, haverá um professor técnico, monitorando, acompanhando e auxiliando o professor responsável pelo ensino regular e, também, os alunos.

A princípio, serão cinco pólos de inovação tecnológica: EM Nativa Fernandes de Faria, no Sertão da Quina, pela região Sul; EM José Belarmino Sobrinho, no Puruba, pela região Norte; EM Mário Covas Júnior, no Ipiranguinha pela região Oeste; EM Profª Maria Josefina Giglio da Silva, Estufa II, região Central e a sede da Secretaria de Educação, que também fica no centro, funcionando temporariamente até o término da construção do polo no bairro do Itaguá.

Os alunos das escolas próximas aos pólos serão beneficiados com o acesso aos equipamentos por meio da criação de um cronograma para a utilização dos pólos.

“Por meio dos tablets, os alunos trabalharão com interatividade juntos com o professor, acessando jogos, leitura de livros e uma serie de aplicativos que darão a eles um gosto maior pela aprendizagem, de forma mais dinâmica e moderna, com tecnologia de ponta”, salientou a secretária da pasta, Fatinha Barros.

As escolas que receberão o projeto “Cuidando do Futuro” estão finalizando os ajustes das adequações necessárias para que, dentro de sessenta dias (primeira quinzena de dezembro), estejam com o ambiente acolhedor, colorido e atraente, totalmente finalizado.

“O contrato com a empresa parceira do projeto tem a duração de dois anos. Inicialmente, os equipamentos serão alugados, com toda a garantia necessária para a efetividade dos trabalhos, porém, a Secretaria de Educação, tem a pretensão de adquirir seus próprios equipamentos e promover ampliação dos pólos dentro da Rede Municipal, com a criação demais cinco deles”, acrescentou.

O município conta, atualmente, com doze mil alunos e oitocentos professores, entre creches até ensino médio, atuando em 52 unidades escolares.

De acordo com a secretária, o interesse pelo uso da linguagem tecnológica foi despertado no período das aulas remotas ainda que alunos e professores, porém de uma forma muito precária, pois muitos alunos e professores não tinham computador em casa, usando apenas o aparelho celular.

“Agora, teremos uma tecnologia mais moderna, acessível e atraente porque a criança também aprende brincando. Brincar, expressar-se, descobrir, correr atrás, incentivar a criatividade - tudo isso auxilia no processo e esse equipamento vai dar mais oportunidades aos nossos alunos e, consequentemente, irá melhorar a aprendizagem”, finalizou Fatinha.

Mais computadores

Fora o Centro Tecnológico em cinco escolas, cada escola municipal vai receber um computador novo para sua secretaria e apoio dos trabalhos. Além disso, as 15 salas de recurso também serão contempladas com uma máquina para cada unidade. As salas de recurso desenvolvem trabalho com as crianças que possuem necessidades educativas especiais (NEE).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
16/10/2021 - 05h44 Ubatuba sedia Wave Star Open Surf
15/10/2021 - 05h46 Brasão como única logomarca oficial de Ubatuba
15/10/2021 - 05h44 Dia V de multivacinação em Ubatuba
12/10/2021 - 05h26 E nas areias de Ubatuba... (CCCLXXXVI)
11/10/2021 - 05h25 Centro de Referência Animal de Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.